Aumento do IPTU de Porto Alegre pode não ter maioria na Câmara

O prefeito Marchezan Júnior acha que tem maioria para aprovar a proposta de reajuste da planta de valores para efeito de cobrança do IPTU de Porto Alegre, mas vereadores que se opõem à proposta, como é o caso de Valter Nagelstein, MDB, não apostam nisto.

O projeto vai a votação nesta semana.

São 36 vereadores e o governo acha que tem 22 votos, mas Nagelstein faz outras contas. Além dos 3 vereadores do PT e 2 do Psol, três do PP, dois do MDB e um do Novo já se manifestaram claramente contra.

No ano passado, o projeto foi derrotado por enorme maioria, mas de lá para cá o prefeito ampliou sua base, que se tornou muito maior.


Votaram contra o projeto, ano passado:

 Vereadores Felipe Camozzato (NOVO), João Bosco Vaz (PDT), Mauro Zacher (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), André Carús (PMDB), Comandante Nádia (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Mônica Leal (PP), Ricardo Gomes (PP), Alvoni Medina (PRB), José Freitas (PRB), Professor Wambert (PROS), Paulinho Motorista (PSB), Fernanda Melchionna (PSOL), Professor Alex Fraga (PSOL), Roberto Robaina (PSOL), Adeli Sell (PT), Aldacir Oliboni (PT), Marcelo Sgarbossa (PT), Sofia Cavedon (PT). Dr. Thiago Duarte (DEM) e Cláudio Janta (SD). A favor, votaram os vereadores Rodrigo Maroni (PODEMOS), João Carlos Nedel (PP), Airto Ferronato (PSB), Tarciso Flecha Negra (PSD), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Cassio Trogildo (PTB), Luciano Marcantônio (PTB), Paulo Brum (PTB), Mauro Pinheiro (REDE) e Dr. Goulart (PTB). O vereador Reginaldo Pujol (DEM) se absteve.

12 comentários:

Anônimo disse...

O preco dos imoveis para venda à vista valor venal é a base de calculo do IPTU e caiu mais de 40% nos ultimos 4 anos.

Srs vereadores AUMENTEM O IPTU E NAO VAO SE ELEGER MAIS PRA NADA E NOS NAO IREMOS PAGAR MAIS NADA!!

VAMOS ENCHER A 8a Vara da Fazenda com acoes declaratorias e embargos interminaveis... 

DA dó passar pelo centro e pelas principais avenidas da cidade e ver o numero de imoveis pra alugar. Sera o fim da já combalida economia de Porto Alegre e dos poucos empregos ainda existentes.

O Junior já sabe que nao se elegerá mais pra cargo algum mas com o dinheiro retirado do bolso do povo vai arrumar uma posiçao em um conselho de qualquer estatal.

Voces VEREADORES POR SUA VEZ FICARAO MARCADOS PARA SEMPRE NAS REDES SOCIAIS.

VOTEM CONTRA O POVO E VERAO.

#IPTUSEAUMENTARNAOVAMOSPAGAR

Anônimo disse...

O preço dos imoveis despencou 40% justamente porque o poder aquisitivo das pessoas tambem foi pro chao.

SERA O FIM DO COMERCIO DOS EMPREGOS QUE AINDA RESTAM E DOS ALUGUEIS EM PORTO ALEGRE.

O Junior já sabe que nem da mulher vai ter o voto mas OS VEREADORES QUE VOTAREM A FAVOR DESTE ASSALTO AO BOLSO DOS CONTRIBUINTES JAMAIS SERAO ESQUECIDOS PELOS ELEITORES!!

PIOR: FARAO OS PETRALHAS VOLTAREM AO PODER LOGO APOS AS PESSOAS RECEBEREM OS CARNES DE PAGAMENTO DA 1.a parcela DO IPTU.


O povo nao pode mais aguentar aumento dr impostos..


#IPTUSEAUMENTARNAOVAMOSPAGAR

charles disse...


Pobre coitado que escreveu o comentário tamanho família, só disse besteira e deve ser um esquerdopata ou um riquinho que não quer sua residência de milhões pague um imposto justo. Rico quer que pobre pague mais, como acontece com os impostos dos alimentos básicos. Neste país rico deveria ter suas propriedades confiscadas , caso não quisesse pagar o imposto que deveria pagar. País de merda é isto. Só totalmente favorável a reavaliação da planta, para que todos paguem por aquilo que tem e nada fique mascarado.

Anônimo disse...


Então várias exonerações dos Cargos em Comissão deverão ocorrer.


Ou é base aliada ou não é.

Anônimo disse...


Não quer dizer nada ter votado contra no ano passado.

É que eles não tinham entendido direito o projeto.

Vai ser igualzinho ao projeto que retirou direitos dos servidores. Ano passado alguns vereadores foram contra porque não haviam entendido o que votaram. Alguns pensaram que era aumento mas é atualização da planta.

Tem muito rico com casarão pagando IPTU defasado.

Anônimo disse...

Vai JUNIOR AUMENTA O IPTU E QUEBRA DE VEZ A ECONOMIA DE PORTO ALEGRE BOTANDO O NOME DOS CONTRIBUINTES NO SPC.

VEREADORES AUMENTEM O IPTU E TRAGAM OS PETRALHAS DE VOLTA À PREFEITURA!!

Anônimo disse...

Loko pra mamar nas verbas publicas...

Pobre coitado do povo.

Anônimo disse...

Só um troxopata acha que rico paga imposto nesse pais.

Todos vao repassar os custos para os consumidores de seus serviços e produtos e os que nao poderem fazer isto, quase semore os micro e pequenos empresarios, vao fechar as portas e/ou demitir.

A unica coisa defasada é a inteligencia dos trouxas que defendem politicos botando a mao no bolso de quem produz...

Ieda de Oliveira Martins disse...

Convido todos os vereadores a vir até o bairro Ponta Grossa antes de aprovar o aumento do Iptu. Nós, moradores da rua dos Gerânios, no Tunel Verde, sofremos com o descaso da prefeitura. Aqui temos buracos, barro,vazamentos de água e esgoto e água acumulada pela chuva que permanecem por falta de escoamento. E pagamos Iptu muito caro pela infraestrutura que temos... Só queremos o nosso direito que é receber a devida atenção que merecemos!

Anônimo disse...

Chega de aumento impostos!! Já não basta a reforma da previdência que é aumento pra trabalhador!? Vamos pagar mais e receber menos

Anônimo disse...



A gasolina e o Diesel são corrigidos a todo momento.

Por que o IPTU deve ficar defaso?

Anônimo disse...


Infelizmente poucos políticos são pessoas de palavra. Se elegem prometendo não votar a favor de aumentos de impostos, mas depois sofrem amnésia.

Nos resta dar o troco na próxima eleição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/