Artigo, Marco Antonio Villa - Os donos do Senado (um negócio entre pilantras)

* Título original: Os donos do Senado
Marco Antonio Villa

A República brasileira nasceu sob a égide do coronelismo. O federalismo entregou aos mandões locais parcela considerável do poder que, no Império, era exercido diretamente da Corte. Isto explica a rápida consolidação do novo regime justamente onde não havia republicanos. Para os coronéis pouco importava se o Brasil era uma monarquia ou uma república. O que interessava era ter as mãos livres para poder controlar o poder local e exercê-lo de acordo com seus interesses.

Mesmo durante as ditaduras do Estado Novo e militar, o poder local continuou forte, intocado. A centralização não chegou a afetar seus privilégios. Se não eram ouvidos nas decisões, também não foram prejudicados. E quando os regimes entraram em crise, na “nova ordem” lá estavam os coronéis. Foram, ao longo do tempo, se modernizando. Se adaptaram aos novos ventos econômicos e ao Estado criado a partir de 1930.

O fim do regime militar, paradoxalmente, acabou dando nova vida aos coronéis. Eles entenderam que o Congresso Nacional seria ─ como está sendo nas últimas três décadas ─ o espaço privilegiado para obter vantagens, negociando seu apoio a qualquer tipo de governo, em troca da manutenção do controle local.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Correto! Estamos nas mãos dos nordestinos e nortistas. Mandam no Brail por terem 58% no Senado.

Só nos resta uma GUERRA CIVIL, para mudar, de Capitanias Hereditárias para uma verdadeira República, um eleitor um voto!




Anônimo disse...

Em minha opinião, Villa é quem mais tem apontado o dedo para esta imundice que é a política brasileira.
Um estudioso, portanto, um conhecedor, capaz de destruir o discurso mentiroso do governo com meia dúzia de palavra
Bravo!

Anônimo disse...

Quem pode impedir que os Calheiros continuem semeando miséria em Murici é o povo, mas se este povo é mantido ignorante, analfabeto e alienado não vejo saída.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/