Rio Grande do Sul está adiantado para banir sacolinhas plásticas em supermercados

O Rio Grande do Sul, Distrito Federal e mais oito Estados brasileiros devem banir as sacolinhas plásticas distribuídas nos supermercados, assim como aconteceu com São Paulo. Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os gaúchos estão entre os Estados mais adiantados para adotar as sacolas reutilizáveis, seguido de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

.Os supermercados são responsáveis por 90% do uso de sacolinhas plásticas no país. O setor tem acordo assinado com o governo federal, desde o ano passado, que e prevê até 2015 a redução de 40% do consumo de sacolinhas. Em 2010, os supermercados usaram 13 bilhões de sacolas no país.

21 comentários:

JLPrévidi disse...

Políbio, o Zaffari já tem sacolinhas recicláveis

Anônimo disse...

TA NA CARA QUE É SÓ PARA REDUZIR O CUSTO DAS REDES DE MERCADOS, ISTO NINGUEM FALA, SE É PRESERVAÇÃO ENTÃO ELIMINEM AS GARRAFAS "PET", ESTAS SIM CAUSAM TRANSTORNOS SEMPRE QUE DA UMA CHUVARADA, A MAS AÍ AUMENTA A MÃO DE OBRA DAS MUITINACIONAIS!!!!!

Anônimo disse...

Que bom! Agora, poderemos pagar pelas sacolas retornáveis, em vez de recebê-las gratuitamente. Graças aos Eco-otários. A Abras agradece seu apoio para reforçar o caixa do supermercados.

Surfista Prateado disse...

Com uma garrafa PET dá para fazer MILHARES de sacolas plásticas. O mesmo vale para vasilhames de detergente, desinfetante, embalagens de diversos tipos, e portanto fazem tão ou mais mal ao meio-ambiente... Vão bani-las também? Por que esta ojeriza com as sacolas plásticas quando há milhares de outras embalagens que demoram muito mais a degradar? E vamos botar o lixo onde? Em sacos plásticos comprados? Ah, são "bio-degradáveis"? E por que então as sacolas plásticas que usamos hoje não passam a serem feitas do mesmo material? Uma piada esta lei, só imbecis são a favor dela.

Anônimo disse...

E vamos carregar as compras com o que?????

Anônimo disse...

E vamos carregar as compras com o que?????

Anônimo disse...

Sou contra esta Lei, o problema não são as sacolas, e sim a porquice de pessoas que descartam elas atulhadas de lixo em lugares impróprios, hora, só vai mudar a embalagem (sacolas de lixo compradas) mas os emergumenos vão continuar jogandoas nos mesmos lugares.
Deveria isso sim ter uma Lei mais severa para quem for pego descartando lixo em lugar impróprio.
Brasil, terra onde políticos praticam todos os tipos de falcatruas e usuras impunemente, mas querem proibir uma singela sacola plástica.

Fábio - Espumoso/RS

Totonho disse...

fico impressionado com o baixo nível das críticas dos leitores do políbio. felizmente, é uma geração poluidora já perto da faixa dos 60, logo, logo infartam e deixam de sujar a terra. Pra vcs, parece ser um absurdo e um sacrifício ter que usar sacolas plásticas, caminhar até o mercado da esquina ou reutilizar garrafas de vidro, como se essas coisas, comuns até os anos 80, fossem atitudes de homens das cavernas. Façam uma pequena reflexão e vejam se não há nada mais importante com o que se indignar.

Anônimo disse...

NO FUTURO:

-PAI, PARA QUE SERVE O CÉREBRO?

-FILHO,ANTES DA EXISTÊNCIA DO PT, ERA UM ÓRGÃO QUE OS HUMANOS USAVAM PARA PENSAR!
_______________________________

ABOLIR O SOFÁ DA SALA?

ABOLIR O VOTO DEMOCRÁTICO?

PENSAR,PESSOAL,PENSAR!

REFLETIR, PESSOAL,REFLETIR!

TESTAR A IDÉIA,PESSOAL,SÓ ENTÃO DECIDIR!

PENSANDO,REFLETINDO,TESTANDO:

SACOLAS PLÁSTICAS, UMA DAS MAIORES INVENÇÕES DEPOIS DA RODA!!!

AS COISAS NÃO SÃO CULPADAS DE NADA,MAS O USO QUE É FEITO DAS COISAS É QUE PODE SER BOM OU RUIM!

É COMO POR EXEMPLO ABOLIR O SOFÁ;TEM MULHER QUE TRAI O MARIDO NO SOFÁ DA SALA,ENTÃO VAMOS PROIBIR DE USAR SOFÁ? É SÁBIO?

TEM MARIDO QUE COME A EMPREGADA NO SOFÁ,ADIANTA A ESPOSA QUEIMAR O SOFÁ? É SÁBIO?

TEM GENTE QUE USA O VOTO PARA ELEGER PETRALHAS,MAU USO, ENTÃO VAMOS ABOLIR O VOTO? É SÁBIO?

ALGUÉM COMETE UM CRIME ODIOSO COM UMA FACA; VAMOS ENTÃO ABOLIR O USO DESTA FERRAMENTA POR CAUSA DO CRIME,VAMOS DECIDIR EMOCIONALMENTE?

