Até oposição está perplexa com acordo Mercosul-UE e apoio americano à entrada do Brasil na OCDE

Completado meio ano de mandato, Bolsonaro conseguiu emplacar duas conquistas históricas na política externa brasileira:

1) apoio americano à entrada do Brasil na OCDE.

2) acordo de livre-comércio Mercosul-UE.

E ?

Nem o lulopetismo e seus asseclas estão entendendo.

63 comentários:

Anônimo disse...

Quando Deus quer, não adianta lutar contra.

ARS disse...

Um pouco mais de cultura para as raposas esquerdofrênicas invejosas:
Uma raposa faminta viu uns cachos de uva pendentes de uma vinha; quis pegá-los mas não conseguiu. Então, afastou-se murmurando:"Estão verdes demais". Esopo, "A Raposa e o Cacho de Uvas".

Anônimo disse...

Políbio faltou o aliado extra- otan

Anônimo disse...

A promessa do Trump não era o Brasil virar aliado extra-Otan Otan ao invés da OCDE?

Anônimo disse...

Trump diz querer Bolsonaro como aliado da Otan, organização militar ...
https://g1.globo.com/politica/noticia/.../trump-bolsonaro-washington-casa-branca.ghtml
19 de mar de 2019 - Trump diz que EUA e Brasil têm oportunidade histórica de reforçar os ... o Brasil como um grande aliado extra-Otan, ou até mesmo começar a ..

Anônimo disse...

Em almoço fechado, Trump diz querer Brasil como membro pleno da ...
https://www1.folha.uol.com.br/.../em-almoco-fechado-trump-diz-querer-brasil-como-...
20 de mar de 2019 - ​Durante a viagem de Bolsonaro à capital americana, o governo Trump designou o Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN,

Anônimo disse...

Trump diz querer Bolsonaro como aliado da Otan, organização militar ...
https://g1.globo.com/politica/noticia/.../trump-bolsonaro-washington-casa-branca.ghtml
19 de mar de 2019 - Trump diz que EUA e Brasil têm oportunidade histórica de reforçar os ... o Brasil como um grande aliado extra-Otan, ou até mesmo começar a ...

Anônimo disse...

Trump notifica Congresso para Brasil virar aliado extra-Otan - Época ...
https://epocanegocios.globo.com/.../trump-notifica-congresso-para-brasil-virar-aliado-...
9 de mai de 2019 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou ontem (8) o Congresso que pretende designar o Brasil como um aliado prioritário ...

Anônimo disse...

Bolsonaro e sua equipe economica não eram contra o Mercosul?

Anônimo disse...

Acorda velho idiota. Não fala o que não sabe, não fale pela esquerda.

Anônimo disse...

Paulo Guedes diz que Mercosul não será uma prioridade. Isso é ruim ...
https://exame.abril.com.br/.../paulo-guedes-diz-que-mercosul-nao-sera-uma-prioridad...
30 de out de 2018 - Falas do futuro chefe da área econômica de Bolsonaro sobre o bloco sul-americano fizeram soar o alarme na América do Sul. Entenda.

Anônimo disse...

Declarações de Paulo Guedes sobre Mercosul ... - Folha - Uol
https://www1.folha.uol.com.br/.../declaracoes-de-paulo-guedes-sobre-mercosul-surpre...
30 de out de 2018 - Declarações de Paulo Guedes sobre Mercosul surpreendem ... Paulo Guedes, geraram surpresa e desconcerto nos membros do Mercosul. ...

Anônimo disse...

Bolsonaro e Mercosul: erros do presidente eleito sobre o bloco ... - Uol
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2018/12/18/bolsonaro-mercosul/
18 de dez de 2018 - O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), há muito se opõe ao Mercado Comum do Sul (Mercosul)

Anônimo disse...

“Será que metemos o pés pelas mãos?”, questiona jornalista do Valor sobre acordo do Mercosul com UE:

29 junho, 2019 - DCM

Do jornalista Daniel Rittner do Valor Econômico no Twitter:

A conclusão do acordo de livre comércio UE-Mercosul não é importante, não é muito importante, é ABSURDAMENTE IMPORTANTE! É um acordo maior que o antigo Nafta (EUA/Canadá/México) e tão abrangente quanto a Parceria Transpacífica. Agora é preciso ter algumas respostas (veja fio):

1) As cotas com tarifa zero para produtos em que o Mercosul é muito competitivo (carnes, açúcar, etanol) são suficientes para equilibrar a abertura de importações para produtos industrializados da Europa, que são bem mais competitivos que os nossos?

