Candidato branco, olhos azuis, declara-se afrodescendente, usa cotas raciais e passa na primeira fase do Itamaraty

Foto de Mathias de Souza Lima Abramovic publicada no Facebook Reprodução

OPINIÃO DO LEITOR
Como se não bastasse o SUS fazendo partos em homens e cirurgia de próstata em mulheres..., temos, agora, um branco (loiro, de olhos azuis) sendo aprovado - no processo seletivo para o Instituto Rio Branco - como negro; ou melhor, como "afrodescendente". Leia a notícia do jornal O Globo de hoje. Letícia Cirreles, Brasília, DF, para o site www.polibiobraga.com.br Leia:

Candidato de pele branca é aprovado por cotas raciais na 1ª fase do Itamaraty
Mathias de Souza Lima Abramovic declarou-se "afrodescendente" no processo seletivo para o Instituto Rio Branco
RIO - A questão racial está gerando novos atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E, desta vez, a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados na primeira fase do concurso, dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira, está o de Mathias de Souza Lima Abramovic (foto). Pessoas próximas a Mathias e que também prestaram o concurso deste ano questionam se ele, de fato, pode ser enquadrado dentro dos critérios de afrodescendência.
Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco, o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido, apenas, para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras 10 para deficientes, totalizando 120 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.

18 comentários:

Anônimo disse...

Claro, leis absurdas são feitas para serem burladas pelos mais espertos !
Como dizer que o rapaz não é afrodescendente ?

Campao disse...

Só se essa foto é daquelas dos jogos dos "sete erros". Realmente é preciso olhar com muita atenção. Eu mesmo não consegui perceber o que está errado. Aliás, errada está essa nossa cultura "bem brasileira" de querer levar vantagem em tudo.
É o caso: "hecha la ley, hecha la trampa".
Morro e não vejo tudo.

Anônimo disse...

Se um dos pais dele tiver nascido na África do Sul, como a bela e loira Charlize Theron, tá valendo!

Anônimo disse...

NEGROS RACISTAS, COMO MANO BROWN DOS RACIONAIS MC'S, DEVEM ESTAR MUITO ORGULHOSOS DO "MANO"...

Anônimo disse...

Esta certo, o Homo sapiens nao surgiu na África, e apos se espalhou pelo mundo, que preconceito e esse contra pessoas loiras com olhos azuis.

Anônimo disse...

Sempre divulgou-se que os brasileiros são miscigenados, vulgarmente utilizavam-se a expressão "com um pé na cozinha". Então, não vejo problemas. Agora a vergonha mesmo é a existência deste sistema de cotas...

Gil Rikardo disse...

Esse é o reflexo da qualidade de nossos legisladores. ETA PAÍS DE B....

Anônimo disse...

Qual espanto??????

Aqui no Brasil terrorista-comunista é Ministro da Defesa, analfabeto e guerrilheira viram presidente PQ UM AFRODEPENDENTE NAO PODE SER CONSUL?????

Gililiu

Anônimo disse...

Não entendí, o Souza e o Lima devem ser de mãe ou pai afrodescendente e o Abramovic deve ser descendente de Europeus.Grande parte dos brasileiros estão enquadrados na miscigenação entre Negros,Indios E Brancos.Qual é a surpresa?Errado está a lei e não o rapaz.A maioria que defende essa lei dizem que é para reparar erros históricos vindos da escravidão.Dá para separar os descendentes de escravos com os descendentes de outros negros que adentraram no Brasil após o fim da escravidão?Os Haitianos ou outros Negros que estão entrando no Brasil atualmente terão privilégio em relação aos brancos descendentes dos europeus que vieram substituir os trabalhos nas fazendas de café,cana etc...Além do Brasil acolher os Negros que estão passando necessidades em seus países,acolhida humanitária, ainda vai conceder mais benefícios em detrimento dos demais brasileiros,seja ele sulista,nortista ou nordestino de côr branca?Acho que tudo isso tem que ser repensado.Cotas para todos que são oriundos de escolas públicas independente de côr da pele acho que é o mais justo.

Anônimo disse...

O Ralf do Corinthians também tem os olhos azuis e como esse rapaz deve ser afrodescendente.Onde está o erro?Marechal Candido Rondon era descendente de Índios.

Unknown disse...

Alguem poderia explicar para os membros da TFP, que não são as leis que são absurdas. São os canalhas, normalmente da classe abastada, que são CANALHAS. So isto! Se não entenderam, caros asnos, posso desenhar. E mais ou menos como os MEDICOS, brancos e bem nascidos, que concluem a Faculdade BANCADA pelos miseráveis e depois não querem devolver, em serviço ou em dinheiro, a "graça" patrocinada pelos OTARIOS CIDADAOS que bancam a farra,

Surfista Prateado disse...

Sou mais louro, olhos mais claros e de pele ainda mais branca e também sou afrodescendente, de acordo com a lei. A diferença é que tenho vergonha na cara e não acho certo eu, ou qualquer outra pessoa na face da Terra, usar isso para compensar minha própria incompetência.

Ivo Leo Hammes disse...

O problema é um só: A IMBECILIDADE das cotas

Anônimo disse...

Sou descendente de italianos e alemãos, e como o homem se originou na África e os brancos resultaram de afrodescendentes que pegaram sol de menos há muito tempo atrás, logo como minha afrodescendência é muito mais antiga, tenho prevalência total nas cotas.

Anônimo disse...

O Sgarbi,ultraesquerdista e anal fabeto funcional também é afrodescendente, por isto ele está indignado com o rapaz. Para ele está certa a lei, o negócio é racismo mesmo, vamos criar cotas para separar a população e dar benefícios para alguns, já que no país idealizado por ele, uns valem mais que outros...

Anônimo disse...

Pelo comentário do Sgarbi um bom psicólogo o definiria como esclerosado. É muito ódio nesse seu coraçãozinho sô.

Anônimo disse...

Nego bom não c mistura!!!!

Anônimo disse...

Nego bom não c mistura!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/