O PT de Rosemary - Conflito de interesses na Advocacia Geral da União

 Luís Inácio Adams suspendeu norma e autorizou profissionais da AGU a advogarem para iniciativa privada.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, desconsiderou posições contrárias de colegas da cúpula do órgão e permitiu que advogados da União atuem na advocacia privada, inclusive com a possibilidade de sociedade em escritórios particulares. Desde 2010, quando Adams suspendeu uma norma que vedava a atuação de advogados da União na iniciativa privada, 27 casos de suposto conflito de interesse foram oficialmente julgados pela Corregedoria Geral da Advocacia Geral da União (AGU). Destes, 20 resultaram em suspensão dos profissionais por um período de cinco a 90 dias.

. A suspensão da norma ocorreu em abril de 2010, menos de seis meses depois de Adams ter assumido o cargo de advogado-geral. O ministro rejeitou parecer que endossava a norma em vigor, elaborado pela Consultoria Geral da União, órgão de direção superior da AGU. A medida de Adams provocou conflitos de interesse entre as esferas pública e privada, com o surgimento de casos em que integrantes da AGU advogam contra a própria União.

. Os membros da AGU interessados podem atuar durante licença para interesse particular ou licença incentivada sem remuneração, conforme o despacho de Adams. O documento suspendeu uma norma editada em 2009 pelo advogado-geral da União em exercício naquele ano, Evandro Gama, que substituiu Dias Toffoli após a ascensão deste último ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

CLIQUE AQUI para ler mais.

*Clipping O Globo

3 comentários:

Anônimo disse...

O PODERIU DA MAIOR CORPORAÇÃO BRASILEIRA. Advogacia é a unica classe com dia de feriado no Brasil.

Correto Polibio, é Jornalista e Advogado. Todos de outras classes, deveriam ter sua profissão complementada com a do Direito, no Brasil.

Anônimo disse...

Quem vai fiscalizar o horário de trabalho na repartiçáo se Tá trabalhando em prol do povo ou em prol próprio ?!!

Anônimo disse...

Viva esse Adams AGU. Ele é um baita defensor dos interesses da União, dos seus cumpinchas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/