2) Quais são as regras de origem no acordo? Hoje um produto precisa ter 60% de insumos e componentes locais para ser considerado do Mercosul Os europeus trabalham com percentual menor. Se a regra for flexível, abriremos mercado a produtos de terceiros, travestidos de “europeus”

3) Queijo parmesão, mortadela Bologna, presunto de Parma… Isso tudo são produtos com “indicação geográfica”, ou seja, lugares que dão fama ao produto… Como ficará a situação de produtores brasileiros (geralmente famílias de imigrantes) que fazem, digamos, parmesão? Podem?

4) O acordo não versa somente sobre o comércio de bens e serviços, mas sobre temas como compras do setor público e propriedade intelectual. Qual será o impacto sobre patentes de remédios? E sobre o uso de licitações como estímulo a um setor específico da economia?

5) Existem cláusulas que permitem o uso de salvaguardas para setores da economia que eventualmente passem por surto de importações europeias? Se houver dano à indústria local, há forma de contê-lo?

6) De forma geral, o acordo parece positivo. Estava sendo negociado desde 1999. Se o país estava decidido a abrir sua economia, melhor abrir ganhando algo em troca. A indústria pode integrar-se melhor às cadeias globais de produção. É um sopro de ânimo ao combalido Mercosul.

7) Uma vez fechado o primeiro grande acordo de livre comércio do Mercosul, o caminho fica mais fácil para passos seguintes. Acordos com Canadá e Coreia (com que há negociações em curso) devem tomar como base as concessões feitas nesse tratado. Fica mais fácil fechá-los.

8) Como qualquer tratado internacional, este precisará ser apreciado pelo Congresso Nacional. Então, caberá aos parlamentares (ouvindo suas bases) observar se os nossos interesses são plenamente atendidos. Meu palpite: sim, são mais atendidos do que desatendidos.

9) Conclusão: pelo simples fato de estar sendo negociado há duas décadas e ter sido fechado agora, cabe uma pitada de desconfiança. Será que metemos o pés pelas mãos e concedemos aos europeus mais do que deveríamos (e sem ter obtido muita coisa em troca)? Que venham respostas.

Anônimo disse...

e, dizem, tem um acordo semelhante sendo costurado diretamente com os EUA...

ai teremos suicídio coletivo da esquerda...

Anônimo disse...

Ora, os petralhas fizeram muitos acordos: com Chaves, com Cuba, com Cretina Krische, com ditadores africanos. Tudo visando o interesse nacional, claro.

Anônimo disse...

Hahahaha

Isso aí caiu no colo do Bozo.

Só os patetas estão comemorando.

Anônimo disse...

Saída do Brasil da OMC para entrar na OCDE pode não ser vantajoso:

Segundo especialista, país está cedendo muito aos EUA e não tem nada de concreto em troca

20/03/2019 - EBM

Em visita ao presidente norte-americano, Donald Trump, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que o país vai abrir mão do tratamento diferenciado que os países em desenvolvimento recebem da Organização Mundial do Comércio (OMC) para ter o apoio dos Estados Unidos na adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – grupo que contempla países ricos.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o cientista político e economista Newton Marques explicou que o ideal e mais vantajoso seria que o Brasil mantivesse o tratamento diferenciado que tem na OMC e ingressasse na OCDE.

Ouça a entrevista no player abaixo:...

"Se o Brasil conseguisse manter o tratamento diferenciado na OMC e ingressasse na OCDE, eu acho que seria muito mais vantajoso", afirmou.

Segundo o especialista, esse tratamento diferenciado permite que países em desenvolvimento possam ter um programa de subsídios.....

Ele acrescentou que ainda não é possível competir de igual para igual com os países desenvolvidos.

Ainda de acordo com o professor, o ingresso do Brasil na OCDE vai tornar a relação com os BRICS complicada.

Anônimo disse...

Pelo simples fato de estar sendo negociado há duas décadas e ter sido fechado agora, cabe uma pitada de desconfiança. Será que metemos o pés pelas mãos e concedemos aos europeus mais do que deveríamos (e sem ter obtido muita coisa em troca)?
O desgoverno Bolonsaro se mostra despreparado e incompetente desde que assumiu. Pregou que seriam nomeações técnicas enquanto se provou ser uma cruzada ideológica.
Não há motivo para crer que analisou tecnicamente os prós e contras do tratado, visto que os inúteis voltaram a condenar a tomada de 3 pinos, com base em achismos de imbecis, na contramão de toda comunidade técnica. Pergunte a qualquer engenheiro eletricista o que pensa do atual padrão brasileiro de tomadas.

