Justiça Eleitoral retoma processo que pode levar à cassação do mandato do governador Fernando Pimentel

O processo contra governador de Minas Gerais estava paralisado porque juiz relator respondia a processo de suspeição a favor do PT

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) está liberado para julgar se dá continuidade ou não ao processo que pode culminar na cassação do governador Fernando Pimentel (PT). O caso estava paralisado porque o relator da ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o petista, juiz Wladimir Rodrigues Dias, respondia a um processo de suspeição por supostamente atuar na Corte em benefício do PT. O TRE-MG, porém, decidiu manter Rodrigues Dias à frente do caso.

Rodrigues Dias concedeu uma liminar em março suspendendo o andamento da AIJE, sigla da ação que apura irregularidades eleitorais e que pode levar à inelegibilidade ou à cassação do governador. Na decisão, o juiz alegava que o pedido feito pelo Ministério Público para cassação por abuso de poder econômico deveria ficar suspenso até o plenário do tribunal analisar em definitivo o processo de prestação de contas do petista ou até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dar a palavra final sobre o caso. A decisão do relator de interromper a ação de investigação eleitoral levou o Ministério Público a contestar a imparcialidade do juiz e a acusá-lo de trabalhar como advogado do PT.

Além da liminar que interrompeu a tramitação da AIJE, o processo de suspeição do magistrado atrasou ainda mais a possibilidade de Fernando Pimentel responder ao processo de perda de mandato. É que enquanto os questionamentos sobre o juiz não fossem finalizados, o plenário da Corte estava impedido de analisar a etapa anterior, ou seja, se confirmava ou não a liminar que paralisou a AIJE. Desde março, o caso estava suspenso por causa do imbróglio envolvendo o juiz relator.

Agora, caso o plenário do TRE-MG derrube a liminar que paralisou a investigação eleitoral, testemunhas poderão começar a ser ouvidas para embasar o pedido de cassação do governador mineiro.

Em dezembro, logo depois que foi eleito, Fernando Pimentel sofreu o primeiro revés na justiça eleitoral. O TRE-MG rejeitou a prestação de contas da campanha dele por considerar que o petista ultrapassou em mais de 10,1 milhões de reais o limite de gastos delimitado no seu registro de candidatura e omitiu despesas consideráveis, como os 3,2 milhões de reais pagos à Gráfica e Editora Brasil, empresa de Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, amigo próximo de Pimentel e o principal alvo da Operação Acrônimo da Polícia Federal. A irregularidade na prestação de contas rendeu ao governador multa de 50 milhões de reais, além da abertura do processo.


6 comentários:

Anônimo disse...

Efeito internet: Abril fecha revistas e demite em massa

Nesta terça-feira (2/6), a Editora Abril iniciou um novo processo de reestruturação da empresa. Entre as mudanças estão a venda das revistas Placar, Contigo, Você SA, Você RH, Ana Maria, Tititi e Arquitetura e Construção para a Editora Caras, que no ano passado já tinha absorvido outros dez títulos — Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.
IMPRENSA apurou que o Guia 4 Rodas e a Educar para Crescer serão descontinuadas. A Contigo terá apenas a versão digital, deixando de circular no impresso. Haverá também uma reorganização das redações. Executivos já foram demitidos, como Dulce Pickersgrill, conhecida como “Enfermeira Nazi”. De acordo com o site Máquina do esporte, a nova editora também ficará com todo o acervo fotográfico e de textos da Placar.

A Editora Abril focará em quatro áreas diferentes: Veja, Exame, revistas femininas e Lifestyle. Sendo assim, todas as redações serão reunidas por núcleos de atuação em andares diferentes. Com a mudança todas as edições de Veja ficarão no mesmo andar; Exame e Exame.com juntas em outro; o núcleo de femininas em outro espaço e as lifestyle num quarto local.

Mais: Portal Imprensa

Anônimo disse...

Políbio, existem fortes suspeitas de que houve fraude na eleição do Pimentel assim como a da Dilma, onde o Aécio, pasmem, foi derrotado, porque Minas Gerais é um dos estado que a apuração foi feita pela empresa venezuelana Smartimatic.

Anônimo disse...

DILMA/LULA E BLATTER > PADRÃO FIFA

Anônimo disse...

O Brasil do PT é padrão FIFA.

Anônimo disse...

E em SP e RS foi a mesma empresa?

Anônimo disse...

A SMARTIMATIC ESCOLHEU MINAS PARA APLICAR O GOLPE DA URNA POIS É O QUE ESTÁ APARECENDO NESSE CENTÉSIMO ESCÂNDALO PETRALHA....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/