Opinião do editor - O editor defende a plena liberdade de imprensa e o respeito à integridade física e moral dos jornalistas

Ontem foi o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Este blog considera inaceitável violência física e o assédio moral contra jornalistas, embora o editor tenha sido objeto de violência por inúmeras vezes e enfrente pelo menos uma dezena de processos penais e cíveis movidos por líderes lulopetistas, sem que nunca tenha recebido apoio dos sindicatos de jornalistas e até tenha sido hostilizado por entidades como OAB, tudo por causa do seu tom na mídia.

A perseguição ao editor foi de tal envergadura, que no governo Olívio Dutra foi desagravado publicamente pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Nos Estados democráticos de direito, a liberdade de imprensa e o trabalho dos jornalistas são pedras de toque da civilização.

O bom combate aos desvios de finalidade podem e devem ser combatidos via manifestações de rua, cortes de assinaturas e da publicidade paga, nos tribunais e pelo eficaz contraditório jornalístico, cada vez mais possível através das redes sociais, inclusive blogs e sites.

19 comentários:

Ariel disse...

Sr Políbio; assino embaixo! coincide com os altos padrões de civilidade, coisa que aprendi com meus pais e procurei me portar em minha simples vida.

Luciano disse...

A rigor, eu teria a mesma opinião que tu tens. Mas alguns veículos de imprensa, inclusive a empresa que emprega os repórteres agredidos, passaram a despejar lixo, mentiras e intrigas diariamente na cabeça dos consumidores dos seus produtos, com propósito nitidamente golpista. E aí não há quem aguente, Políbio. Se vc recebe merda na cara todo dia, no primeiro momento que puder devolver essa sujeira vc o fará. E não dá pra se iludir que a imprensa é "nobre" ou que é "um baluarte da democracia". No Brasil, a imprensa usa a democracia pra acabar com a democracia. Como tu mesmo dizes: "há cheiro de pólvora no ar". E quem espalhou esse cheiro foi a própria imprensa, junto com outros agentes políticos. Então, como se colocou em posição de ataque e de parcialidade, a imprensa agora precisa arcar com a consequência dos seus atos. E já não vejo mais nenhum absurdo no fato dos prepostos dessas empresas serem agredidos. Essas empresas escolheram a mentira e a venalidade como matéria-prima, pois agora que arquem com as consequências das suas escolhas. Sem paternalismo com essa gente! Eles pagaram pra ver e agora estão vendo. E como ajudaram a fuder o país, eu quero mais é que essas empresas de mídia e seus prepostos, todos eles, fodam-se juntos. É o mínimo que eu espero!

Anônimo disse...

É preciso saber separar o joio do trigo e ter cautela e discernimento, basta apenas um grupo de bandidos se caracterizar de verde e amarelo e tumultuar uma manifestação pacífica que já é um prato cheio pra desqualificar o ato democrático, já vi esse filme.

Murilo disse...

A imprensa deve ser respeitada, porém, também tem de respeitar, esse é o problema.

Anônimo disse...

A QUESTÃO QUE NÃO QUER CALAR É :

A IMPRENSA É APARTIDÁRIA ???? A IMPRENSA É GOLPISTA ????
A IMPRENSA É MANIPULADORA ?????

TODOS DEFENDEMOS IMPRENSA LIVRE , PRINCIPALMENTE O PRESIDENTE , MAS TAMBÉM NÃO PODEMOS NOS CEGAR AOS ATAQUES ANTI-DEMOCRÁTICOS E TEMOS QUE EXPOR TODA A MÍDIA QUE É INDIGNA DE RESPEITO.

Anônimo disse...

Políbio...
Muito bem abordado o tema... Apenas lembro que como há notícias fake, há tb "jornalistas" fake!!!
O fato de trabalhar para um órgão de imprensa, não torna o sujeito jornalista...
Sou contra todo tipo de violência, mas sou tb contra qualquer tipo de mentira...

Anônimo disse...

Eu também defendo, não defendo portanto, se valer da função de jornalista para mentir, enganar, caluniar, difamar, injuriar e até mesmo insultar os adversário.

Anônimo disse...

LIBERTINAGEM DE IMPRENSA NÃO!
============================

JORNALISTA,RADIALISTA E ASSEMELHADOS TEM QUE TER RESPONSABILIDADE
================================================================

BASTA SER JORNNALISTA E PODE MENTIR,FALTAR COM RESPEITO EDUCAÇÃO,PERGUNTAR ATRAVESSADO JÁ COM PREMISSAS,PODENDO TUDO

POUCOS JORNALISTAS DÃO EXEMPLO DE CONDUTA EDUCAÇÃO E RESPEITO.

NORMALMENTE OS JORNALISTAS MAIS CHEGADOS AO GAYISMO E ASSEMELHADOS SÃO MUITO MAL EDUCADOS,DÃO PÉSSIMO EXEMPLO A CRIANÇAS E ADULTOS

QUEREM SER DONOS DA VERDADE,VALE MENTIR,SOFISMAR PARA ELES INTERESSA RESPOSTA CONDUZIDA.

LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É LIBERTINAGEM.

Anônimo disse...

Não merece ser chamado de jornalista, quem faz militância na imprensa. Prá esses o pau tem que comer...

Anônimo disse...

O problema são criminosos, quinta coluna, travestidos de jornalistas.

Anônimo disse...

Então pare de dizer que as agressões de bolsonaristas a jornalistas ocorreram porque foram provocados! E pasmem, o mesmo “tom” o editor usou para se referir aos enfermeiros que estão sofrendo na pele os efeitos da baixa adesão ao isolamento social, provocado pelo gado minion, chamando-os de lulopetistas! Hipócrita, mentiroso! Pau que dá em Chico dá em Francisco! Fascista é o que você é e não esqueceremos disso!

Anônimo disse...

O editor sempre achou muito bonito agressões, remember "caso do relho" que rendeu dezenas de postagens debochadas. Seja homem pra assumir tuas posições violentas e antidemocráticas sem hipocrisias Políbio!!!

José Corrêa disse...

Sr Políbio:

A questão é de infiltrados PTbas e eskerdebas em manifestações, já registrados em vídeos!!!

E a impren$a não recebeu "cheque em branco" de ninguém!!!

Ella precisa ser cobrada sim!!!

Anônimo disse...

mentira. hipocrisia. tu chamas julian assange de espião. vais publicar isso, editor?

Anônimo disse...

Que fato extraordinário! Pensei que até isso o editor não mais defendia.

Fredoliveira disse...

Liberdade de imprensa sim mas está não tem direito de mentir e manipular. Ser de imprensa não por significar faço o que quero. Liberdade de i.prensa não pode ser violentar a liberdade de pensar dos cidadãos reformando as notícias.

Fredoliveira disse...

A imprensa livre na dem9cracia e fundamental. Ela.precisa, no entanto, estar a altura de sua importância e não manipular os fatos

Anônimo disse...

A liberdade de imprensa não pode e não deve ser absoluta, nada é absoluto na democracia, portanto, liberdade de imprensa com respeito e responsabilidade às informações!

Anônimo disse...

Pois é...lembram o que o lula e dilma queriam fazer com a imprensa???? Controle da imprensa!!! Com certeza não pode haver agressão de reporter seja em manifestações da esquerda ou direita, mas atribuir a culpa ao bolsonaro por um fato individual de um manifestante é o fim da picada...parece q tudo é culpa do bolsonaro...estão pegando muito no pé dele, não tem comp ter sangue de barata toda hora.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/