Anônimo disse...

Mesmo quando o Brasil estava acima da crise econômica de 2007/2008, com o dólar extremamente baixo e, por consequência, o PIB em ascensão e mesmo o LuLADRÃO sendo “o cara”, o Obama e os EUA não tinham nenhuma consideração pelo país bolivariano que éramos.
Simples fato.

Anônimo disse...

Os cornos e viados petistas já não sabem mais o que fazer com o Bolsonaro, Araújo e Moro, os três mosqueteiros do Brasil ! Estão revoltados porque os seus teleguiados colocados em 99 % de todo o judiciário e mídias nacionais não estão servindo de nada para parar o trio governamental, e tome "olé" nessa cambada de sem-vergonhas e ladrões !

Anônimo disse...

E o governo informou as bases do acordo entre Mercosul e UE? Quais as vantagens e desvantagens para o agronegócio, indústria brasileira e povo, já que implica em emprego e salários?

Sobre o apoio dos EUA para o Brasil entrar na OCDE, quais as vantagens para o Brasil? Lembrando que a OCDE é sediada na França e é composta por 35 países ricos e que precisa o OK unanime desses países para que outro pais ingresse na organização.

Anônimo disse...

Ambientalistas e agricultores europeus consideram acordo UE-Mercosul “inaceitável”
ONGs e políticos ecologistas também atacam o acordo, principalmente devido à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro. Segundo eles, o tratado comercial vai destruir “a Amazônia e a agricultura familiar europeia”.

Jornal GGN - 29/06/2019

Ambientalistas e agricultores europeus consideram acordo UE-Mercosul “inaceitável”
As polêmicas e as resistências contra o acordo “histórico” entre o Mercosul e a União Europeia se multiplicam neste sábado (29). A assinatura do tratado comercial entre os dois blocos foi anunciada na noite de sexta-feira (28), em Bruxelas. Nesta manhã, o texto é considerado “inaceitável” por agricultores, ONGs do meio ambiente e partidos ecológicos europeus. A política ambiental brasileira está na mira dos opositores ao acordo.

A presidente do FNSEA, o principal sindicato agrícola francês, Christiane Lambert, denunciou no Twitter um “acordo que expõe os agricultores europeus a uma concorrência desleal e os consumidores a uma enganação completa”. Ela critica principalmente as 99 mil toneladas de carne bovina que os quatro países do bloco latino-americano poderão exportar, sem taxas, para a UE.

Segundo o sindicato, a medida complica ainda mais a situação dos 85 mil produtores franceses, já fragilizados pela guerra de preços na França. Prevendo as resistências, o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, prometeu na sexta-feira uma ajuda financeira de até € 1 bilhão em caso de distúrbios no mercado do bloco.

Jean-Pierre Fleury, representante do setor de carne bovina do sindicato agrícola europeu Copa-Cogeca se pergunta está orquestrando “esta grande liquidação do setor pecuarista europeu?” Em 2018, Fleury foi um dos primeiros a alertar sobre a existência de riscos sanitários da carne brasileira. Segundo ele, no Brasil “a rastreabilidade dos animais é quase inexistente”.

Política ambiental
ONGs e políticos ecologistas também atacam o acordo, principalmente devido à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro. Segundo eles, o tratado comercial vai destruir “a Amazônia e a agricultura familiar europeia”. “Que vergonha a Comissão Europeia fazer um pacto com Jair Bolsonaro que é contra os democratas, a comunidade LGBT, as mulheres, a Amazônia, e homologou 239 agrotóxicos desde janeiro”, tuítou o eurodeputado ecologista francês, Yannick Jadot. Ele prometeu que o Partido Verde europeu fará tudo para bloquear o acordo.

Anônimo disse...

Para entender: Acordo UE-Mercosul prevê mudanças em agricultura, saúde e meio ambiente:

29 junho, 2019 - DCM

Os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador Mauro Mendes visitam área de plantação de soja em Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá) – Divulgação/Governo de Mato Grosso
Da AFP.

O acordo de livre-comércio fechado entre Mercosul e União Europeia na sexta-feira (29) aumentará o intercâmbio entre as duas regiões. Assuntos como agricultura, saúde, meio ambiente foram abordados pelo acerto.

Entenda o que é previsto para cada um deles.

Tarifas
A longo prazo, o acordo eliminará 91% das tarifas impostas pelo Mercosul aos produtos europeus, o que equivale a cerca de 4 bilhões de euros.

