O leilão dos navios paraguaios, Mariscal José Felix Estigarríbia e General Bernardino Caballero, foi realizado na manhã de sexta-feira em Porto Alegre, onde foram arrecadados cerca de R$ 1,012 milhão. Conforme nota da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), que realizou o pregão, ao todo oito empresas foram habilitadas a participar do certame, concluído com o lance único da Riosul Comércio de Metais. A partir de agora as embarcações, que estão atracadas no Porto de Porto Alegre, devem ser retiradas no prazo de até 120 dias, sem prorrogação. Atracadas há 15 anos no Cais do Porto, elas foram arrematadas respectivamente por R$ 367,5 mil e R$ 645 mil.
. Conforme o representante da empresa Riosul Metais, Ricardo Souza, os dois navios passarão por uma análise para saber a real condição e a possibilidade de retornarem ao transporte de carga. "Vamos avaliar sua capacidade de voltar a navegar", disse.
Entenda o caso
Pertencentes ao governo paraguaio, as embarcações foram entregues ao patrimônio da SPH em junho de 2011. Construídos em 1984, os dois cargueiros pertenciam a uma empresa estatal paraguaia e operavam na
linha de navegação do Mercosul. Em 1997, os navios foram retidos em razão de falhas no sistemas de segurança, o que impediu o retorno ao local de origem. Com a retenção, as embarcações foram abandonadas pela empresa. A doação dos dois navios ao Governo do Estado foi declarada por decreto da República do Paraguai, em junho de 2011.
Desde que assumiu a Secretaria da Infraestrutura e Logística do RS, o titular Beto Albuquerque buscou autonomia do Estado para dar destino aos dois cargueiros.
Para o Superintendente de Portos e Hidrovias da SPH, Pedro Obelar, a retirada das sucatas náuticas do local faz parte da limpeza da área para a revitalização do Cais Mauá.
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