TRF4, Porto Alegre, dá outra lambada em Lula

Nesta sexta-feira, o T%RF4, Porto Alegre, negou o pedido de Lula para que fosse adiado seu interrogatório em Curitiba, na quarta-feira que vem.

Lula quer fugir de Moro.

Não vai conseguir.

45 comentários:

Anônimo disse...

O pior que é! Igual o diabo foge da cruz.

Pedro Lagomarcino disse...

Caro Políbio Braga,
Dá-lhe TRF4 neles!
Eis a lambada que a PaTota do Lula vai ter que aprender a cantar:
- Vai Safadão! Vai Safadão! Vai Safadão!
Estou chorando de rir até o dedo do Lula crescer.
Fraternal abraço,
Dr. Pedro Lagomarcino
OAB/RS 63.784

Anônimo disse...

Polibio, o petralha "copia e cola" que costuma colar os seus "comentarios" aqui vai ter um chilique com essa noticia...klkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

HÁ 20 ANOS, GEDDEL JÁ CHANTAGEAVA FHC PARA ABAFAR A COMPRA DA REELEIÇÃO:

Preso nesta sexta-feira em Salvador, o ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) é um dos corruptos mais longevos da política brasileira; há vinte anos, o Globo noticiava que ele e Michel Temer chantagearam o então presidente Fernando Henrique Cardoso para abafar investigações sobre a compra de votos para a reeleição; os peemedebistas só sossegaram quando arrancaram de FHC os ministérios dos Transportes com Eliseu Padilha e Íris Rezende.

8 DE SETEMBRO DE 2017

Bahia 247 – Preso nesta sexta-feira em Salvador, o ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) é um dos corruptos mais longevos da política brasileira, que já havia despontado no escândalo dos anões do orçamento.

Há vinte anos, o Globo noticiava que ele e Michel Temer chantagearam o então presidente Fernando Henrique Cardoso para abafar investigações sobre a compra de votos para a reeleição.

Os peemedebistas só sossegaram quando arrancaram de FHC os ministérios dos Transportes com Eliseu Padilha e Íris Rezende.

Abaixo, texto da Reuters sobre a prisão de Geddel:

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Salvador e deverá ser transferido para Brasília, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Na semana passada a Polícia Federal apreendeu cerca de 51 milhões de reais em espécie em um apartamento na capital baiana que seria usado por Geddel, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer.

Anônimo disse...

Corrupcão tucana há muito é escancarada, com o "pacto de sangue" com a justissa continuam livres feito passarinhos. Essa cloaca em que transformou o Brasil é uma verdadeira ação entre amigos.

Anônimo disse...

Criminoso em série de uma série criminosa:

Brasil 08.09.17 14:20 - Antagonista

Geddel Vieira Lima é mais um criminoso em série numa série criminosa chamada política brasileira.

Quem transformou a política brasileira em série criminosa não foi a imprensa. mas os criminosos em série.

Anônimo disse...

“MEU FILHO NÃO É BANDIDO, ELE É DOENTE”, DISSE MÃE DE GEDDEL À PF:

A PF ficou mais de duas horas no prédio de Geddel Vieira Lima em Salvador antes de levá-lo preso; uma das buscas foi na casa da mãe de Geddel, que mora alguns andares abaixo; "Meu filho não é bandido, é doente", disse dona Marluce Quadros Vieira Lima.

8 DE SETEMBRO DE 2017

Bahia 247 - A Polícia Federal ficou mais de duas horas no prédio de Geddel Vieira Lima em Salvador antes de levá-lo preso. Uma das buscas foi na casa da mãe de Geddel, que mora alguns andares abaixo. "Meu filho não é bandido, é doente", disse dona Marluce Quadros Vieira Lima.

A PF chegou ao prédio, em Salvador, no bairro Jardim Apipema, por volta de 5h40, em dois carros. Um vendedor ambulante foi escolhido para subir ao apartamento do ex-ministro como testemunha. Pessoas que andavam na rua gritavam em apoio à PF contra o político: "Vai para a Papuda".