Por outro lado, a UE vai abolir 92% das taxas que aplica aos bens sulamericanos​. Na indústria, as tarifas cobradas pelo Mercosul serão eliminadas progressivamente para veículos, equipamentos e peças, produtos químicos e farmacêuticos e vestuário.

Agricultura
As taxas do Mercosul sobre vinhos (27%), chocolate (20%), destilados (20 a 35%), pesca enlatada (55%) e bebidas gaseificadas (20 a 35%) serão zeradas.

Queijos e laticínios provenientes da UE também não serão mais taxados, segundo a Phil Hogan, da Comissão Europeia de Agricultura.

Por outro lado, a UE abrirá seu mercado para produtos agrícolas do Mercosul: cotas de 99 mil toneladas de carne bovina a uma taxa preferencial (7,5%), 180 mil toneladas de açúcar e 100 mil toneladas de carne de aves.

Salvaguarda
O acordo inclui um mecanismo de salvaguarda que permite a UE e ao Mercosul impor medidas temporárias para regular importações caso haja aumento significativo e inesperado que causem danos à indústria.

Denominações protegidas
O Mercosul está empenhado em proteger 357 indicações geográficas europeias, como presunto de Parma, champagne, vinho do Porto e uísque irlandês.

A UE, por sua vez, protegerá denominações sulamericanas como a cachaça brasileira e o vinho argentino.

Saúde
Segundo a comissão europeia, o acordo não muda a forma com que a UE adota e aplica padrões de segurança alimentar para produtos europeus ou importados.

O acerto faz referência a um princípio de precaução para garantir que autoridades públicas possam “agir para proteger o meio ambiente e a saúde humana, animal ou vegetal contra qualquer risco detectado, mesmo que a análise científica não seja conclusiva”.

Meio ambiente
O texto inclui um capítulo sobre desenvolvimento sustentável que abrange o manejo e a conservação florestal e o direito de trabalhadores. Trata-se de um trecho que se refere ao acordo climático de Paris.

De acordo com a comissão, ambas as partes devem se comprometer a lutar contra alterações climáticas e trabalhar na transição para uma economia de baixo carbono.

Neste compromisso, o combate ao desmatamento é citado. O capítulo, diz a comissão, terá regras claras, bem como um mecanismo de avaliação independente e imparcial para questões sobre o meio ambiente.

Mercados públicos
Os países do Mercosul abrirão seus mercados públicos para empresas europeias pela primeira vez. Elas poderão participar de concursos públicos em condição de igualdade com as empresas do Mercosul.

Anônimo disse...

Deus está no comando e a Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada ainda não descobriu ou não acredita."Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Anônimo disse...

E nem os aliados, podem crer...depois do Brexit a sorte mudou para o Mercosul.

Anônimo disse...

O mundo inteiro sabia que Lula, Dilma e Temer eram muito corruptos. Pensam que não há espionagem? Que todos não sabem quem é Lula?

Anônimo disse...

Que chato, não? Trump e Bolsonaro iam destruir o mundo, acabar com o verde, levar seus povos à miséria ... Em vez disso, a economia americana está bombando, Bolsonaro está fazendo acordos inimagináveis, está governando o país com maestria, apesar das travas do Congresso, e fazendo o país ser respeitado no exterior!

Anônimo disse...

Caro Políbio
É bom pra calar a boca daqueles que dizem que JB é burro e não fez nada atá agora e que vai p/ o exterior pra passear. Que fiquem abobados mesmo como são, os energúmenos.
Esther

Anônimo disse...

Há muito tempo era para o Brasil se fazer respeitar, só mesmo um Bolsonaro e sua equipe para conseguir isso. A Europa, aliás o mundo todo. depende do nosso país, mais exatamente de nosso meio ambiente para equilibrar o clima no planeta. Todos desmataram, se industrializaram, se tornaram países de primeiro mundo. Mas está ventando e chovendo na cabeça não é? Então, para continuarmos sem desmatar nosso país, temos 75% de mata nativa, o mundo tem de ajudar nosso país de outra forma, como puder. Afinal, temos 200 milhões de bocas para alimentar, já bastam as pressões internas como, pir exemplo, a demarcação de terras indígenas, que são o maior latifundiário do país, sem, no entanto, plantar uma batata para alimentar seus filhos. Os estrangeiros querem continuar comendo uma carninha? Senhores, bois não sobem nas árvores para pastar. Querem nosso vegetais porque não tem espaço para plantar? Vão ter de ajudar! Vão ter de negociar e aceitar nossas condições. Golaço, Bolsonaro!

