Governo gaúcho apela ao Planalto para tentar salvar o Badesul

Sartori com Búrigo e Feltes no Piratini (a foto não é de ontem) 


O governo gaúcho mobilizou-se neste sábado para tentar salvar o Badesul, apelando diretamente ao Planalto para flexibilizar a posição do BNDES, que eliminou o banco gaúcho do seu rol de credenciados, o que inviabilizará suas operações.

Em nota, Sartori culpou o governo Tarso Genro pela situação dramática do Badesul:

A informação estaria baseada em análise técnica do órgão e em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Controlador  (Estado).
Auditorias realizadas pelo Banco Central e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas da administração anterior, no primeiro semestre de 2015, indicavam  fragilidade e uma potencial depreciação sobre os ativos do Badesul.

Ao se deparar com uma situação financeira frágil, evidenciada em balanços semestrais e anual, e pela queda significativa dos indicadores institucionais, a atual direção adotou desde 2015 medidas para melhorar o resultado do órgão de fomento.

O governo Tarso aprovou grandes volumes de empréstimo a poucas empresas, entre as quais algumas que enfrentam problemas financeiros profundos e não pagaram seus débitos. Iesa e a WinPower, juntas, levaram o Badesul a perder cerca de R$ 100 milhões. A Iesa recebeu o dinheiro porque o governo Tarso queria viabilizar o inviável Polo Naval do Jacuí, mas ambos quebraram ruidosamente. 

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota do Piratini. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Quer salvar o Badesul? Vende para um Banco privado.O Banespa era uma ferramenta da gastança politica, pergunte a um paulista se alguem sente saudade. Se aparecer alguém, pode conferir ou é politico ou ex funcionário.

Anônimo disse...

ESTA É A NOVA SAÍDA PARA DAR A POPULAÇÃO DEPOIS DA CATÁSTROFE DOS AUMENTOS DE IMPOSTOS. TUDO JÁ PREVIAMENTE COMBINADO.

Anônimo disse...

CULPOU EM NOTA ? FARÁ ALGUMA COISA JUDICIALMENTE ? SE NÃO, É PORQUE É BALELA.

Anônimo disse...

RECUSO-ME A ACREDITAR QUE A FOTO PENDURADA NO FUNDO DA PAREDE, ATRÁS DO COMPETENTÍSSIMO GOVERNADOR, É DA RAINHA DA MANDIOCA, AQUELA QUE RECENTEMENTE FOI DEMITIDA POR INCOMPETÊNCIA E GESTÃO FRAUDULENTA.

Anônimo disse...

Acontece que um poeta chamado Tarso Genro reabriu monstrengo que já tinha provado ser inviável.
É nisso que resulta eleger um utópico sonhador com os pés no ar.
Venda-se tudo para salvar os dedos.

Anônimo disse...

Isso se chama dívida ativa !

Manda a PGE cobrar !


josé paulo moletta disse...

Prezado jORNALISTA, por acaso , Dietores do Badesul seriam politicos que deixaram de se reeleger?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/