O Badesul é besouro que não deveria voar. Agora, parou de voar.

A nova presidente do BNDES, Maria Silvia Marques Bastos, não está para brincadeira. Ao fechar as torneiras para o Badesul, ela decretou o fim do banco. É só uma questão de tempo. Maria Silvia agiu em conformidade com o ministro Henrique Meirelles e agiu como Pedro Parente, que limpa esqueletos na Petrobrás. Se o Badesul está quebrado e seu controlador, o governo gaúcho, também está quebrado, não há o que fazer. 

Esta não é a primeira crise terminal que enfrenta o Badesul, porque com este nome, como banco de desenvolvimento, ele já tinha terminado no governo Collares, indo suas carteiras remanescentes para o Banrisul. O Badesul atual é desdobramento do que sobrou da antiga Caixa Estadual, liquidada no governo Britto.

Os Estados já não possuem bancos de desenvolvimento há muito tempo, exceção feita a Minas, mas mascaram isto com as chamadas agências de fomento. Eles são uma espécie de besouro, porque não deveriam voar.

O Badesul, como as demais instituições do gênero, tipo Badesc (SC) são, na verdade, agências de fomento (CLIQUE AQUI para examinar a lista de bancos e agências de fomento).

O corte dos repasses para o banco local não prejudicará ninguém, porque o BRDE e o Banrisul tgambém são agentes financeiros do BNDES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tarso recriou o Badesul pra colocar seus coleguinhas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/