Sindicato Médico insiste: "RS perdeu 11 mil leitos hospitalares em 20 anos"

O fato de os números anteriores a 2003 não serem considerados pelo ministério é parte de uma "maquiagem pré-eleitoral".

Os jornais Zero Hora e Correio do Povo de hoje tentaram tirar a limpo a discrepância entre os números de leitos existentes no Estado, porque Sindicato Médico, Simers, e governos federal e estadual trabalham com informações totalmente diferentes.

. "O RS perdeu 11 mil leitos nos últimos 20 anos", anuncia o Simers em propaganda nas rádios.

. "O número de leitos cresceu nos últimos três anos", diz o governo estadual.

. Também os dois jornais divergem:

Zero hora, em título: " Quantidade de leitos do SUS se estabilizou desde 2005 no Rio Grande do Sul".

Correio do Povo, também em título: "RS é campeão em leitos hospitalares".

. A questão central que governos federal e estadual, ZH e CP não atacam, é o vetor da propaganda do Simers, que não é contestada e quando isto ocorre, a defesa é feita de maneira apenas esperta, já que o governo estadual monta equações com períodos e números já refugados pelo próprio ministério da Saúde. 

. ZH ouviu todos os lados, mas CP só registrou a versão do governo estadual. 

. O presidente do Simers, Paulo Argollo Mendes, avisa ao distinto público o que está por trás do discurso oficial do governo do Esado:

- O fato de os números anteriores a 2003 não serem considerados pelo ministério é parte de uma "maquiagem pré-eleitoral".

. Leia a reportagem de Zero Hora, que é mais completa e mais perto da verdade:

 Uma campanha recém-lançada pelo Sindicato Médico do Estado (Simers) suscitou debate sobre a gestão da saúde. Nos últimos 20 anos, segundo a entidade, o SUS teria perdido 11 mil vagas no Rio Grande do Sul. O número total de leitos é baseado em dados do Ministério da Saúde e inclui os complementares – de UTI, de isolamento e cuidados intermediários. O problema é que, segundo a assessoria de imprensa do ministério, os dados anteriores a 2004 computam leitos que sequer existiam ou que eram contabilizados duas vezes. Embora sem grande discrepância, os dados referentes ao período de 2005 a 2014 fornecidos a ZH pelo ministério, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Simers também divergem. A SES destaca que o número de leitos do SUS cresceu nos últimos três anos, mas a secretária Sandra Fagundes admite que, entre 1993 e 2003, havia leitos só no papel no Estado. Presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes diz que o fato de os números anteriores a 2003 não serem considerados pelo ministério é parte de uma "maquiagem pré-eleitoral".

O ministério divulgou isso durante 20 anos e, neste período, eram informações corretas. Nunca ninguém disse que não eram. Agora, vem essa maquiagem. O ministério tenta se desdizer. Como vamos acreditar se mesmo diz que a versão anterior era equivocada? — questiona.

. Argollo observa que, para um atendimento satisfatório, seria necessário "dobrar o número de leitos". O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), Fernando Weber Matos, diz haver déficit de 10 a 12 mil leitos no Rio Grande do Sul:

— Por isso, estamos com hospitais superlotados e pacientes nos corredores esperando tratamento.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem de Zero Hora, inclusive tabelas explicativas.

5 comentários:

Anônimo disse...

QUANDO UM VIZINHO NÃO TEM NADA O QUE TEM UM POUQUINHO É RICO O MESMO PODE SE APLICAR PARA OS ESTADOS NO CASO DA SAÚDE.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

manda os doentes para Cuba...

Anônimo disse...

Vinte anos pega os 8 anos do governo fhc, ou seja, da 11 mil vagas 99% foram no governo fhc,de áecio, alkmin, serra e yeda. No governo Dilma/lula estão sendo abertos novos leitos, como o do Hospital da Restinga e da Ulbra e a reabertura do Hospital independencia, isso só em Porto Alegre e Canoas.

Mordaz disse...

"pacientes nos corredores esperando tratamento." são os sortudos, pois tem muitas pessoas que nem isto conseguem.

Anônimo disse...

Parabéns ao Sindicato Médico, Simers, um dos poucos sindicatos que vejo batendo forte na demagogia politica. Neste sentido passa pelo Prefeito Fortunati, Governador Tarso e a Presidenta Dilma. No que diz respeito a saúde TODOS são responsáveis. Dois destes demagogos estão fazendo campanha para reeleição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/