SEM A SACOLA DESCARTÁVEL, HIGIÊNICA, DE MÚLTIPLAS BOAS APLICAÇÕES INFINITAS DIRIA,DAS MAIORES INVENÇÕES DEPOIS DA RODA,TERÃO AS PESSSOAS QUE COMPRAR SACOLAS OU BUSCAR SACOLAS "SUPOSTAMENTE" LIMPAS, HIGIÊNICAS(?) A ÔLHO NU,E COLOCAR ALIMENTOS NELAS, DANDO LADO A CONTAMINAÇÕES POR FUNGOS,BACTÉRIAS, QUE NÃO PODEM SER ELIMINADOS.

É O USO DA COISA!
É O USO DA COISA!
É O USO DA COISA!
É O MAU,MAU,MAU USO DA COISA!
É O MAU,MAU,MAU,USO DA COISA!
É O MAU USO DA COISA!

MAU USO DAS COISAS COMO DA LIBERDADE QUE VIROU LIBERTINAGEM.

ATÉ REMÉDIO MAL USADO VIRA VENENO!

NÃO TEM ESPAÇO SUFICIENTE NA INTERNET PARA FALAR BEM DA SACOLA,DAS SUAS BOAS UTILIDADES,INFINITAS,NA LEGÍTIMA ACEPÇÃO DA PALAVRA.

ALGUM ECOCHATO PETRALHA QUER MIDIA, OU UM GRUPO DESTES, SE CRIOU E CRIOU O ABSURDO DE CONDENAR A COISA E NÃO O USO DAS PESSOAS MAL EDUCADAS.

EDUCAR! EDUCAR EM DOSE MÁXIMA!

O PETECISMO (CATECISMO DOS PETRALHAS) ESTÁ TORNANDO IDIOTA OS SEUS "MILITANTES",XIITAS,SÓ DIZEM SIM,SIM,SIM, SEM QUESTIONAR,SEM PENSAR,SEM REFLETIR.

COMO UMA PESTE, VÃO CONTAMINANDO O RESTO DA SOCIEDADE, QUE NÃO PENSA, QUE NÃO REFLETE,PORQUE TEM QUE ASSISTIR A NOVELA,VER O BBB,ASSISTIR TODS OS JOGOS DE FUTEBOL...E QUE COMO SE OBSERVA ESTA IDIOTIZANDO AS PESSOAS, EM MASSA, NACIONALMENTE.

NO FUTURO:

-PAI, PARA QUE SERVE O CÉREBRO?

-FILHO,ANTES DA EXISTENCIA DO PT ERA UM ÓRGÃO QUE OS HUMANOS USAVAM PARA PENSAR!

Anônimo disse...

Eco-otários!!!!!!!!!! E o coco que é despejado em todos os nossos rios? Alguem vai fazer alguma coisa sobre isso? Vao proibir os flatos para que se polua menos o ar????

Leonardo disse...

Em Portugal devem estar se divertindo com a decisão de eliminar as sacolas plásticas com a manutenção das garrafas PET.

Anônimo disse...

Estas sacolinhas são horríveis.
Extremamente poluentes, são uma das pragas do mundo moderno.
Países mais civilizados estão tentando acabar com elas, mas parece que o terceiro mundo ainda resiste.
Garrafas Pet são 100% recicláveis e até viraram meio de sustento dos catadores, ao contrário das sacolinhas que ficam enterradas junto com o lixo, escorrem por bueiros e até voam em dia de vento e ficam agarradas nas árvores.
Eu não sou ecochato, só quero um mundo mais limpo, começando por minha cidade.
Carregar uma sacola reutilizável no carro ou na bolsa não é tão difícil assim.

Anônimo disse...

COCÔ BEM USADO É OURO!

"NA BOQUINHA DA GARRAFA"

DESDOBRANDO O COCÔ, SÃO ELEMENTOS E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, E QUE PODEM SERVIR PARA COMPOR FERTILIZANTES NA AGRÍCULTURA.
OS COMPONENTES PARA FABRICAR FERTILIZANTES PARA AGRICULTURA SÃO MERCADORIA RARA, CARÍSSIMA, E QUE DEVIDO A NOSSA IGNORÂNCIA E MAU USO DOS RECURSOS, COMO CONSTRUÇÃO DE MEGAESTADIOS DE FUTEBOL,ESTAMOS DEIXANDO DE USAR, E DESPERDIÇANDO.

LITERALMENTE SE JOGAMOS COCÔ FORA ESTAMOS JOGANDO OURO FORA.

NA NATUREZA O COCÔ RETORNA AO SISTEMA, NÓS É QUE POR IGNORÂNCIA, PREGUIÇA DE PENSAR,E APLICAR E DIRIGIR BEM OS RECURSOS FINANCEIROS,DESPERDIÇAMOS.

ESTÃO CONSTRUINDO EDIFÍCIOS E PENSANDO EM SISTEMAS URBANOS AUTOSUSTENTÁVEIS,ENTÃO CERTAMENTE NÃO JOGARÃO MAIS "OURO" FORA.