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a decisão que a polícia está em mãos é da 10ª Vara Federal de Brasília, mas ainda está em sigilo. O pedido acontece após a PF ter encontrado na terça (5) R$ 51 milhões em espécie escondidos em caixas e malas em um "bunker" ligado ao peemedebista, também em Salvador.

Anônimo disse...

Geddel sofre da Síndrome do Borderline.

Aprenda dona Marluce. Tem que dá uma de louco.

Anônimo disse...

A coxaida devem estar se mordendo, pois a bala de prata deles foi enegrecida pelo tantão de dinheiro do Geddelzinho. Eles não contavam com esta falha. Agora estão com cara de bunda sem lavar!!!!

Anônimo disse...

Alguém já receber via WhatsApp uma gravação na qual "Lula" fala com alguém sobre a situação dele?

Anônimo disse...

Temer indicou Geddel ministro de FHC e Lula. Temer indicou Geddel para a Caixa com Dilma. Temer o fez seu ministro. E Geddel não explica os 51 milhões?

Anônimo disse...

“Mãe é mãe!”
Dona Marluce tá certa, Carainho é cleptomaníaco corrompido pela cleptocracia Golpista, coitado.

Anônimo disse...

PAVOR NO GRUPO DE TEMER: GEDDEL DEVE VIRAR DELATOR:

08/09/2017 - Brasil 247

"A festa no Planalto com a capotagem de Joesley Batista e Rodrigo Janot durou pouco. Com a prisão de Geddel Vieira Lima, Michel Temer e seus parceiros do grupo “PMDB da Câmara” estão apavorados com a hipótese, bastante provável, de que ele venha a se tornar delator premiado", diz a colunista do 247 Tereza Cruvinel; "Temer e Geddel são unha e carne. Sua carta de demissão foi dirigida ao 'fraterno amigo' que ajudou a colocar no cargo com o golpe de 2016. Seus apadrinhados continuam no governo e no Palácio. Ele tem muito a contar sobre tudo o que fizeram juntos neste anos todos. Com a delação de Lucio Funaro homologada, ele terá que oferecer mais revelações, além das que já foram feitas pelo operador do PMDB, para conseguir a delação. Tremei, palacianos. Geddel vem aí" (...)

Anônimo disse...

TODOS ESPERAM QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA,SE BOBEAREM DE NOVO,DEIXANDO BANDIDO SOLTO,TRIPUDIANDO E DEBOCHANDO VAI DAR MERDA...

Eliezer Tavares de Oliveira disse...

Sr. Políbio, já viu o vídeo abaixo onde o Lula conversa desesperado com Rui Falcão sobre os últimos acontecimentos? Será que isso é real?

https://www.youtube.com/watch?v=gVHzH3DTaRc

Anônimo disse...

Hoje em dia qualquer moleque tem um celular que filma, grava, tira fotos. Não é possível imaginar que ninguém tenha se lembrado de filmar, gravar conversas ou tirar fotos de malas de dinheiro, extratos de conta do exterior... As provas "cabais" que apareceram até agora são contra os queridinhos do PMDB e do PSDB, leia-se Temer, Geddel e aécio.
https://brasil.elpais.com/b...
http://g1.globo.com/politic...
https://www.youtube.com/wat...
https://www.youtube.com/wat...

Anônimo disse...

LULA na cadeia. Até o PT quer que LULA seja preso logo, para anunciar seu substituto à corrida Presidencial .!!!

Anônimo disse...

Hey! Cadê os vídeos das famosas "malas de dinheiro" do PT? Ah, não tem? Como sempre. Mas de teus queridinhos está "assim" de vídeos e fotos, audios, malas de dinheiro, envolvendo Temer, Rocha Lourdes, aécio, Geddel...
https://brasil.elpais.com/b...
http://g1.globo.com/politic...
https://www.youtube.com/wat...
https://www.youtube.com/wat...