Anônimo disse...

Não é pouca coisa, não, caro Polibio! Isso equivale a descer de um caminhão pau de arara no meio de uma estrada esburacada, ir pro aeroporto e continuar a viagem dentro de um Boing... 🚛 👉 ✈️

Anônimo disse...

Finalmente...para o Brasil, que até há pouco tempo atrás, só negociava com uma Venezuela falida, Cuba faminta - mas de governo rico - com um índio fajuto e com aquele de chinelo lá embaixo, chegou a hora de se relacionar com os que verdadeiramente contam.

ganhatudo disse...

Mas tudo é culpa do Bolsonaro. Assim diz a imprensa tradicional.
O Noblat da Veja, censor nº1 de Bolsonaro só dá manchetes negativas em seus comentários. Só para citar um exemplo.

Anônimo disse...

Dor de barriga e esquerdista não dá só na família do vizinho, dá na nossa também. Polibio de Dellllss, os esquerdistas da minha estão se arrancando as calças jeans pela cabeça com esse acordo, eita que me divirto!

Anônimo disse...

E os imbecis negando!!!

Bolsonaro 2022!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Anônimo disse...

O governo Bolsonaro em.pouco tempo já mostrou a que veio. E para aqueles que acham incoerência ele apoiar o Mercosul, o que a direita não queria era o Mercosul como estava, não maus como um bloco econômico e sim co.p um convescote de ideologia política da esquerda, combatendo o que havia de mais avançado e próspero. Agora o Mercosul está fazendo sentido. Bolsonaro está no caminho certo

Anônimo disse...

A União Europeia coloca mais de 1 bilhão de euros de apoio à vitivinicultura por ano. Se o estoque está muito alto, pagam o produtor pelo prejuízo que vão ter. O seguro agrícola paga até 80% da apólice — compara Paviani.

Conforme o diretor do Ibravin, a Europa é produtora de 60% do vinho mundial e detém 60% das exportações mundiais de vinho, ou seja, é o player mais importante deste mercado. O vinho brasileiro já sentiu o impacto do fim das tarifas de importação dos vinhos chilenos nos últimos anos e agora terá de enfrentar uma concorrência que pode ser ainda maior.

Anônimo disse...

Do Premio de Economia/2013 - Roberto Shiller sobre o gov(?) BOLSONANARO:

"Ele me dá medo."

"O Brasil é um grande país e merece alguém melhor".

“Eu terei que ficar longe do Brasil”,

Anônimo disse...

MANTENHA UMA COLÔNIA E ELIMINE OS NACIONALISTAS

- não deixe, em hipótese alguma, nacionalistas e desenvolvimentistas voltarem ao poder, depois de serem derrubados por um golpe branco
- os que sofreram o golpe branco, continue fazer com que a opinião pública seja contra eles
- faça a sabotagem por meio de simpatizantes
- faça pautas-bomba no Congresso
- oriente manifestações financiadas
- enfraqueça e destrua a estrutura nacional

Anônimo disse...

Vou rir muito quando a FIESP resolver colocar seus patos nas ruas novamente por conta da quebradeira iminente.

Anônimo disse...

Enquanto isso o Trump foi lá quietinho fechou acordo comercial para EUA com maior importador do Brasil a China !E o Bozo ficou bravinho por um atraso de 20 minutos e desmarcou reunião com maior importador do Brasil !Quem será que vai se dar melhor nessas negociações, em?????

Anônimo disse...

Idiota !
Décadas de negociadores comunistas,que nada acertam e enrolam ...
Imbecil !

Anônimo disse...

O Princípio da Precaução já possui sede constitucional na CF-1988) e é IRRELEVANTE q conste de tratado. Não se trata de ideologia, mas de um princípio jurídico tb presente no corpo jurídico da UE e q diz basicamente o seguinte: o ônus da prova de q o PRODUTO É SEGURO é do ofertante/produtor/fornecedor. Se ele não demonstra cientificamente, c/base em testes q seu produto não é seguro, POR PRECAUÇÃO ele é vedado. Isso evita danos irreversíveis à saúde humana, ao meio-ambiente e ao interesse de produtores já estabelecidos. Daí o prévio licenciamento ambiental e testes, q leva às vezes ANOS pra liberar um defensivo químico, p.ex. Vale tb pra produtos farmacêuticos, pra evitar dependência química e efeitos colaterais horrorosos como ocorreu no triste caso da TALIDOMIDA, p.ex. Leiam o artigo de Adriana Moro e Noela Invernizzi: "A Tragédia da Talidomida...". O q querem produtores brasileros é LIBERDADE sem licenciamento e pagar baixa indenização depois.Ou seja, a UE vai "checar" quanto de pesticidas que os produtores brasileiros estão fincando na agricultura.

