Artigo, Antonio Feldmann - Ataque à Yoani é a ponta do iceberg do movimento contra a liberdade de expressão

- Na cópia ao lado, o leitor poderá entender perfeitamente quem está estimulando os agressivos pequenos grupos de fascistas que tentam impedir a liberdade de exptressão no Brasil. Sobre a escatológica mensagem de Dilma, escreveu esta manhã o jornalista gaúcho Jayme Copstein:
"Confesso a mais profunda decepção com a sra. Dilma Roussef, Presidente da República. Em seu blog, esta senhora chama a cubana Yoani Sánchez de “blogueira rolabosta”. Não esperava da pessoa da sra. Dilma Roussef linguagem tão rasteira. Menos ainda de alguém que, investido na Presidência da República, ocupa a primeira magistratura do país"

* Antonio Feldmann, jornalista, vice-prefeito de Caxias do Sul.
Coordenador do PMDB na região dos Viunhedos.

Foi emblemática a reação medieval com que um grupelho desatualizado sobre convivência plural deu à blogueira cubana Yoani Sanchez, em sua visita ao Brasil esta semana. O “tapa na cara” democrático que ficou plasmado em sua mensagem precisa ser repetido pelos próximos anos como uma lição de convivência em sociedade. “Gostaria que as pessoas em meu País tivessem essa mesma liberdade para se manifestar”, recitou a blogueira. A manifestação hostil travestida de posição ideológica foi apenas a ponta do iceberg de um movimento contra a liberdade de expressão que deixou de ser latente entre nós. E isso me deixa preocupado como cidadão. Não é uma preocupação com a prática da boa política. Começa com a fragilidade dos seres humanos em geral para atuar num universo tecnológico que imprimiu insuportável velocidade nas transformações sociais. Essas mudanças exigem de nós uma cada vez mais correta leitura e ainda mais ágil reação para entender a extensão da responsabilidade que estamos assumindo em relação ao futuro.
  
Defender as liberdades de expressão e de imprensa não é pauta vencida. E nem bandeira velha ou desbotada. É imposição e necessidade premente, porque estamos falando de um dos grandes pilares da democracia.

Tem gente que se diz democrático, de esquerda e avançado intelectualmente, que se pudesse eliminar o adversário, não pensaria duas vezes. Tem gente que defende a liberdade de imprensa somente quando ela for a seu favor. A qualquer objeção ou crítica, essa convicção parece que se esvai. Alguns até conseguiram promover uma transfiguração semântica: a censura mudou de nome, passando a se chamar de regulação da mídia.

Sim, a blogueira cubana nos dá um caminho. Precisamos nos reinventar a partir da democracia de todos. Precisamos passar da fase analógica para a digital. Vitaminar a visão de liberdade e acreditar no olhar plural sobre todas essas mudanças.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem colocada a palavra “medieval’’ para descrever a reação à Yoani.
Confesso que me surpreendi porque não imaginava que, em dias que se fala tanto em direitos e liberdade, veríamos tanta selvageria, intolerância, e falta de civilidade.
Achei que a qualquer momento veríamos aquelas mãos peludas carregando tochas.

Anônimo disse...

Chamou a cubana de rolabosta? No mínimo estava se lembrando do tempo da prefeitura em POA e se olhando no espelho...

Anônimo disse...

Esses pequenos grupos não são "fascistas".
São socialistas da gema! Neo-Comunistas, mesmo!
Essa mania de associar todas as demonstrações de totalitarismo ideológico ao fascismo, termina sempre livrando a cara do Socialismo que é intrinsecamente totalitário!
Embora Fascismo e Socialismo sejam congêneres esquerdalhas, a utilização do fascismo como boi de piranha, assegura a manutenção da hegemonia doutrinária Socialista e salvo conduto para as ditaduras socialistas mundo a fora.
Enquanto isso a esquerdalha continua defendendo o socialismo com peito estufado e nariz empinado.
Bastiat

Anônimo disse...

Vergonh, vergonha,vergonha! Por que esses esquerdofrênicos não se mudam para cuba que os pariu e lá vivam com a renda de um cubano?

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Os rola bostas dos petralhas, se chafurdam expressando o ambiente em que foram paridos. Dilma certamente trouxe a tona todos os seus pensamentos atávicos e reptilianos totalitários. A sua conduta é típica de mulherzinha de vila que adora montar um barraco, tanto que foi apelidada de "bichinha palanqueira". Dilma é como mulher uma tremenda baranga, pançuda e feia!"!!

Anônimo disse...

AO CONTRÁRIO. Aqui no Brasil a liberdade de expressão é "libertinagem de expressão", deitam e rolam, falam o que querem e não dá nada, principalmente a midia marro glace.

Aristóteles disse...

Admiro esses bichinhos rola-bostas porque fazem um serviço biológico incorporando pequenas pelota de estercos dos bovinos nos potreiros, são tão importantes que até os egípcios consideravam no ciclo da vida. Há vários selos egípcios que assim atestam.

Quanto a colocação a Yoani Sanchez, demonstra que a verdade e realidade cubana, deverá ser evitada para que a mentira do regime ditatorial caia e muitos brasileiros abram os olhos para aquele que é o um dos últimos governo comunista do mundo (sobrou Coréia do Norte e a China). Cuba é país retrógrado vivendo ainda no século 20, como disse um jogador cubano que joga vôlei no Brasil hoje de manhã na Record, que sem celular você não existe no mundo e que seus amigos cubanos não sabiam disso. Acusam na de ser agente da CIA, olha a paranóia que esses petralhas chegaram, só falta culpar a imprensa.

Quanta ao governo Dilma, ela sim que é uma grande rola-bosta, porque todas as merdas e cagadas do seu governo ela dá um jeito de enterrar, ação semelhante aos bichinhos. Um termo comumente usado no seu blog é PIG, e vendo a Dilma ela não é a cara da Miss Piggy dos Muppets.

eunice oliveira disse...

MAIS UM TIRO NO PÉ DA PETRALHA MÃE. A PELEGADA TA COM MUITO MEDO DA BLOGUEIRA DE CUBA, POR QUE SERÁ??? AI TEM!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/