Anônimo disse...

MPF: “GEDDEL É SERIAL CRIMINAL”

Brasil 08.09.17 12:51 - O Antagonista

Ainda na representação obtida por O Antagonista, o MPF diz que outras investigações demonstraram a participação de Geddel Vieira Lima em “diversos outros esquemas criminosos semelhantes”.

“Noutras palavras, Geddel Vieira Lima adequar-se-ia à figura do ‘serial criminal’, ou criminoso em série, ou seja, criminoso habitual que faz de uma dada espécie de crime sua própria carreira profissional.”

Confira aqui a íntegra da petição do MPF. (...)

Anônimo disse...

Exclusivo: Barata Filho pagou 5 milhões de francos a Picciani:

Sem categoria 08.09.17 16:04 - O Antagonista

Em sua delação premiada, a que O Antagonista teve acesso, Lúcio Funaro contou que repassou 5 milhões de francos suíços do empresário Jacob Barata Filho ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani.

O repasse foi feito a pedido de Eduardo Cunha para a campanha de 2014.

O delator contou que recebeu o dinheiro na conta CH930862403001101000B, em nome da offshore Tuindorp Enterprises, no Banco Audi, na Suíça.

Após uma operação dólar-cabo efetuada por um doleiro chamado “Tony”, a quantia foi sacada no Brasil e entregue a “Milton”, operador de Picciani.

Além do extrato da conta, Funaro entregou à PGR mensagens que trocou com Cunha por meio de um celular não apreendido pela PF. (...)

Anônimo disse...

- Mano do céu...
- Que foi?
- O Palocci ferrou o Lula. Você viu?
- Não vi. O que foi que ele falou?
- Que o Lula sabia de tudo.
- Eita. Tipo o quê?
- O esquema com a Odebrecht.
- Vixe. Agora vai.
- Vai.
- E ele mostrou uns áudios?
- Não.
- Uma sala repleta de mala de dinheiro?
- Não.
- Já sei: contas no exterior?
- Não.
- Extratos bancários?
- Não.
- Uma compra de sentença?
- Não. Nada disso.
- Pelo menos um helicóptero com coca?
- Não.
- Algum depósito na conta da Marisa?
- Neca.
- Palocci pelo menos participou das negociações?
- Diz que não. Mas o molusco contava para ele depois.
- Contava?
- É.
- Tem vídeo disso?
- Não.
- Gravação?
- Não.
- Grampo?
- Não.
- Testemunha?
- Não.
- Eram só ele e Lula? Ninguém mais viu?
- Só os dois. Petralhas.
- E a delação foi homologada?
- Foi.
- O juiz aceitou?
- Claro!
- Saquei.
- Não é incrível?
- Realmente. É incrível.

Anônimo disse...

CHICO PINHEIRO: GEDDEL, DOS R$ 51 MILHÕES, É TEMER:

08/09/2017 - Brasil 247

Jornalista Chico Pinheiro criticou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, parceiro de Michel Temer na arrecadação e distribuição de propinas no PMDB, que foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 8; "Temer indicou Geddel ministro de Lula. Temer indicou Geddel para a Caixa com Dilma. Temer o fez seu ministro. E Geddel não explica os 51 mi!", disse o apresentador do Bom Dia Brasil, da TV Globo, em sua página no Twitter (...)

Anônimo disse...

Na próxima quarta-feira é o dia de recolher o passaporte do dito cujo !

Anônimo disse...

Desconfio que na data da audiencia haverá internação no sirio-libanes de paciente com diarreia.

Anônimo disse...

Esta é a oração feita com grande fervor todos o dias pela camarilha vermelha que acredita em papai noel, coelhinho e no pé grande:

São Lula, rogai por nós! Santa Dilma, rogai por nós! São Stédile, rogai por nós! São Dirceu, rogai por nós! Santos deputados vermelhos, rogai por nós! São senadores vermelhos, rogai por nós!

