Conheça a Nota Técnica do governo federal sobre os novos aeroportos do RS

O que mais surpreende no debate atual sobre a extensão da pista do Salgado Filho - o que não impede o início dos trabalhos sobre o 20 de Setembro - é a total omissão da Fiergs. R$ 3,3 bilhões em cargas da indústria gaúcha vão por ano para os aeroportos de Curitiba e SP, por falta de pista em Porto Alegre. 

Vale a pena ler a Nota Técnica emitida pelos engenheiros e corpo técnico da Secretaria da Aviação Civil,  a ser acessada ao final do texto, onde dados importantes como o indicador de saturação do Aeroporto Salgado Filho, a questão das cargas e mesmo um possível modelo para a operacionalização em paralelo dos dois  sítios aeroportuários encontram-se descritos com minúcias.

. A Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo acha que na discussão dos aeroportos existe uma versão moderna  da luta entre ximangos e maragatos. Em aviso ao editor, a ACI avisou:  "Nosso negócio desde o início é apresentar soluções e estabelecer um diálogo sóbrio sobre o tema, de outra forma o prejuízo é geral".

. A entidade defende novo aeroporto para o RS, em Portão, porque considera que não existe área como a do município da Grande Porto Alegre:

- Se ficarmos discutindo somente o Salgado Filho estaremos abdicando da oportunidade do planejamento e da antecipação mais uma vez.

CLIQUE AQUI para examinar o link.

14 comentários:

Anônimo disse...

Esse Salgado F. daria mesmo é uma boa rodoviária e a atual implodida para desobstruir o trânsito em Porto Alegre

Anônimo disse...

À Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo quer um aeroporto em Portão porque fica muito mais perto de NH. Fato.

Mas mais técnico do que a nota técnica da SAC é o Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, elaborado pela Infraero, que precê muito crescimento para o mesmo. O ex-diretor do Departamento Aeroviário do Estado do Rio Grande do Sul teve acesso a ele e explicou tudinho no Conversas Cruzadas do dia 15/01 na TVCOM.

Vocês já notaram uma coisa? Todo mundo que quer o novo aeroporto diz que não podemos defender o atual porque assim corremos o risco de ficar sem nenhum. Todavia o que eles querem é que nos calemos pra nos enfiarem Portão goela abaixo. Não existe essa história de ficar sem nenhum, pois algo precisa ser feito pra ontem e isso é a ampliação do Salgado Filho. Portão é coisa pra mais tarde, pois nem será necessário se se investir no Salgado Filho tudo o que o seu plano diretor possibilita.

Anônimo disse...

Políbio, cada dia falam uma coisa diferente sobre as pistas de Portão. Nem eles se entendem, já vi falarem em 2700m, 3000m, 3200m, 3800m e até 4000m. E a quantidade tb varia, de duas até quatro pistas.

Outra coisa, é inviável voos de Portão para a ásia e oceania pelo polo sul por um simples motivo não considerado por eles. Tal rota não é tecnicamente possível, pois como não há aeroportos comerciais alternativos no polo sul e no oceano pacífico ao seu entorno os órgãos regulatórios mundiais não permitem tal rota. Voos sobre o oceano em outras regiões são possíveis pq até em pequenas ilhas-países há aeroportos comerciais, mas no polo sul só há a calota polar e as bases militares cuja pista é de neve mesmo e só comportam os aviões hércules militares. Já imaginou um voo Portão-Austrália via polo sul? Dezessete mil quilômetros sem nenhuma pista sequer no caminho e nenhuma terra firme além do polo? Vai pousar onde numa emergência?

Anônimo disse...

Perto de Novo Hamburgo?? Da onde essa?? Acredito que em linha reta o Salgado Filho esteja na mesma distância de NH. Os porto-alegrenses não tem preguiça de ir a Gramado ou Tramandaí, mas ficam chiando por uns 15 quilômetros a mais ( contando do marco zero de POA) para chegar a um Aeroporto Moderno e de dimensões verdadeiramente internacionais...Sabem como é em Londres?? É lá fora para chegar a Heathrow e ninguém acha ruim!

Anônimo disse...

Isto sim seria jogar dinheiro fora, diante de tudo que se tem e já foi investido lá. Rodoviária pode ser em qualquer lugar na entrada da cidade.

Anônimo disse...

Atualmente são 50km até a área do novo aeroporto. Prometem a extensão da Rodovia do Parque (sabe se lá efetivamente para quando) e ainda assim não será menos do que uns 25 ou 30 km. Mas isso da entrada da cidade, de outras regiões será mais longe ainda. O fato é que um aeroporto para a capital deve ficar na capital. Outras regiões devem e merecem ter seus aeroportos, mas o da capital deve ser na capital. Portão nunca teria movimento pra ter um aeroporto se não fosse por Porto Alegre, já Porto Alegre tem movimento por si só, ainda que receba gente do estado inteiro tb. Mas lógico espalharem aeroportos pelo estado, a começar por Vila Oliva.