Anônimo disse...

Prato cheio para os europeus barrarem os produtos geneticamente modificados(OGM) ...Em alta as bandeiras IDEOLÓGICAS...

Anônimo disse...

E com esse aumento de utilização dos agrotoxicos liberado pelo atual governo, não tenha duvidas, os europeus já poderão impor empecilhos na compra de alimentos brasileiros, pois eles há muito tempo vêm reduzindo o uso de agrotóxicos em seu alimentos, e são altamente rigidos quanto a isso.

Anônimo disse...

Esses defensivos agrícolas recém aprovados pelo ministério da agricultura fatalmente deverão ser revistos, caso contrário darão um prejuizo imprevisto ao país.

Anônimo disse...

>>

Se você encontrar uma pessoa vomitando uma gosma verde, não se preoupe.

É só um petista espumando de ódio e raiva do governo Bolsonaro devido as últimas noticias.

A ORCRIM (ORganização CRIMinosa) lulopetista precisa ir pra lata de lixo de nossa História.

Além da fantastica roubalheira, legaram um pais quebrado e 14 milhões de desempregados.

<<

Anônimo disse...

Kkkkkk a esquerdalha pira....

Anônimo disse...

Apesar do Congresso, do Maia, do Davi e alguns Ministros do STF - O Presidente Jair Bolsonaro está conseguindo tirar o Brasil da miséria e dos 14 milhões de desempregados que a era PT deixou!!!

Anônimo disse...

A UE imporá condições para importação de produtos com determinados agrotóxicos. Produtos plantados em áreas de preservação não entrarão no velho continente.

Anônimo disse...

O que há para entender? O PT e PSDB nunca fecharam o acordo porque são esquerdistas, avessos à liberdade econômica. Bastou um presidente com uma agenda liberal para que o acordo saísse. Até uma mula esquerdopata entende isso.

Anônimo disse...

Ela acusou o golpe, ficou nervosa, está à beira de um ataque de nervos. Nervosa!!! kkkkkk.....

Anônimo disse...

e, dizem, tem um acordo semelhante sendo costurado diretamente com os EUA...

ai teremos suicídio coletivo da esquerda...

Anônimo disse...

e, dizem, tem um acordo semelhante sendo costurado diretamente com os EUA...

ai teremos suicídio coletivo da esquerda...

Anônimo disse...


Os cornos e viados petistas já não sabem mais o que fazer com o Bolsonaro, Araújo e Moro, os três mosqueteiros do Brasil ! Estão revoltados porque os seus teleguiados colocados em 99 % de todo o judiciário e mídias nacionais não estão servindo de nada para parar o trio governamental, e tome "olé" nessa cambada de sem-vergonhas e ladrões !

Anônimo disse...

Que chato, não? Trump e Bolsonaro iam destruir o mundo, acabar com o verde, levar seus povos à miséria ... Em vez disso, a economia americana está bombando, Bolsonaro está fazendo acordos inimagináveis, está governando o país com maestria, apesar das travas do Congresso, e fazendo o país ser respeitado no exterior!

Anônimo disse...


Dor de barriga e esquerdista não dá só na família do vizinho, dá na nossa também. Polibio de Dellllss, os esquerdistas da minha estão se arrancando as calças jeans pela cabeça com esse acordo, eita que me divirto!

Anônimo disse...

Tchê imagina quando sair a Reforma da Previdência e a economia reagir. As ESQUERDA PIRA MANO!!!!! KKKKKK

A.C. disse...

E tu vai dormir, bebê sem educação! Depois que aprender abter bons modos vc volta aqui talkey?

Ernani disse...

Muito bom ver o Brasil funcionar como Estado de verdade. Os demônios vermelhos estão loucos, kkkkkkkk.

Anônimo disse...

Conseguiu também extinguir o HORÁRIO de Verão... Como faz medidas boas o nosso Presidente.

Anônimo disse...

Será que a RBS vai entrevistar o Dino Olívio a respeito...??? Poderiam escalas a Kelly Pitaco...

Anônimo disse...

AI AI UI UI
O POPOZINHO DE ALGUÉM ESTA DODÓI AS 14:59....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/