Anônimo disse...

Eu vi agora. É o mesmo audio que está espalhado nas redes sociais. Se não ë o Lula, quem fez é um artista, pois a voz é igual. Pena que não dá para entender o nome que ele diz ao final da conversa.

Anônimo disse...

Não esperava nada diferente de nossa "justiça"...

Anônimo disse...

Esses ladrões do dinheiro publico deveriam ter pena como crime hediondo...mais ainda...ter todo o património destes e de seus descendentes expropriados. Mas os ladrões é que fazem as leis..e por isso estamos assim..todos soltos..Dizendo...Venham me prender..mastragam provas!! Ora..como se os ladrões colocassem os produtos do roubo em seus nomes.

Anônimo disse...

Ôôô Mané das 15:23, Temer tá é cagando e andando pra delinquência de Geddel ocorrida no governo Dilma e Lula... Vcs podem até dizer que Geddel foi indicação de Temer... Mas se me lembro bem, no episódio do impeachment da Anta, Temer enviou carta dizendo que não tinha voz no governo.. Se tiver enganada, me desculpe. Portanto, Geddel é apenas mais um problema de Bandilma e Luladrão. Façam bom proveito!!

Anônimo disse...

GEDDEL TINHA ‘CONTA CORRENTE’ COM FUNARO:

Brasil 08.09.17 20:05 - O Antagonista

Em sua delação, obtida por O Antagonista, Lúcio Funaro contou que Geddel Vieira Lima “mantinha uma espécie de conta corrente” com ele e relatou que repassava os valores quando solicitado pelo ex-ministro.

Funaro entregou registros de pagamentos num total de R$ 11,4 milhões, como mostramos mais cedo.

Segundo o delator, ele e Geddel “não cessaram” suas atividades ilícitas na CEF, mesmo após a deflagração da Lava Jato, pois não tinham negócios com a Petrobras e achavam que o escopo da investigação não iria se expandir para outros setores”.

Quando assumiu a Secretaria de Governo de Temer, Geddel ficou com medo da exposição e pediu a Funaro para suspender os repasses – ele deveria receber então R$ 20 milhões de propina da operação da Alpargatas: “Dá uma segurada e depois nós acertamos isso aí.”

Os 11 pagamentos foram feitos entre 17 de fevereiro de 2014 e 13 de maio de 2015:

17/02/2014: R$ 650 mil

26/02/2014: R$ 500 mil

20/03/2014: R$ 800 mil

08/05/2014: R$ 1 milhão

25/07/2014: R$ R$ 1 milhão

29/08/2014: R$ 1,5 milhão

18/09/2014: R$ 3,25 milhões

01/10/2014: R$ 1,2 milhão

19/12/2014: R$ 500 mil

28/01/2015: R$ 500 mil

13/05/2015: R$ 500 mil

Anônimo disse...

É falso o áudio do WhatsApp com suposta ligação de Lula reclamando de Palocci:

Mensagem informa se tratar de um telefonema interceptado do ex-presidente falando com Rui Falcão, mas conteúdo não passa de imitação

Zero Hora - 08/09/2017

É falso o áudio do WhatsApp com suposta ligação de Lula reclamando de Palocci Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução

É falso o áudio que simula uma conversa de telefone que teria sido grampeada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente do PT Rui Falcão. Na montagem, que está circulando no WhatsApp, pode-se ouvir apenas a voz de um homem que faz imitações de Lula, com o som da TV (...)

Anônimo disse...

“Ó, DANDO DINHEIRO, O MOREIRA FAZ QUALQUER COISA”:

Brasil 08.09.17 19:25 - O Antagonista

Em sua delação, obtida por O Antagonista, Lúcio Funaro relata também pagamento de propina a Moreira Franco.

Ele relata episódio em que buscou Moreira, por meio de Eduardo Cunha, para conseguir financiamento do FI-FGTS para a Cibe, do grupo Bertin.

