Artigo sobre Santander x PT, Alexandre Schwartzman, Folha - ¡Que venga el toro!

O candidato do PSDB ao à Presidência, Aécio Neves, ironizou a resposta do Planalto a um informe publicado pelo banco Santander a seus clientes:"Se forem demitir todos que fizeram avaliação negativa do governo, vão ter que demitir muita gente. Ninguém contestou a avaliação, se contentaram em pedir a punição? O  presidente mundial da instituição espanhola, Emilio Botín, justificou a demissão dizendo que "a pessoa fez coisa errada"

No artigo a seguir do ex-economista chefe do Banco Santander, intitulado "¡Que venga el toro!", Alexandre Schwartzman defende o direito e a obrigação do banco - de qualquer banco - de prevenir seus investidores, acionistas e correntistas sobre o estado da economia brasileira, porque é assim que são obtidos melhores negócios e eliminam-se perdas. O artigo foi publicado pela Folha, hoje. Leia tudo:

Antes de tudo, um alerta: para quem não sabe, fui economista-chefe do Santander entre 2008 e 2011, demitido após discussão pública com o então presidente da Petrobras. Digo isso porque quero hoje tratar do imbróglio que envolveu o banco na semana passada, quando foi publicada análise relacionando o desempenho da presidente nas pesquisas eleitorais ao comportamento da Bolsa, do dólar e de outros ativos.
A análise nada trouxe de controverso. Aqui mesmo na Folha, no dia 19, lia-se na página B3: "Bolsa chega ao maior nível em 16 meses", notando que "as ações de empresas estatais dispararam na BM&FBovespa e impulsionaram o principal índice da Bolsa brasileira nesta sexta-feira (18), após pesquisa Datafolha ter apresentado empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB)". Acrescentou ainda que, "desde que começaram a ser divulgadas pesquisas apontando perda de espaço da presidente (...), o mercado de ações nacional, que caí.

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de Fernando Rodrigues, que aponta reação quase medieval do governo e do PT, exigindo desculpas e demissões por causa de um estudo técnico divulgado internamente. pelo Banco Santander.

5 comentários:

Anônimo disse...

Considerando-se que o Santander resolveu o problema tirando o sofá da sala, digo, demitindo o analista, entendo que o analista do FMI que disse que o Brasil está vulnerável a crises deveria também ser demitido. Prá cima deles, Dilma !!!

Anônimo disse...

Os Clientes do SANTANDER agora devem consultar os PTISTAS para os seus investimentos.

PTISTA sabe cuidar do dinheiro, na Suiça.

Anônimo disse...

O Santander foi o único banco a tomar partido, vai sofrer o revez, já estava quebrado nas europa, agora vai quebrar no Brasil, pq já vem demitindo pessoal a tempo e cobra os juros e taxas mais altas do mercado. Quem vai quebrar o Banco Satander é o próprio MERCADO, que se vire.

Mordaz disse...

O SANTANDER mostrou que se lixa para seus clientes. Mostrou que não é minimamente confiável.

Anônimo disse...

Como diz a música,"Que país é este?".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/