PEC que retira obrigatoriedade do plebiscito sobre a Corsan avança na Assembleia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na tarde desta terça-feira, em reunião extraordinária, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade do plebiscito no caso de venda das estatais Corsan e Procergs, além do Banrisul. O parecer favorável do deputado Elizandro Sabino foi aprovado por nove votos contra três. A aprovação é passo importante na tramitação da PEC, que já passa ter condições de ser analisado no plenário. 

A PEC foi apresentada pelo deputado Sérgio Turra (PP) no final de 2019 e, desde então, aguardava análise. Porém, na semana passada, quando o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que venderia 70% do controle da Corsan incentivou o avanço da proposta. 

Votaram a favor ao parecer: Vilmar Zanchi (MDB); Tiago Simon (MDB); Frederico Antunes (PP); Sérgio Turra (PP); Tenente Coronel Zucco (PSL); Mateus Wesp (PSDB); Elton Weber (PSB), e Sérgio Peres (Republicanos). Foram contrários: Fernando Marroni (PT), Pepe Vargas (PT) e Juliana Brizola (PDT).

12 comentários:

Anônimo disse...

Resumo da peça: Moro agora é oficialmente suspeito e Lula, o homem mais inocente do Brasil, quiçá do mundo, uma vítima do ex-juiz autoritário e caviloso, bem como dos procuradores soviéticos da Lava Jato que o denunciaram. No mau teatro da Segunda Turma, haverá a partir de agora outros atores interpretando os mártires no palco. Merda para vocês

Anônimo disse...

Não duvido que todo esse dindin para pagar a folha no final de 22

Anônimo disse...

Ué, mas o milk prometeu em campanha que não faria isso. Cassação nele

Anônimo disse...

PDT e PT votando a favor? é bom investigar

Anônimo disse...

Mais 3 pros Chineses...nossas emppresas nunca serão vermelhas!!!

Anônimo disse...

POVO GAÚCHO ACREDITA NO LEITE?

PORQUÊ SERÁ QUE EDUARDO LEITE QUER TIRAR O PODER DO POVO E COM ESSA PRESSA TODA?

Depois do surgimento do termo fake news agora lançaram uma nova modalidade de privatização com "middleman" e IPO 007?

BAITA privatização que considero FAKE porque apenas pretendem picar em ações e vender na bolsa 70% do patrimônio por meia duzia de pila para "anônimos investidores", uma empresa que vale 60 bilhões de reais ou mais.

Quanto ela valerá em 2033? Os "anônimos investidores" ficariam ainda mais ricos com a valorização do patrimônio e o fluxo de caixa de 70% do saneamento da companhia gaúcha (que deixaria de ser dos gaúchos).



Seria uma festa por que as "decisões" continuariam na mão do "acionista de referência" chamado Estado (achou que seria privada né?), bilhõe$ de reai$ em contrato$ de obra$ junto aos empreiteiro$ bem relacionado$ e $em concorrência, sem ter que pre$tar conta$ pra ninguém, poder contratar quem quiser e pagar quanto for interessante.

Imagina a corrupção e influência política que isso poderia gerar?

Capitalização, "desestatização", eficiência e velocidade são argumentos pra convencer a piazada! Os moradores daquele município privatizado da fronteira que o digam!!!

Bá,em plena pandemia, ligeirinho, ele não quer saber o que O POVO pensa, tempos estranhos...

Giovani disse...

Parabéns ao Deputado Turra pela iniciativa.....

Anônimo disse...

Pesquise: vários países fizeram a cahgada de privatizar o saneamento e tiveram que reestatizar. Há outtas soluções, como por exemplo investimento público que seria financiado aos setor privado, porque não para as empresas como a Corsan, que conhecem o mercado e sabem trabalhar? A empresa privada só visaria o lucro e o povo teria que pagar os impostos, consequentemente aumentando muito as tarifas e o serviço precário na maioria das vezes.

Elton disse...

O povo teria que pagar? Mas o povo já paga uma conta altíssima pela agua/esgoto, nada vai mudar, e teremos servico de melhor qualidade.

ZAPELINO B disse...

Tá certo o governador: TEM QUE PRIVATIZAR MESMO A CORSAN, que se tornou um DEPÓSITO DE PETISTAS INCOMPETENTES lá colocados por HORRÍVIO DUTRA. CONHEÇO UNS QUANTOS!
Visitem um escritório da CORSAN e poderão confirmar o que eu digo: tem funcionários atulhados, amontoados!!!

José Corrêa disse...

O #gaadoTukaneba-PTba Anônimo das 21:09 e 23:18 é contra porque não quer perder a boquinha!!!

Anônimo disse...

Podem verificarem pessoalmente.
Não existe esgoto pluvial num trecho da Av.Jose Bonifácio bem defronte à Feira Orgânica da Redenção.
O esgoto pluvial dos prédios são jogados diretamente na avenida proliferando baratas.
Temos vários protocolos solicitando a extensão desta rede ao antigo DEP e agora junto ao DMAE e não temos nenhuma resposta ou solução para o problema.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/