“Ó, dando dinheiro, o Moreira faz qualquer coisa”, teria dito Cunha, nas palavras de Funaro.

Com a intervenção de Moreira, a Cibe obteve empréstimo de R$ 300 milhões. Segundo Funaro, o grupo Bertin pagou 4% de propina. Do montante, 60% ficou com Moreira, 25% com Cunha e 15% com Funaro.

Ele contou também que, na gestão de Moreira como vice-presidente de Fundos da Caixa, a Odebrecht foi a maior beneficiada com recursos do FI-FGTS.

Funaro disse ainda que Moreira tinha um operador na Infraero chamado André Luis Marques, o André Bocão.

Anônimo disse...

OLHA O PELEGO PAGO DO PT AI COLANDO E POSTANDO ASNEIRAS, VAI TRABALHAR VADIO O LULADRAO MAIOR LADRAO DE NOSSO PAIS JA ERA ATE O PALOFFI AMIGAO DELE DE ANOS QUE SABE DE TODA PODRIDAO VAI FAZER DELAÇAO E O ENTREGAR JA COMEÇOU A FALAR DEU UMA PERITIVO , NA DELAÇAO QUE QUER FAZER DIZ QUE TEM PROVAS E PILHAS DE PROVAS QUE VAI DAR MAIS DE 1 ANO DE LAVA JATO HAHAHAH LURAPIO ESTA EM COLICAS SEM DORMIR

Anônimo disse...

GEDEL VIERIA ERA MINISTRO DO PT E ERA DA CAIXA ECONOMICA TAMBEM ERA ANOS DO GOVERNO PT FOI DURANTE AQUELA EPOCA QUE ELE ROUBOU DISSE FUNARO E MOSTROU AS DATAS TODAS SIM GEDEL SURRPIOU DURANTE O DESGOVERNO PT- TUDO EM CASA

TEMEROSO ERA VICE DA BANDILMA- TUDO EM CASA

Anônimo disse...

OLHA O PELEGO PAGO DO PT AI EM CIMA O MESTRE POLIBIO ADORA ELE HAHAH. O CARA POSTA MIL VEZES E COLA ASNEIRAS O DIA TODO AQUI= TODOS COMENTARIOS SAO DELE AI EM CIMA- TODOS

Anônimo disse...

MARCELO ODEBRECHT Q TA PRESO JA DISSE QUE DEU EM MAOS 23 MILHOES A LULA E DISSE QUE DILMA LHE PEDIU PESSOALMENTE 12 MILHOES TRATAVA COM ELA DIRETO ATE NO PALACIO NA BIBLIOTECA

O PAI EMILIO ODEBRECHT TAMBEM DISSE QUE FALAVA PESSOALMENTE COM LULA ERAM AMIGOS INTIMOS DE ANOS E ANOS POR ISTO O CODINOME DE LULA NAS PLANILHAS ÉAMIGO. DISSE QUE O SITIO ERA D LULA ELE REFORMOU PRO LULA E O ESTADIO DO CORINTHIAS TAMBEM FOI PRESENTE P AGRADAR LULA E AINDA DISSE QUE O IRMAO DE LULA RECEBEU POR MUITO TEMPO MESADA É TAMBEM TEVE 300 MILHOES P PROÍNAS A LULA- PRA CAMPANHAS ISTO DISSE O FILHO MARCELO ODEBRECHT E O PALOCI CONFIRMOU EM SEU DEPOIMENTO ONTEM- FECHOU O CAIXAO COM CHAVE DE OURO- LULA ESTA EM COLICAS O MANTEGA SEU MINISTRO TAMBEM DISSE QUE QUER ABRIR O BICO E JA DISSE QUE DILMA E LULA SABIAM SIM DE TUDO

Anônimo disse...

