Artigo, Marcelo Ott, Jornal do Comércio - Dicas para equilibrar as finanças em 2020

- O autor é coordenador dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Finanças do Senac-RS.

Estamos chegando ao final de mais um ano, e este com toda certeza foi diferente, histórico e estará presente em nossa memória de forma definitiva. O ano de 2020 apresentou incontáveis desafios para todos os setores da economia, e o isolamento social pode ter sido o mais impactante de todos.

Mas quero destacar um em especial: enfrentamos a suspensão e a redução dos contratos de trabalho, o que afetou diretamente no orçamento das famílias. A medida veio de forma rápida com o objetivo de apoio aos diversos setores da economia para manutenção do emprego e da renda.

Mesmo assim, atingiu muito as empresas e famílias, que precisaram rapidamente revisar suas contas e planejar as finanças para os meses seguintes. E para quem não fez, sempre há tempo de dar o primeiro passo (e urgente!) para buscar o equilíbrio ainda em 2020.

Vamos às dicas. Primeiro ajuste o orçamento identificando o quanto ganha e quando recebe, além de conhecer os gastos: quanto, quando e como. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma dica melhor para equilibrar suas finanças: CAI FORA DO BRASIL O QUANTO ANTES.

Anônimo disse...

A primeira coisa que qualquer escriba sobre educação financeira deve fazer é declarar seu patrimônio líquido e quantos anos de sobrevida financeira ELE possui. Depois disto, a gente poderá aceitar suas dicas. Este lero-lero de relacionar obviedades já estamos fartos. Agora, queremos números DELE, do jornalista, orientador, professor. Se mostrar um portfólio de renda variável admirável, um patrimônio de valor considerável, bem, vamos ouvi-lo. Caso contrário é outro filho-do-lula: um craque do ctr.c,crt.v...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/