É QUESTÃO DE TEMPO, MAS É MUITO BOM QUESTIONARMOS.

PS.: O "PUM" É QUE NÃO SABEMOS AINDA COMO REUTILIZAR, MAS ALGUÉM VAI BOLAR ALGUMA MANEIRA QUE NÃO SEJA "NA BOQUINHA DA GARRAFA"

Aquiles disse...

Totonho, deixa de ser alienado e preconceituoso.

Eu tenho pouco mais de 30 anos e leio o Políbio há uns 10. Corro 90 minutos por dia, 40 minutos de musculação e jiu-jitsu 3 vezes por semana.

A chance de eu infartar é irrisória.

O mesmo vale para a chance de vc conseguir raciocinar.

Leia o livro de um dos fundadores do Green Peace (que abandonou o grupo tempos depois), o sueco Björn Lomborg, "O ambientalista cético". Ai sim, vc vai aprender e entender o que existe por detrás da histeria ambiental de alguns grupos ocidentais que ficaram bilionários.

Aquiles disse...

A propósito de seu comentário preconceituoso contra os sexagenários "Totonho": seu pai, mãe e avós ainda estão vivos?

Qual a idade deles?

Anônimo disse...

Totonho, alguns tem muito tenos de 60 anos, mas imagino que seja fácil rotular os outros né? A única coisa que vai mudar quando cortarem as sacolas é que vou ter que começar a comprar sacos plásticos, pois eu reuso todas sacolas! Bom para os mercados que vão ganhar mais grana com isso. Bom também que talvez depois disso possamos discutir os reais problemas ecológicos, como uso excessivo de automóvel, separação de lixo ruim, diesel que baixa qualidade, e todo resto de plástico que vem junto até no queijo que eu compro! Essa história da sacolinha é fazer dieta deixando de comer a cereja da torta!

Anônimo disse...

É, carregar uma sacolinha reutilizável(que ficara suja e cheia de fungos log logo)não é tão difícil, difícil mesmo é carregar um monte de sacolas reutilizáveis quando for fazer um rancho, como eu faço todo o fim de semana. Nunca sei que quantidade de sacolas irei utilizar... Como fica então ???
Ecochato é tudo cabeça de bagre, não pensam direito e saem vomitando besteiras. Existem plásticos bio-degradáveis sabiam ???? É só fazer como o Zaffari e passar a utilizar-se destes plásticos.

Luiz Vargas disse...

No país dos PeTralha$ se adotou o hábito de enxergar a pulga e fazer de conta que não se vê o elefante que passa raspando no focinho.
Se busca proibir coisas comezinhas (simples e triviais) e se faz vistas grossas para as maiores barbaridades.
Até parece que as pessoas vão ao supermercado, saem com suas compras acondicionadas em sacolas plásticas e ao chegar em casa, após esvaziá-las, irresponsavelmente, as jogam pelas janelas.
Ninguém diz um "ai" a respeito do monte de embalagens plásticas descartáveis que colocamos no lixo após cada ida ao supermercado.
Para mim as sacolas plásticas que trago do supermercado tem utilidade: servem para acondicionar pequenos volumes de lixo e também os cocôs dos meus cachorros labradores.
Ninguém diz e nem comenta algo essencial: as sacolas plásticas são RECICLÁVEIS e agora existem também as BIODEGRADÁVEIS.
É mais fácil proibir do que educar!
É mais fácil proibir do que enfrentar uma questão chamada de planejamento familiar.
Tem espertalhões que se dizem ecologistas, que ganham muita grana pregando fim dos tempos, muitas vezes sem base científica alguma. São legítimas parasitas do caos.

Anônimo disse...

Será que voltaremos aos bons tempos das tuias. Para quem não conheceu, é o local onde o balconista buscava a quantidade de mercadoria (feijão, arroz e outros) para pesar conforme o pedido no bancão. O papel era o produto de maior uso para se embalar as mercadorias, podendo posteriormente ser reutilizado na patente.

Aquiles disse...

"...Será que voltaremos aos bons tempos das tuias..."

"O papel era o produto de maior uso para se embalar as mercadorias, podendo posteriormente ser reutilizado na patente."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vc esta correto, eu desconfio que seja este o verdadeiro plano dos petralhas para a sociedade.

O passo seguinte será extinguir as privadas ("patentes") e os carros, e voltar-se aos tempos das latrinas com soda caústica e das carroças puxadas por bois.

Luiz Vargas disse...

A persistir a mentalidade que parece agora vigir, a Porto Alegre ideal é aquela do início do século passado quando os excrementos dos alegreportenses eram recolhidos por carroças, em recipientes chamandos "cabungos", e despejados nas imediações de onde se situava o estaleiro Só.
O "de$envorvimento e pogreço" na era dos PeTralha$ é e$panto$o!
Tenho uma sugestão: vamos voltar a usar velas por que assim não gastamos as águas dos rios para produzir energia e passemos a tomar banho de canequinha para não gastar muita água.
Faltar muito pouco para os botocudos do rio grande andarem sobre quatro patas e mugirem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/