Análise - Melhores salários garantem boa educação ? O caso de Porto Alegre.

E quem se importa com os alunos e os pais dos alunos ?

De que adiantam os melhores salários para os professores das escolas municipais de Porto Alegre se não há resultados quanto à qualidade do ensino?

No Ideb 2013 do MEC, do PT, a rede municipal de Porto Alegre fica em 15º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, isto  entre 26 redes de ensino das capitais;  e em 16º lugar nos anos finais entre 23 capitais (três redes de capitais não tem alunos nessa etapa da educação básica).

A diferença de salários parece não ser o único ou o principal fator para explicar a qualidade do ensino, entendida como aprendizagem dos alunos.

Em 2013, nos anos iniciais o Ideb de rede municipal de Porto Alegre foi 4,5 e da rede estadual do RS, 5,5. Nos anos finais, 3,6 na rede municipal de Porto Alegre e 3,9 na rede estadual do RS.

Em 2013, a rede municipal  não atingiu as metas fixadas pelo MEC nos anos iniciais e nem nos finais. A rede estadual do RS atingiu a meta nos anos iniciais e não atingiu nos finais nem no ensino médio.

Isto tudo significa que a rede municipal segue a lógica do PT, que até agora as gestões PPS/PMDB/PDT não tiveram coragem de reverter. A lógica é governar para os servidores e não para a população, vale dizer, para o cidadão contribuinte.

Um dos principais conflitos hoje existente na sociedade brasileira, ocorre entre servidores e demais cidadãos. E o PT é o partido dos trabalhadores do Estado. E o RS é a república socialista soviética sindicalista do Partido dos Trabalhadores. O PT venceu a disputa ideológica no RS, de tal forma que os outros governam com os princípios deles ou com medo deles. Por exemplo: o que significa a visita do novo governador, José Sartori, ao prefeito de Canoas,Jairo Jorge, e ao Cpers e até acionar a PGE para defender o irracional piso salarial estadual promulgado por Tarso Genro ? São claras reverências ao PT e sua ideologia decadente, populista, demagógica, atrasada e corrupta.

16 comentários:

Anônimo disse...

PARECE QUE FOI SÓ O PINÓQUIO SAIR DO GOVERNO PARA LEMBRAREM QUE A EDUCAÇÃO EXISTE, ANTES DO SARTORI NÃO EXISTIA OU NINGUÉM LEMBRAVA.

Anônimo disse...

Daí eu insistir: o RS não tem futuro ! O PT acabou com o estado pelos próximos 50 anos.
Duvidam: é só fazer uma viagem de POA até BH de carro e verão as diferenças.

Anônimo disse...

O RS é o Maranhão de grife, que o grupo RBS tenta a todo custo difundir e manter ...

Anônimo disse...

Os "fessores" petralhas acordaram.
Foi só trocar de governo e os baba-ovos já abrem um bocão.
Pela classificação do ensino em
âmbito nacional dá para se ver quanto valem e o quanto deseducam
estes "mestres petralhas" do RS.

Anônimo disse...

O Rio Grande do Sul se encontra em uma situação desesperadora. O atual governador parece mais petista do que o anterior. Se o governo do Tarso foi um terror, nós estamos indo para o mais absoluto abandono da Federação e sendo jogados ao precipício, de onde jamais poderemos sair. Tenho dó e compaixão de meus filhos e netos, os quais não deixo de encorajar, quando possível, irem tentar a vida em outro país.

Anônimo disse...

O maior causa do desastre no sistema educacional brasileiro não são os salários dos professores, mas sim a implantação da educação "progressista" esquerdalha, de Paulo Freire, Vigostzky, Saviani, etc

Anônimo disse...

O maior causa do desastre no sistema educacional brasileiro não são os salários dos professores, mas sim a implantação da educação "progressista" esquerdalha, de Paulo Freire, Vigostzky, Saviani, etc

Anônimo disse...

T em ir a Paris, protestar, onde esta o Fortuna....

