Delfim diz que a política industrial do governo do PT é uma tragédia

- A tragédia a que se refere o artigo do ex-ministro Delfim Neto é a tresloucada "política econômica" do governo do PT, de Dilma Roussef. Czar da economia durante quase toda a ditadura militar e, agora, oráculo dos governantes do PT, Delfim Neto não se atreve a erguer o dedo acusatório em direção a Dilma e seus rapazes do PT. Vale a pena ler. O ex-ministro faz uma análise arguta sobre a desindustrialização brasileira. Ele é desfibrado e oportunista politicamente, mas não é burro. Leia o resumo feito pelo economista 

1. A recente redução das perspectivas de crescimento do PIB de 2013 (que começou em torno de 4% e já anda em torno de 3%, com viés de baixa) deve-se, essencialmente, à pequena resposta da demanda da produção industrial nacional aos enormes estímulos fiscais, monetários, creditícios e subsídios que lhe têm sido concedidos.  Em outras palavras, o estímulo à demanda nacional "vaza" para a indústria estrangeira em lugar de ser suprida pela indústria nacional. Esse é um fenômeno geral, como prova o crescente saldo negativo do nosso balanço de transações correntes. E é fenômeno relativamente recente.
                     
2. Entre 2004-2006 (com referência a 2003-2005) as vendas do varejo cresceram praticamente à mesma taxa da produção industrial, 12,0% e 11,5%, respectivamente. No período 2010-2012 (com referência a 2007-2009), o varejo cresceu 27,2% e a indústria nacional 5,1%, revelando o "vazamento" da demanda interna para a oferta externa.

3. Notemos que a diferença entre os dois períodos é de apenas seis anos. Neles, de exportadores de produtos de linha branca, de vestuário, de bicicletas, de automóveis etc. transformamo-nos em importadores. Hoje nossas fábricas pedem recuperação industrial porque não têm como enfrentar a desleal concorrência externa (China, Índia, Taiwan, Coreia, México, Bangladesh e outros).

4. Há muitas explicações e múltiplas causas para isso. As mais importantes, entretanto, são duas: 1ª) destruímos o nosso sistema de tarifas efetivas protegendo os setores de insumos básicos e 2ª) produzimos uma violenta valorização do câmbio pelo aumento do salário nominal muito acima da taxa de câmbio nominal.

6 comentários:

Anônimo disse...

Estamos indo no rumo da Venezuela!

Anônimo disse...

uai, ate 4 anos atras era uma revolução, uma beleza, algo que ninguem nunca antes tinha feito na historia dessepaiz...

ja perdeu o prazo de validade a politica econômica fantástica e inclusiva do lobista?

ficavam ate tentando dar lições a Europa velha de guerra...

Anônimo disse...

Bem feito para o pt, esse gordo mão grande no consulado brasileiro da frança quebrou a economia nos bons tempo e foi solicitado pelos incompetentes, tai deu nisso.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Esse senhor que enquadrou o chuchu como vilão da inflação, não apoia o PT?

Anônimo disse...

Qual política industrial?O PT tem alguma política industrial?Sempre ví uma política sindical do PT e não industrial.

Anônimo disse...

Ele sempre soube que PT é cria dos governos militares e os motivos permitidos para a sua criação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/