OLHA O PELGO PAGO AI VOMITADNO AS NEIRAS DEIXA D SER PATETICO O PALOCI SABE DE TUDO FOI UM DOS FUNADORES DO PT E O MAIS CHEGADO A LULA CONHECE TUDO E SABE TUDO DE LULA ACABOOO MANEZAO E ELE NAO PRECISAVA DE PROVAS ONTEM ELE FOI COMO TESTEMUNHA ELE É APROVA ENTENDEU ELE É APROVA É TESTEMUNHA NO PAIS 80% DOS CRIMES SAO RESOLVIDOS ASSIM COM TESTEMUNAS- É TESTEMUNHA ENTENDEU ENTAO ESTUDE ELE NAO É DELATOR AINDA ELE QUER SER DELATOR OS ADVOGADOS DELE Q VAO TRATAR COM OS PROCURADORES P VER SE A JUSTIÇA VAI ACEITAR QUE ELE FAÇA UMA DELAÇAO ELE DISSE QUE TEM PILHAS D EPORVAS Q VAI DAR MAIS DE 1 ANO DE LAVA JATO POIS É- PONTO FINAL LULADRAO E DILAMA JA ERAM ACABOOOOOO .EU NUCA VOTEI EM PT AINDA BEM

Anônimo disse...

GEDEL VIERIA ROUBOU DUTANTE O GOVERNO DO PT ELE ERA MINSITRO DO GOVERNO PT E ERA TAMBEM DA CAIXA ECONOMICA É O ROUBO DELE FOI NAQUELA EPOCA DO PT APONTOU O DELATOR FUNARO HOJE MOSTRANDO AS DATAS E VALORES

CLARO QUE TEMER ERA VICE DA DILMANTA- TUDO EM CASA É A MESMA QUADRILHA

Anônimo disse...

PICCIANI DEPUTADO QUE É PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DO RIO DE JANEIRO É CHEGADISSIMO A LULA E DILMA ASSIM COMO O CABRAL Q ERA GOVERNADOR E TA PRESO - PICIANI DO PMDB E CABRAL DO PMDB DO RIO SAO CHEGADISSIMOS A LULA E DILMA HUM...OBRAS , COPA, OLIMPIADAS, HUM...SAO UNHA E CARNE PICIANI FOI HOJE DELATADO PELO FUNARO..... HUM....

Anônimo disse...

O GEDEL ALIADO DE LULA E DILMA TAMBEM POIS FOI MINISTRO NO DESGOVERNO PT E ROUBOU NAQUELA EPOCA NAO TEM COMO EXPLICAR OS 52 MILHOES ASSIM COMO LULADRAO ATE AGORA NAO TEVE COMO EXPLICAR OS 9 MILHOES QUE TINHA EM UMA DE SUAS CONTAS E QUE FORAM BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA = PT SAUDAÇOES JUNTOU O SUJO E O MAL LAVADO =TEMEROSO SENDO VICE DA DILMANTA TA NO MESMO BARCO

Unknown disse...

Mas os desembargadores continuam sentados nos processos de Lulla e ZéDirceu!!!

Anônimo disse...

Lula deve ter comido a mulher do Editor so pode para ter essa fixação

Anônimo disse...

Relembrando "Operação Abafa" em 1997:

09/09/2017 - Enviado por Webster Franklin

Publicação de José Carlos Almeido

Em página do Facebook

O GLOBO
Segunda-feira, 19 de maio de 1997

Bastou o presidente Fernando Henrique Cardoso entregar os ministérios dos Transportes e da Justiça para Eliseu Padilha e Íris Resende e os peemedebistas fizeram as pazes com o governo. O Presidente da Camara Michel Temer (PMDB-SP), Eliseu e o líder do PMDB na Camara, Geddel Vieira Lima (BA) fecharam neste final de semana a estratégia de abafar o escândalo das denuncias de compra de votos na votação da rereiçã.

20 ANOS DEPOIS.....

Só lembrando, para aqueles que ainda insistem que a corrupção é um adolescente de 12, 13, 14 anos...

