Artigo, Nicholas Wade, Gazeta do Povo - O vírus chinês foi obra de laboratório e espalhado pela China

Título original: "O novo coronavírus escapou do laboratório? As evidências que reforçam esta 

- Artigo do Nicholas Wade, ex-editor de Ciências do New York Times, ex-Nature e ex-Science detalhando a plausabilidade da origem de laboratório.

A pandemia da Covid-19 abalou vidas ao redor do mundo por mais de um ano. Suas vítimas fatais atingiram mais de três milhões. Contudo, a origem da pandemia continua incerta: os compromissos políticos de governos e cientistas geraram nuvens densas de ofuscação que a imprensa tradicional parece incapaz de dissipar.

No texto que se segue, organizarei os fatos científicos disponíveis, que contêm muitas pistas do que aconteceu, e fornecerei aos leitores as evidências para que tirem as próprias conclusões. Tentarei então avaliar a questão complexa da culpa, que começa com o governo da China, mas vai bem além dele.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O artigo é bem extenso, mas é bastante didático. O editor leu tudo e recomenda.

28 comentários:

Anônimo disse...

O vírus veio pra cá de TRATOR,proveniente de uma verba de três bilhões,cujo trator foi comprado por 256.000,00.
O Centrão sabe bem da história.
Bolsonaro também.

Anônimo disse...

O Antagonista não noticiou...KKK




Anônimo disse...

Com todo o respeito, mas... descobriu que a ferda mede!!!

Renato disse...

Polibio eu não tenho a menor duvida que este virus foi gerado em laboratorio,mas não que a China espalhasse como guerra biologica,isto é asneira,pode ser mais provavel que concorrentes da China o tenham feito. Eu compro algumas coisas para meu hobby no Aliexpress e converso na medida do possivel com os vendedores chineses e pedi um produto que ele disse que não tinha em virtude de problemas na fabrica pelo covid,ou seja o covid agiu bastante por lá. Quem perderia mais com a paralisação do comercio mundial,a China ou o ocidente,em um primeiro momento a China pela diminuição do consumo e alongo prazo o ocidente. Por incrivel que pareça durante a Guerra fria alguem escreveu uma novela de espionagem que falava que em Wuhan estava sendo produzido o virus do fim do mundo. Já entrou na pagina do CDC dos EUA entra ve o grau de maluquice daquela gente.

Anônimo disse...

Único país que se favoreceu em 2019, 2020 e 2021 é a China. Sendo de propósito ou não, ela foi favorecida por sua omissão ou cumplicidade em informar ao mundo a real situação cedo.

Se fosse um qualquer feito isso, seria preso.

Nesse mundo a lei só serve para os fracos, quem tem poder pode cometer genocídio e nem preso são.

A China cometeu crime contra a humanidade mais uma vez e a ditadura continua na impunidade.

Tribunal Internacional de Haia só sabe prender tiranete da Europa Oriental e da África, por que são pobres. Os crimes da Rússia, China, USA, Europa Ocidental e de ricos sempre ficam impunes.

A China é culpada por omissão ou por cumplicidade.

O problema é quem tem poder raramente é punido.

Anônimo disse...


ESCAPOU OU DEIXARAM ESCAPAR ????????

Anônimo disse...

Casualmente todas ou quase todas as pestes que afetam o mundo vem da China, na idade média a peste bubônica que quase despovoou a Europa, veio da China. Agora esse vírus chinês, foi descoberto em novembro de 2019 e a China juntamente com a OMS demoraram para informar o mundo dessa pandemia.

O único país que está crescendo economicamente é a China, mais de 18% de crescimento. Os chineses estão comprando ativos de várias empresas ao redor do mundo.

Anônimo disse...

Está tudo muito claro! Existe aí um jogo de palavras escolhidas a dedo, que compõe sempre a mesma expressão, no idioma que for: “ o vírus tem origem animal”. É claro que tem... nunca ninguém duvidou disso! O ponto está em todo o resto que o completa. Como diz o escritor, as duas cartas são evasivas e inconclusivas no sentido de provar que o vírus na sua totalidade NÃO foi “ montado”.
Some-se a isso a parte política, financeira, tanto de corte de verbas de laboratórios e comunidades científicas, universidades mantidas por doações de esquerdistas várias vezes milionários, como da imprensa especializada em ciência- e basta ser imprensa para ser de esquerda - e tudo fica por isso mesmo, com 3, 10, 50 milhões de mortos depois. Sim, porque o mundo está dividido entre os de direita, minoria acovardada e os de esquerda, maioria cúmplice. Follow the money!!! A quem interessa o Coronavírus? Qual o país que mais se beneficiou dele, ou só eu acho estranho ser o mesmo que o originou?

Alaor disse...

Quando a epidemia estava só na China o Dr Peter Liu , médico chinês que vive em Campinas alertou da gravidade do caso e disse que o vírus tinha, provavelmente escapado de um laboratório que fica a 30 km da feira de animais de onde o vírus teria se espalhado.
A irmã dele é deputada estadual na China e depois disso ele não tocou mais no assunto.
Acredito que não foi opinião e sim informação.

ARS disse...

O cerco está se fechando em torno do partido comunista chinês (vulgo PCC). Já não dá mais para negar o óbvio: o vírus escapou do laboratório. Resta saber se de propósito ou não.

