Polícia Federal prende dono da Universidade Brasil e outros 20. Desvios do Fies e do Proubni chegam a R$ 500 milhões.

Estimativas da Polícia Federal indicam que, nos últimos cinco anos, aproximadamente R$ 500 milhões do Fies e Prouni foram concedidos fraudulentamente.O dono da Universidade Brasil em Fernandópolis, José Fernando Pinto da Costa, de 63 anos, foi preso em São Paulo. O filho dele, que também é sócio do grupo educacional, foi preso no aeroporto de Guarulhos (SP). Eles são apontados pela PF como chefes do esquema.   A ação, deflagrada pela delegacia da PF de Jales (SP), conta com 250 policiais federais para cumprir 77 mandados nas cidades de Fernandópolis, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Santos (SP), Presidente Prudente

Acima, dinheiro encontrado na casa de um dos presos.

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira para investigar fraude no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal. O dono da Universidade Brasil e outras 20 pessoas foram presas. A Operação Vagatomia investiga esquema de fraude na concessão do Fies e também na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior, principalmente Paraguai e Bolívia, para o curso de medicina em Fernandópolis (SP).

Bolsas do Prouni e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame Revalida também estão sob investigação. 

A Polícia Federal informou que durante a operação alguns investigados tentaram fugir no momento das prisões e outros jogaram celulares de prédios, antes da entrada dos policiais. Os celulares foram recuperados e os foragidos foram localizados e presos.

15 comentários:

Anônimo disse...

Pelo amor dos meus filinhos, onde tem dinheiro publico, impostos que todos pagamos, tem esperto metendo a mão.

Conseguiram enfiar corrupção até no meio da selva amazonica.

Tem que privatizar tudo.

CARLOS BONASSER disse...

VAI SER BOM QUANDO INVESTIGARAM A CROTON, DO MARES GUIA...RESPONSÁVEL PELO MAIOR ROMBO E ROUBO DO SISTEMA DE FINANCIAMENTO DO ENSINO PRIVADO...ELE COM LULA, MERCADANTE, HADDAD E A DILMA...POR ISSO QUE NUNCA FALTOU JATINHO PARA O LULA FICAR PARA LÁ E PARA CÁ...FRUTO DAS MUTRETAS...

Anônimo disse...

Mais um rombo ! Cada enxadada, uma SUCURI ! Essa cambada tem de apodrecer no xilindró !

Anônimo disse...

"Bolsonaro virou fonte de preocupação", diz ex-coordenador da Lava Jato:

Procurador e ex-coordenador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que Jair Bolsonaro se tornou uma “fonte de preocupações” e que as interferências feitas por ele em órgãos de controle tornam a “situação dramática” , e devem ter sido motivadas pelo desejo dele proteger o filho, o senador Flávio Bolsonaro, de investigações. Ele também disse que os diálogos vazados que mostram os procuradores ironizando o luto do ex-presidente Lula são apenas “conversa de botequim”

3 set 2019

247 - O procurador e ex-coordenador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima, que se aposentou recentemente, afirmou que Jair Bolsonaro se tornou uma “fonte de preocupações”. Segundo ele, as recentes interferências feitas por Bolsonaro em órgãos de controle, como transferir as atividades do extinto Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Banco Central e mudar ocupantes de cargos-chave na Receita Federal, tornam a “situação dramática” e podem ter sido motivadas pelo desejo dele proteger o filho, o senador Flávio Bolsonaro, das investigações da Operação Furna da Onça, que apura um esquema de desvios de salários em gabinetes parlamentares. ...

Anônimo disse...

Que paiseco de m. Corrupção em tudo. Graças a Deus temos a PF e o MPF . Só falta Deus ajuda é mais um pouco e levar embora os 4 vassalos do STF.

Anônimo disse...

Se tivesse ganho a esquerda, ficava tudo acobertado em troca dos professores seguirem fazendo a cabeça dos alunos em prol da implantação do comunismo.

Anônimo disse...

Olha ai o resultado das bolsas de estudo. Veja ai que o governo nunca pensou em ajudar o estudante, mas tirar vantagem em cima da necessidade das pessoas.
O pais da criança, provavelmente ligados ao planalto central, devem ter se entupido e se engasgado com tanta propina.

Anônimo disse...

URGENTE dono da UNISINOS bandido total petista sujo

Anônimo disse...

GERENTE DA CAIXA ECONOMICA DE NOVO HAMBURGO É PETRALHA LADRÃO

Unknown disse...

É árdua a tarefa de arrumar o país. A educação te. Muitos rombos. Daí o congelamento de bolsas necessário a limpeza. O governo está certo. Isso tudo tem que ser explicado ao povo pois Bolsonaro, apesar de algumas trapalhadas, está fazendo um bom trabalho. Nas próximas eleições vamos continuar a limpeza dos políticos.

adilson disse...

Em todo lugar que foi alocado dinheiro,e sempre com a desculpa de favorecer o pobre,ali estava um servo do partido a dizer quem ficaria com migalhas,quem pagaria e quem enrriqueceria.Todos os canais,em nome do pobre,foi a mais brutal transferencia de riqueza,nunca vista neste pais ou em outro,aos ricos e poderosos.

Anônimo disse...

Quando que o contribuinte vai parar de pagar seus tributos.
Para cair no cofre público para ser desviado, melhor então não pagar.
A criação do imposto único prevendo isso vai acabar com qualquer tipo de inadimplência, ai se o empresário não pagar, lacram as portas. Querem o produto dos impostos, e nada mais, para roubar e meter a mão, como sempre foi e como sempre será.

Anônimo disse...

Mas....esse cara é da iniciativa privada! Roubando e enganando estudantes pobres.

Anônimo disse...

Entenderam porque está faltando dinheiro público nas Universidades Públicas? Roubaram, Saquearam tudo, agora acabou. Dinheiro público não dá em árvores. Tem que trabalhar e suar para conseguir.

Anônimo disse...

Funcionário público e petralhas já são quase sinônimos

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/