Ipiranga e Assis Brasil já receberam nova iluminação por LED. Hoje começarão obras na Bento. Depois será a vez de Nonoai-Cavalhada.


Depois das duas grandes radiais, avenidas Ipiranga e Assis Brasil, também a avenida Bento Gonçalves, Porto Alegre, começou a receber iluminação pública por LED, tudo dentro do contrato de parceria público-privada (PPP). Em seguida virá a Nonoai-Cavalhada.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, saudou a largada da PPP, disse que as inovações previstas com a tecnologia a ser usada vão permitir que sejam desenvolvidas aplicações dentro do conceito de cidades inteligentes, baseadas em digitalização. "Iluminação é um fator de segurança pública", citou ele. O investimento em 20 anos de concessão é de R$ 280 milhões. 

O leilão que definiu o consórcio vencedor foi em julho de 2019 na B3, a bolsa de valores brasileira em São Paulo,

A implantação é considerada como projeto-piloto. Além das atuais luminárias, mais 500 pontos novos serão instalados. 

Marchezan disse que a ideia é ativar iniciativas na região ligadas a projetos sociais e culturais.  Na execução da PPP, pontos considerados emblemáticos do patrimônio, como parques, prédios e monumentos, terão iluminação cênicas diferenciada. Como haverá um gerenciamento digital da rede, será possível alterar cores para datas ou eventos específicos.  

As lâmpadas de LED, além de proporcionar uma notável economia de gastos, também têm desempenho consideravelmente superior ao das lâmpadas comuns e são capazes de produzir 425% mais luminosidade. As  lâmpadas incandescentes têm uma vida útil de 1.000 horas e as fluorescentes de 10.000 horas, a LED chega a durar até 100.000 horas.  

Serão trocados mais de cem mil pontos em dois anos. 

Veja acima o vídeo que um morador da avenida Ipiranga fez ontem a noite mostrando a diferença com a iluminação LED.

6 comentários:

Murilo disse...

O problema é que o Marquezan enrolou durante 3 anos , agora quer mostrar serviço...

Anônimo disse...




Em ano eleitoral o cidadão sempre recebe alguns agradinhos...

Anônimo disse...

Bom dia.
Grande trabalho do prefeito mais inovador que essa capital jpa teve na historia!
Muito bem Marchezan!!!
Paulo Roberto Seixas, Intercap

Anônimo disse...

Napoleao Junior nos deixou tres anos e meio na escuridao deu A MAIOR PAULADA NO IPTU DA HISTORIA - AINDA VAI SUBIR 30% AO ANO NOS PROXIMOS 5 ANOS - e, agora, VAI FAZER VOCE PAGAR PEDAGIO PRA RODAR NA CIDADE E VAI ACABAR COM O UBER TUDO PRA AJUDAR A SALVAR OS EMPRESARIOS DONOS DE OUNIBUS!

Vai tomar Grand Cru Junior.

Nao se elege nem mais animador de bingo...

Anônimo disse...

O velho puxa-saco não perde uma. E o cascalho rolando solto. kkkkkkk

Luiz Vargas disse...

Algo me diz que há mais coisa que será iluminada além das ruas de Porto Alegre.
Este enrolador ficou três anos e meio sem fazer nada, a não ser AUMENTAR O IPTU.
Vamos aguardar a declaração de bens do elemento ao TRE, exigência para viabilizar a candidatura.
Vamos ver se continua o mesmo imóvel ali perto da Av. Senador Tarso Dutra, avaliado na declaração em menos de 200 mil reais, quando possivelmente o valor real seja 5 vezes ou 6 vezes o declarado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/