Querem levar a montanha pra longe de Maomé, mas ela deve ficar onde Maomé está, já que é principalmente em função dele que justifica-se a sua existência. Mover toda a capital até Portão é a coisa mais absurda. Vc certamente se esquece que o aeroporto Londrino citado tem trem expresso direto ao centro de Londres e conectado ao metrô da cidade. Sabe qd haveria o mesmo por aqui? Nunca. No máximo o Frescão do Galeão, o Airportbus de Guarulhos e o ônibus executivo de Confins. Detalhe, em ambos há relatos de assaltos. Procure na web. Mas um táxi é impagável pra lá.

E por falar em Londres, lá tb há o aeroporto internacional Gatwick, que movimenta 35 milhões de passageiros/ano apenas com uma pista operando comercialmente. Ou seja, vida longa ao Salgado Filho.

Anônimo disse...

Esse aeroporto novo é o novo queridinho do Vale dos Sinos por ser mais perto sim.

Anônimo disse...

Ninguém acha ruim lá pq há trem expresso/metrô!

Acho engraçado como alguns gostam de falar que os aeroportos de metrópoles mundiais muitas vezes são muito distantes, mas omitem o fato de que lá há inúmeros meios de transporte confortáveis, rápidos, baratos, precisos, seguros e eficientes fazendo essa ligação!

No Brasil é táxi mesmo. No máximo ônibus executivo, mas há incontáveis relatos de assaltos no ônibus executivo do Galeão, já até mataram um gringo num dos assaltos que houve no ônibus executivo de Guarulhos e no de Confins tb ocorre assaltos.

Ou seja, o povo se disfarça de passageiro e faz o rapa nos ônibus executivos.

Não tendo transporte de massa de qualidade e seguro, é um direito da população querer ir de táxi, mas será mais caro do que uma promo poa-galeão o táxi até lá.

Anônimo disse...

Só quem defende Portão é o Vale dos Sinos. A Capital está unida em prol do Salgado Filho. E a Serra quer o seu em Vila Oliva.

Até o povo do interior prefere o Salgado Filho, pois chegam na rodoviária de POA e pegam o trensurb (passa a estação são pedro e farrapos e já se está na estação aeroporto, onde se pega o aeromóvel para o Salgado Filho). Coisa de minutos. E por o Salgado Filho ficar perto da rodoviária e das garagens das empresas de ônibus no humaitá, muitas delas ainda deixam os passageiros no aeroporto antes de irem pra garagem, como ocorre com a Planalto e a Caxiense, por exemplo.

Mas isso ninguém fala, ficam mentindo que só a capital quer o Salgado Filho e que os demais gaúchos preferem Portão. Demais quem? Só os do Vale dos Sinos, Padilha e as construtoras e empreiteiras.

Anônimo disse...

Incrível como o Vale dos Sinos consegue ter mais força e fazer mais pressão do que a capital. Os políticos e os jornais da referida região se uniram de uma tal maneira.

Em POA todos possuem uma mesma unidade de pensamento, no caso em prol da ampliação do Salgado Filho, mas está tudo muito desarticulado, com cada um dando a sua opinião do seu lugar, sem uma articulação conjunta como no Vale, onde há até associação para tanto.

O Salgado Filho sendo o grande responsável pelo PIB do RS não merece tamanho descaso. Só não exerce um papel ainda maior por pura falta de investimentos.

Anônimo disse...

Políbio,

Esta discussão é por "beleza".

Assoc. Com. e Indust. N.Hamburgo?? Que me... é essa?? O que o imbecil do Presidente sabe sobre investimento público?? Sobre aeroporto ou rodoviária??

Todo mundo quer é o seu "nominho" numa me... de uma "Placa de Bronze" e ajudar a cortar a fita com a "otoriedade da ora"!! Com selfie, de preferência!!

É só isto!!

Bando de f... bem deixa para lá!!

JulioK

Anônimo disse...

Padilha é o mais carioca dos gaúchos! O mais petista dos peemedebistas!

Anônimo disse...

Viamão e Cachoeirinha também querem aeroportos !

Anônimo disse...

E TODO MUNDO AINDA VOTA NESTE CRETINO DO PADILHA...DEU UMA RASTEIRA NOS GAÚCHOS,TRAIDOR...MAS QUE ANDA COM GENTE COMO A LAIA DO PT NÃO É BOA COISA...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/