Artigo, Leandro de Lemos - O PIB invisível

No artigo a seguir, Leandro de Lemos, presidente do Conselho Regional de Economia do RS, baseia-se em artigos publicados no domingo pelo caderno Dinheiro de Zero Hora do último domingo, para aprofundar a discussão sobre o  que aconteceu com a economia gaúcha nas últimas décadas e quais suas perspectivas. A visão do articulista Leandro de Lemos é otimista, ao contrário das reportagens. Ele faz uma leitura diversa da realidade mostrada pelos números levantados pelo jornal, parece divagar pelo terreno da imaginação fértil de ficcionistas, mas instiga um debate que não tem ocorrido no Estado. Leia todo o artigo publicado hoje em Zero Hora:

No entanto, a tonalidade crítica não pode bandear-se para um matiz pessimista. É certo que já ocupamos melhores rankings na participação no PIB nacional e que o Estado se endividou a ponto de perder sua capacidade de investimento. Mas é preciso relatar também o grande poder de reinvenção e reestruturação da economia gaúcha.

. Existem diversos movimentos concretos de geração de novas indústrias e de adensamento tecnológico das cadeias produtivas atuais que não estão contemplados no cálculo do PIB. O analista, alimentado por seus dados de painel, não percebe o real movimento que a economia regional está atravessando. Estamos em uma fase de transição na qual a economia do conhecimento se tornará o centro do desenvolvimento da matriz de produção no nosso Estado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita a avalição.Se o Governo Federal fizesse sua parte em investimentos em infraestrutura todos Estados teriam crescimento dos PIBs,Estaduais, muito acima do apresentado.Prova é que Pernambuco recebeu uma fortuna em investimentos,Transposição,Transnordestina,Refinaria Abreu e Lima,Fiat,Universidade Federal de Pernambuco entre outros.O crescimento de sua economia tem sido maior que os demais Estados do Nordeste.Outra prova é o índice de aprovação do Governador Eduardo Campos.

Anônimo disse...

Comenta pra nós o crescimento de 15% do pib gaúcho do governo Atraso Genro. Indice chinês como dizem os economistas. Falar o quê, né? Melhor silenciar.

Anônimo disse...

ESSE SR PRESIDENTE DA ECONOMIA/RS CAIU DE PARAQUEDAS NO CONSELHO, E NÃO ENTENTE NADA DE ECONOMIA. ..

Anônimo disse...

Certo o anonimo das 15:43 ERRADO os economistas, muitos deles PHD em economia. Vai ter que ser guela a baixo mesmo.

Anônimo disse...

Economista fazendo avaliações baseado na Zero Hora, onde será que ele leu na coluna do Santana, da Rosane Oliveira, nas páginas policiais ou na seção de esporte. Não deve ter sido no caderno DONNA.
Até para piada de mau gosto isto não serve.

Anônimo disse...

Anoimo das 12:11, a economia de PErnambuco e alguns estados do nordeste crescem graças ao forte investimento do governo federal na região, porque se depender dos municípios e governos estaduais eles não coseguem pagar o funcionalismo público em dia.

Anônimo disse...

FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É. IE, TAL PAI TAL FILHO, OU SEJA, A PRESIDÊNCIA DE CONSELHO É DE PAI PARA FILHO.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/