Conheça o exemplo de Uruguaiana para tratar 100% do esgoto.

ENTREVISTA: Luiz Alberto Schneider, prefeito de Uruguaiana, RS.

A prefeitura mandou a Corsan embora e entregou seus serviços de saneamento para a Odebrecht Ambiental há três anos. Valeu a pena ?

Durante todas as dezenas de anos dos serviços da Corsan, a cobertura de tratamento de esgotos da nossa cidade, 130 mil habitantes, chegou apenas a 8%. Em três anos de investimentos da nova concessionária, já atingimos 60% e chegaremos a 100% dentro de dois anos e meio.

A Corsan teria investido o que investe a Odebrecht ?

Serão R$ 200 milhões a curto prazo. A Corsan jamais teria este dinheiro, até porque os outros municípios exigiriam o mesmo.

E as tarifas ?

Claro que a população paga mais, porque conta com um serviço de que não dispunha. O que adianta pagar taxa de água e esgoto irrisória, se não é fornecido o serviço ? Mas isto tem impacto, sim.

Muita gente se queixa de obras por tudo que é canto, danificando asfalto, calçadas, bueiros.
São 15 e até mais canteiros de obras de uma só vez. Ninguém estava acostumado com isto. A prefeitura também se queixa. Talvez devêssemos ter acertado um cronograma menos apertado, de mais de 5 anos, para compatibilizar os impactos financeiros e de mobilidade urbana com a necessidade de universalizar o saneamento para todos, meta que município algum do RS atingiu até hoje. Os ganhos ambientais e de saúde pública que decorrerão, serão coisa de primeiro mundo.

Vá esta noite. O melhor de Porto Alegre.
Confira cardápio, carta de cervejas e chopes artesanais, endereços, serviços:
www.biermarkt.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

A Corsan não tem dinheiro para investir porque é para lá que vão todos aqueles desempregados das prefeituras onde o PT perdeu.
Quem é o Tarcisio Zimmermann ex prefeito de Novo Hamburgo para presidir a Corsan.Qual o conhecimento técnico que ele tem para dirigir a Corsan.E qual é a empresa que consegue fazer alguma coisa direito quando a cada troca de governo muda toda a diretoria e se enche de CCs e FGs?

Anônimo disse...

Não sei o partido do Prefeito de Uruguaiana, mas o que interessa ao povo são os resultados. Tenho dito aqui que se todos os municípios do Brasil tivessem Água Tratada, Esgoto Coletado e Tratado não haveria necessidade de médicos estrangeiros. Onde há esses serviços em 100% do município, 70% das doenças infectos contagiosas não existem. Parabéns ao Prefeito de Uruguaiana. Em São Paulo há um programa do Governo do Estado que chama-se "Cidade 300%",ou seja,100% de água tratada,100% de esgoto coletado e 100 do esgoto tratado. Isso é prioridade que o Governo Federal desconhece.

Anônimo disse...

Políbio,

A Corsan já cumpriu o seu papel e deveria ser extinta, com a doação do patrimônio aos municípios.

Hoje temos engenheiros e técnicos capacitados para gerenciar estes serviços, diferente de 40/50 anos atrás.

JulioK

Anônimo disse...

Estatal só serve para encher o bolso de políticos e advogados trabalhistas!!!

Anônimo disse...

Os CCs não são os únicos parasitas das estatais.

Na verdade, as corporações de funcionários estáveis, acomodados e ineficientes, com seus privilégios, horários reduzidos, industrias de horas extras, vantagens adquiridas, etc, costumam dar mais prejuízos que os CCs.

Anônimo disse...

É, esse exemplo vai incomodar os defensores do Estado empresário por muito tempo. Estranho que não se façam muitas comparações de qualidade dos serviços entre a CEEE, a RGE e a AES. Nenhum lado faz, como se fossem equivalentes ou, simplesmente, os indicadores de qualidade do setor elétrico são complexos demais para os analistas de fora do ramo. Para quem só compreenda percentuais de cobertura (universalização) são mesmo.

Anônimo disse...

ENQUANTO O SERVIÇO PUBLICO FOR ADMINISTRADO POR POLÍTICOS NADA MELHORA, E A CADA ELEIÇÃO PIORA COMO DISSE O COMENTÁRIO ACIMA TODA ELEIÇÃO PERDIDA OS INCOMPETENTES LOTAM AS SALAS E COMEÇAM A DAR ORDENS, PARA PIORAR TEM AQUELES SERVIDORES DE CARREIRA QUE POR MEIA DUZIA DE REAIS FICAM PUXANDO SACO DESTAS NULIDADES.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

A cidade de Rio Grande-RS renovou com a Corsan há menos de um mês.. QUE OPORTUNIDADE PERDIDA!!!!!!

Ficar refém da Corsan ou empresas municipais como SANEP e a de Novo Hamburgo é estar condenado AO ATRASO...

Anônimo disse...

A Corsan é uma piada. Cobra taxa de R$ 19,35 de serviços gerais(?). O que surpreende é não existir serviços de esgoto nas cidades por ela atendidos.
Imaginem se o cidadão chegar a usar efetivamente água encanada?????

Anônimo disse...

O governo diz que o reajuste da tarifa elétrica foi em torno de 8%, mas a RGE na verdade reajustou acima de um quarto, ou seja, mais de 25%. ANEEL não dá espaço para questionamentos. Ficamos assim, pagando de boca cala??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/