Marcelo disse...

enquanto não acabarem com essa babaquice de aprovação automática, pode ser municipal pode ser estadual vai continuar a mesma merda.

Anônimo disse...

So dou um conselho aos gauchos, tenham paciencia e de credito de pelo menos dois mandatos a governos que nao rezem na cartilh da esquerda.Caso contrario vai acontecer o que aconteceu com a Yeda, nos primeiros 4 anos coloca as contas em dia e nos proximos 4 cai na mao de um outro que detona as contas publicas.Os Esquerdistas nao tem competencia para gerir nem um boteco de beira de estrada.

Rigor Crítico disse...

Raciocínio sobre "predador não vai além do predar": 1. Dá de considerar (bem flagrante no atual Brasil) que somente na seara da política profissional é crível/admissível descartar humanizada ética p/ nortear/distinguir/enquadrar os feitos/desfeitos pelas licitudes e ilicitudes; 2. Empiricamente p/ a política profissional brasileira - justamente pela sua monstruosa “héthika” (= zero ética) – vou propor uma hierarquia decrescente de quatro performances: I) bambambam político sábio, II) atento político inteligente, III) tremendo político espertalhão, IV) imprevisível político intruso; 3. No firmar a escala apresento meus personagens: I) Vargas e JK sábios, II) FHC inteligente, III) Lula espertalhão, IV) Dilma de intrusão; 4. Agora apresento meus critérios: I) sabedoria se consolida/amplia pela relevância sobre o tempo passado, conhecimento das histórias humanas, II) inteligência se capacita/objetiva pelas capacitações de época (nacional e internacional), III) esperteza se impulsiona pelo explorar/subjetivar as virtudes e fragilidades humana, IV) intruso busca para si algum quinhão/porção/sobra; 5. Daí me refiro especificamente ao Lula e Dilma assim: na política profissional o espertalhão e o intrusão se fazem predadores pela facilidade de predar a partir da “héthika” (=falta de ética); 6. Graças à ética profissional os impulsos inconvenientes “ponto fora da curva” são moderados, maneirados, arrefecidos, abandonados, reformulados, racionalizados; 7. Ocorre que tudo de sofrimentos/misérias que Lula e Dilma se auto (sifu) impuseram/impõem/imporão (e desregram a sociedade brasileira) pode ser “explicado” pela propensão predadora pró vício/hediondo/escandaloso.

Anônimo disse...

Ainda verei os governos gaucho e portoalegrense adotarem a minha tese: fechem as escolas publicas e comprem bolsas de estudo nas escolas privadas. Coloquem estes professores comunas sob ordem de chefes, e pressao neles e nas escolas, que o resultado vem em1 ano.

Anônimo disse...

Falaram tudo os comentários das 11:29, das 11:53 e das 12:38.
Mas, Políbio se engana num item: o pt não governa para os funcionários, mas quer "comprar" estes também... Infelizmente, muitos se vendem também, outros se atemorizam e calam e uma parcela fica na torcida por receber a sua oferta. Dos poucos que mantêm a consciência livre, alguns desanimam e jogam a toalha e sobram 3% que fica sem força para se opor.

Anônimo disse...

O que, o sartori foi consultar o jairo jorge? a troco de que? se foi para saber a fórmula de aumentar o ideb o senhor das canoas furadas deve ter ensinado a fórmula: atrelar o índice a avaliação do plano de carreira: tem de passar todinhos para a professora ganhar nota boa também. saber ou não saber pra passar de ano são outros quinhento. mas estes não interessam ao pt

Anônimo disse...

a ordem nas escolas municipais é não forçar demais o aluno.
falo com conhecimento de causa.
eles sabem que não rodam.
então o negócio e ouvir funk e bater lata.

Anônimo disse...

Ah! Faça-me o favor...
Há 11 anos a gestão municipal não tem o PT em Porto Alegre e a culpa da educação ter índices menores que o RS (que teve 8 anos não-PT e 4 anos PT) é do PT!!! Lamentável.
O problema da educação é não ter gestão. Professor tem que dar aula, não cuidar de funções administrativas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/