José Corrêa disse...

O #gaadoEsgotosfera-PTba Joel Robinson, esbirro da ditadura chinesa, NÃO CURTIU!!!

Anônimo disse...



ou centenas de concidencias do tipo desde 18 de outuubro de 2.019, milhares de passageiros reportaram que tiveram temperaturas medidas; receberam as recomendações e muitos adoeceram !

Anônimo disse...



Terão inúmeras vitórias p/comemorar na festa do centenário do comunismo emjulho

Anônimo disse...

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

POLÍBIO TERRA PLANA

Anônimo disse...

Igual ao foguete que caiu, então??
Chineses incompetentes mexendo com "projetos" de RISCO MÁXIMO, cortando custos para todo lado, e portanto, trabalhando com SEGURANÇA MINIMA.
Isso já não é acidente. É irresponsabilidade criminosa. Ainda se F€@#€m só com eles na China. .. Mas azaram o mundo todo.
A China NÃO PODE TER ACESSO A TECNOLOGIA NENHUMA. Vão acabar destruindo o planeta!
Só pode dar o que deu!

Anônimo disse...

Leitura apaixonante, que deve ser feita com muita calma.
E porque assim fiz só tenho uma coisa a dizer: Meu Deus!!!

Anônimo disse...

Ah, o dinheiro, sempre o dinheiro, né?
Chego à conclusão aqui, conversando com meus botões, que a justiça em si, no sentido de instâncias judiciárias, são mais injustas que a ciência, já que tantos foram presos por muito menos evidências do que as apresentadas nesse caso.
Por outro lado uma coisa as iguala: ah, o dinheiro, que tanto compra excelentes advogados, quanto compra cientistas de araque.

Anônimo disse...


Anônimo Anônimo disse...

Polibio,sou teu amigo de anos.
Sai dessa DE MÃO DE VACA, ISSO é furada !
Enquanto eu to aqui com 30 por dia e um pacote de sabem o que,
tu fica aí só "monetizando " !!!!!
Me alcança algum ! O numero da minha conta é .....

11 de maio de 2021 15:50

Luiz Vargas disse...

Armação típica dos comunistas, para os quais os fins justificam os meios.
A China estava a caminho de uma recessão econômica e tirou da cartola, digo do laboratório, um providencial vírus sob medida para buscar colocar o mundo aos seus pés!
Quem conhece os comunistas, que são psicoPaTas por natureza, sabe que não têm escrúpulos e são capazes de tudo.

Anônimo disse...

Artigo de alto nível e essencial para quem quer adquirir uma noção mais clara sobre a origem de um vírus tão perigoso. Leitura difícil para leigos mas interessantíssima para quem já possui algum conhecimento sobre a biologia desses agentes patogênicos. Mas revela que o problema ainda tem acentuado grau de incerteza.

Anônimo disse...

Parece não haver dúvidas de que cientistas na China estavam modificando geneticamente virus Corona para infectar humanos. Esse virus otimizado não tem nenhum intermdiario em outras especies para dizer que foi uma evolução natural. Saiu diretamente dos laboratórios de Wuhan.

Anônimo disse...

Estavam modificando o virus Corona para que pudesse infectar céluals humanas. Um projeto extremamente perigoso que não teria nenhuma justificativa. O fato é que conseguiram produzir um virus extremamente perigoso e escapou, provavelemten por trabalhar em laboratórios com baixos niveis de segurança. Em qualuqer caso a China é responsável por milhões de mortos e a destruição da economia mundial.

Anônimo disse...

E o Dr. Fauci foi um dos responsáveis e ainda boicotou o uso da hidroxicloroquina.

Anônimo disse...

Hoje é relativamente fácil sequenciar o DNA de vírus. Isso já foi feito com esse corona várias vezes. Também é relativamente fácil identificar quando houve edição no código genético. Esse é só mais um corona virus, não foi editado em laboratório.

Anônimo disse...

O silêncio sobre assunto tão importante já demonstra cabalmente que há várias coisas sendo ocultadas do grande público.

Anônimo disse...

Em resumo, os chineses estavam brincando de fazer um Frankstein e foram financiados por amigos, tu não fala o que eu estava fazendo e eu não conto que tu me deu dinheiro, e o bicho saiu pelo mundo, agora como segurar?

Unknown disse...

Em resumo, os chineses estavam fazendo um Frankstein sem muita proteção, os americanos e outros financiaram, o bicho saiu pro mundo e agora? Tu não fala que eu estava brincando com fogo que eu não digo que tu deu o dinheiro.

Anônimo disse...

De igual gravidade é que agencias americanas NIAID, cujo diretor é o o dr. Anthony Fauci, e a NIH, cujo diretor é o dr. Francis Collins, financiaram o projeto da virologista chinesa com muitos milhões de dólares.

Poderia se dizer simplesmente que o virus escapou dos lanboratórios de Wuhan se nã fosse pelo fato de que enquanto os chineses isolavam Wuhan para evitar a disseminação do virus na China, eles espalhavam o virus ao redor do mundo.

Será que só queriam saber o efeito de uma pandemia do Corona na população mundial?

Agora eles já sabem!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/