Juros de cartão despencaram de 431,1% para 227,5% ao ano, em apenas 5 meses

Os custos menores no cartão também decorrem da redução da taxa básica de juros. A Selic estava em 12,25% ao ano em março e agora já baixou para 7,5% ao ano. Esse recuo levou, por exemplo, a taxa média do crédito pessoal, que inclui linhas de consignado e não consignado, de 54,2% em janeiro para 48,5% ao ano em setembro.

Desde que o governo Temer editou as novas regras para o empréstimo rotativo, que começaram a valer, no início de abril, os juros anuais do cartão de crédito já caíram mais de 200 pontos percentuais. O que mostra o Banco Central:

- As taxas caíram de 431,1% ao ano para 227,5%. O mercado saiu de taxa de quase 15% ao mês para perto de 10% em cinco meses.

As novas regras definidas pelo Banco Central limitam o uso do rotativo ao período de um mês. Acima desse prazo, a quitação do saldo em aberto da fatura deve ser feita à vista ou por meio de parcelamento oferecido pelas instituições, com juros mais baixos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Nada mudou, continua a transferência de renda, um verdadeiro roubo. a Lava Jato Vai chegar nestes larápios; com ajuda do Palofi.

Anônimo disse...

Tem que pegar esses banqueiros ladrões, devem fortunas de impostos e o governo isenta esses bandidos do pagamento. Quando vão pagar os planos econômicos?
Tenho a receber a mais de 20 anos.
Cadeia neles.

Anônimo disse...

E a inflação oficial no patamar de 5%?

Anônimo disse...

Sugiro ao editor o seguinte cálculo "atuarial":
Tome a contribuição mensal de um servidor público, aplique essa taxa de juros, a reduzida, pelo tempo de contribuição desse servidor, 30 anos, ou 25, se achar mais apropriado.
Vá escalonando a variável tempo à medida em que o tempo de contribuição vai sendo contabilizado.
Elaborados os cálculos, revele o montante e nos diga quantas aposentadorias integrais podem ser pagas com apenas essa contribuição.
Se achar que o cálculo não está correto, reduza a taxa de juros a 1/10 daquela tomada para o primeiro cálculo e nos diga quantas aposentadorias integrais podem ser pagas com apenas a contribuição de um único servidor.
Dica: se o cálculo for muito difícil, peça ajuda a um economista qualquer.

Anônimo disse...

Desconto da black friday???
Afinal o cara já tá morto pagando estes juros!
Com inflação abaixo de 6% ao ano, estes juros configuram assalto a mão armada!

Unknown disse...

O editor nunca publica meus comentários, apesar de eu me identificar sempre, mas vou tentar novamente.

Nada mudou no que se refere à politica de crédito no Brasil.
Juros continuam achacantes, um escandalo!

Caíram de mais de 400% pra pouco menos de 300% simplesmente porque a cartela de clientes encolheu, ou seja, os mais pobres, endividados e com restrições nas famigeradas "listas negras" deixaram de ser clientes.
Com isso o "risco" do banco nesse tipo de operação cai. lógico e simples assim.

Num futuro próximo, quando a classe média for extinta, ou melhor, quando se transformar numa classe operária moderna, cartões de crédito voltarão a ser exclusividade da burguesia (sonho de 11 em cada 10 burgueses) e assim, restringindo o acesso ao crédito, se diminuirá o risco e claro, os juros.

É o velho "dinheiro chama dinheiro" aclamado pela burguesia e apoiado (?!) pela classe média...

Anônimo disse...

Ainda são juros pornograficos.

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
O leitor Igor tem toda razão. Nada mudou na política de oferta de crédito no BR. Ou melhor, mudou sim, para pior.
O custo Brasil é enorme, graças ao tamanho do Estado-babá.
Mas por essas bandas, tudo fica mais complicado quando se trata de investimento na produção ou investimento na especulação.Lógico que a especulação dá de dez a zero. Então continuamos, como sempre, trabalhando para manter o Estado-babá e seus privilegiados.

Unknown disse...

Agiotagem institucionalizada com aval do governo federal!!!

Anônimo disse...

COM BOLSONARO IRÃO CAIR PARA MENOS DE 40% AO ANO!

Anônimo disse...

Bunda-Suja vai baixar os juros para 40% por Decreto anonimo das 13:39?

Anônimo disse...

Os inocentes também querem viver.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/