Opinião do editor - Com este secretariado burocrático, acovardado e sem criatividade, Eduardo Leite não resolverá os problemas do RS

O governador Eduardo Leite voltou novamente de mãos vazias de Brasília. Leite tem repetido a mesma agenda e o mesmo roteiro que conduziram ao fracasso, visitas do gênero que a maioria dos governadores fizeram nos últimos 50 anos.

O governador não merece isto, porque tem demonstrado internamente, no RS, muita coragem no enfrentamento da crise fiscal, consistente e exitosa articulação política, além de capacidade invulgar para o trabalho duro do dia a dia.

Não é possível esperar indefinidamente pela ajuda celestial de Brasília, como já ficou claro no passado, mesmo quando governadores e presidentes estiveram alinhados pela conjunção dos astros, coisa que sequer isto acontece neste momento.

As soluções devem acontecer por aqui. O governador faz o dever de casa traçado pelo manual da ortodoxia fazendária e dos seus demais secretários, mas deste mato não sairá cachorro algum além do que imaginam os burocratas. O atual secretário da Fazenda opera como a maioria dos seus antecessores, burocraticamente, sem criatividade e sem coragem para encontrar formas e meios de buscar rapidamente mais e maiores receitas, pelo menos para garantir a transição até o correto equilíbrio das contas públicas estaduais.

Momentos dramáticos, exigem mudanças dramáticas.

19 comentários:

Anônimo disse...

Se o governador é tão competente como é dito, por que ele não elimina todos os CCs, por que não diminui as secretarias, por que não vende os imóveis ociosos do Estado ou coloca neles uma série de órgãos públicos que alugam imóveis por preços absurdos, por que não diminui a frota carros de mordomia e demite os motoristas???

Anônimo disse...

Pois é...ele recusou o acordo Sartori Temer.Era só assinar e deu.Tudo prontinho.Agora...se vira nos 30.

Anônimo disse...

Mas seus salários são pagos bem certinho. O problema é que o Estado não tem dono, se tivesse estariam na rua. O Estado mesmo quebrado, falido, da Segurança de Emprego para o funcionalismo público. E o trabalhador trouxa paga os pesados Impostos para manter essa paralisia funcional.

Anônimo disse...

Só o Estado do Rio de Janeiro foi tratado com boa vontade.

Anônimo disse...

Faz como o Sartori fez:

Declara a falência do estado diferente mais uma vez. Não tem saida.

O grande erro de Eduardo leite foi a empafia...vou e faço com o apoio, inclusive, da oposição. Não faz. Essa oposição é do quanto pior.

Anônimo disse...

Duda Milka empurrará com a barriga este seu governinho medíocre no RS pois já tem vistas à Brasília. Por isso prefere comprar briga com os funcionários e aposentados do RS a desagradar os "chefões", e os gaúchos pagando a conta...

Que tal acabarmos com isso? O SUL É O NOSSO PÁÍS!

Anônimo disse...

prometeu pagas os salários em dia, agora só lhe resta a renúncia.

Anônimo disse...

as fundações não foram extintas,e não demitiram nenhum empregado, tudo parado, ate o governo tucano fez acordo pra aguardar o stf antes das demissões.

nada de economia até agora.

Anônimo disse...

Políbio, tem projeto para ajudar o estado a arrecadar recursos no curto prazo sem que seja usado nenhum valor financeiro do erário público, tudo com investimento da iniciativa privada, está na colo do governo, mas vê se tem alguma vontade política? O empresário quer ajudar, mas precisa o governo querer se ajudar.

Anônimo disse...

Cortar nos cargos politicos eletivos, a unica saida dos estados.
Salario minimo para deputados e demais cargos eletivos, corte de cartão corporativo e demais benesses.

Sargento Tainha disse...

Políbio, o governador Dudu está fazendo a parte dele, com coragem e competência. A assembleia de nanicos é o problema. Pega mais leve, por favor!

Anônimo disse...

Se houvesse "empáfia" por parte daquele gringo de merda, ele teria mandado o governicho federal à merda, debilóide das 15:39.

O gringo era igual ao duda leite,foi empurrando com a barriga... sempre com a sua absoluta falta de soluções e inércia...

Quem quiser ver algo diferente doe dinheiro pro "Sul é meu País", praquele Irton Marx que ainda está vivo e vai ser candidato a prefeito de santa Cruz do Sul. A proposta de separatismo não é uma loucura inatingível como alguns idiotas pensam, com um pouquinho de dinheiro o movimento "o sul é o meu país" conseguiu fazer duas consultas enormes (em 2016 e em 2017, depois esfriou por causa do bolsonaro) e houve até alguma atenção internacional:

https://www.youtube.com/watch?v=rnZ1cvQnUTk

Os gaúchos é que tem que levar a sério, o mundo leva. E o resto do brasil tenta ridicularizar, mas é por medo.

Anônimo disse...

https://www.bbc.com/news/world-latin-america-41541063

Anônimo disse...

Exploram o estado a rodo, há décadas, e tem idiota que acha que a "empáfia" é o problema. É mole ou quer mais?

Anônimo disse...

Tragam de volta o TARSO GENRO, É DE UM PARTIDO HONESTO E COMPETENTE, pagava os salários dos funcionários em dia e ainda dava AUMENTOS.

Anônimo disse...

"Quem viver verá..."

Covarde é quem retirou a postagem que o Marquezan demitiria todos os CCs do PP e não mantém o que publica....

O que houve?

Descobriram que o buraco é mais embaixo...

Anônimo disse...

Tá serto, uma vez que sentar no colo do Guedes. É de novinho que velho gosta.

Anônimo disse...

A bixa não mãe eleje mais, assim como o polenteiro.

Anônimo disse...



O editor que gosta de gabar-se do numero de acesso a este blog perdeu pontos. Realmente fez uma publicação dizendo que o Prefeito demitiria todos os CCs do PP e retirou. Lamentável.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/