Ministro da Fazenda reclama ao STF e impede investigação por improbidade no MPF

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reclamou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu suspender uma investigação por suspeita de improbidade administrativa. Na tarde desta segunda, o Ministério Público Federal chegou a anunciar a abertura da investigação para apurar se Mantega foi omisso em relação a um suposto esquema de corrupção na Casa da Moeda. Em meio às suspeitas, o então presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, foi demitido em janeiro.

No início da noite, porém, a Procuradoria Geral da República divulgou nota informando que, a pedido da Advocacia Geral da União (AGU), o ministro Luiz Fux, do STF, havia concedido liminar determinando que a investigação fique a cargo do procurador-geral, Roberto Gurgel.

Atos de improbidade administrativa são investigados em procedimentos civis. A legislação brasileira garante a autoridades como ministros de Estado o direito de investigação criminal perante o STF. No entanto, as matérias civis, como as investigações por improbidade administrativa, ficam normalmente a cargo de cortes de primeira instância.

O Supremo deverá analisar em breve pedidos para que o foro privilegiado previsto para os inquéritos e as ações criminais também seja estendido aos processos civis. Enquanto não for tomada a decisão, a situação de Mantega fica em suspenso, informou a Procuradoria.

* Clipping www.veja.com.br

Um comentário:

zilda disse...

Políbio! gostaria de lhe desejar os parabéns pelo seu video( alguém o postou num grupo do face em que "frequento", video tem uma análise muito boa e sem frescura da atitude dos delinquentes,já estão sendo postada a identidade dos meliantes(para mim são todos criminosos)e todos estão em universidades FEDERAIS o que me causou grande revolta em saber que o nosso dinheiro é gasto em universidades para que os mesmos aprendam sobre guerrilha e falta de respeito.Eu não vivi a realidade da ditadura,más diante da total incapacidade das autoridades constituídas fico pensando se a volta dos militares não seria a nossa ultima oportunidade?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/