Anônimo disse...

STF arquiva inquérito contra Dilma, Cardozo e ministros do STJ:

09/09/2017 - Brasil 247

Ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento do inquérito aberto contra a presidente deposta Dilma Rousseff, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Francisco Falcão e Marcelo Navarro; Fachin atendeu a pedido formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot; eles foram acusados pelo ex-senador Delcídio do Amaral de tentar interferir na Lava Jato por meio da nomeação do ministro Navarro para o STJ em 2015; Fachin ressaltou que o arquivamento foi feito devido a ausência de provas (...)

Anônimo disse...

AULER APONTA COMO AS DELAÇÕES VIRARAM A PANACEIA DA LAVA JATO:

REUTERS/Rodolfo Buhrer
Mecanismo da delação premiada, criado para ser um instrumento auxiliar em investigações "a partir da experiência da Operação Lava Jato, se tornou uma verdadeira "panaceia"', diz o jornalista Marcelo Auler; o que deveria ser um "indício", para o devido aprofundamento da investigação, passou a ser visto como prova; a palavra de um delator, que a princípio merece ser colocada em dúvida, ganha ares de verdade, inclusive para jornalistas", destaca; "Mas, a imparcialidade ao que parece anda em falta desde que a Operação Lava Jato caiu nas graças da grande mídia e do antipetismo de uma maneira em geral", destaca

9 DE SETEMBRO DE 2017

247 - O mecanismo da delação premiada, criado para ser um instrumento auxiliar em investigações "a partir da experiência da Operação Lava Jato, se tornou uma verdadeira "panaceia"', diz o jornalista Marcelo Auler. "O que, como ministros do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já definiram, deveria ser um "indício", para o devido aprofundamento da investigação, passou a ser visto como prova; a palavra de um delator, que a princípio merece ser colocada em dúvida, ganha ares de verdade, inclusive para jornalistas", destaca.

"Ela faz parte de um jogo em que retém o, às vezes, ainda suspeito, não por atender as exigências dos códigos legais, em benefício da investigação ou na defesa da sociedade. Mas pela necessidade de se conseguir de forma mais rápida – o tal "braço-da-preguiça" – algo que permita confirmar uma tese anteriormente levantada. A partir de então, pouco importa se o que o delator disse faz ou não sentido. Seja o que for, a delação passa a ter fundo de verdade", ressalta

Para ele, "se for verdade o que disse Antônio Palocci ao juiz Moro, este só deveria, de imediato, tomar uma urgente providência: solicitar ao Supremo Tribunal Federal que anule a delação feita pelos Odebrechts e os diretores do grupo empresarial de mesmo nome. Afinal, o ex-ministro da fazenda de Lula revelou reuniões das quais teriam participado Emilio e/ou Marcelo Odebrecht, que não constam do que os dois – bem como os demais diretores da empresa – delataram "espontaneamente" à PGR. Nenhum deles falou em "pacto de sangue" entre Emílio e Lula", avalia. "Ou Moro não pretende questionar a veracidade da delação que beneficiou pai e filho?", questiona.

Para Auler, os últimos desdobramentos acerca das delações premiadas do empresário Joesley batista e do executivo da JBS Ricardo Saud colocam novas "dúvidas e questionamentos com relação à delação de Joesley Batista, da JBS. Dela surge a certeza que Janot agiu açodadamente na expectativa de pegar o presidente Michel Temer. Pode ter lhe beneficiado, mesmo se sabendo que de inocente o atual presidente não tem nada", diz o jornalista.

"Mas, a imparcialidade ao que parece anda em falta desde que a Operação Lava Jato caiu nas graças da grande mídia e do antipetismo de uma maneira em geral. A começar pela própria Procuradoria Geral da República que, no papel de fiscal da lei e tendo a função de exercer o controle externo da Polícia, não exerceu nenhum dos dois papéis", observa. (...)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/