Por que o dinheiro que você paga em impostos não chega aos cofres públicos ?

O título da chamada do ato público é o seguinte: "Por que o dinheiro que você paga em impostos não chega aos cofres públicos". Acontece que a Lavanderia Brasil, que será apresentada ao distinto público, não falará sobre a maior das lavanderias, a Lava Jato. Os autores do ato público mostram uma parte do problema fiscal, o da evasão fiscal, mas não mostra a outra ponta, o dinheiro que já entrou e acaba saindo em roubalheiras como as do Mensalão e do Petrolão. E ainda faltará uma ferramenta para demonstrar as perdas com a má gestão, o que também impede que o dinheiro que você paga em impostos não sai em serviços públicos dignos deste nome. 

As 10h, Afocefe Sindicato (Técnicos Tributários do RS) e Sinprofaz, apresentarão no largo Glênio Peres, Porto Alegre, o que eles intitulam Lavanderia Brasil e Sonegômetro Nacional, pela primeira vez no Estado.

Na mesma ocasião, será apresentado o Sonegômetro ICMS RS.

A idéia é "revelar os prejuízos que o dinheiro desviado causa à população". Os procuradores da Fazenda Nacional e os técnicos tribhutários da Receita Estadual dizem que "estão unidos no combate à sonegação e à corrupção".

13 comentários:

Unknown disse...

Hora de centrar o debate nos salários e benefícios imorais do setor público!!! Depois da impunidade, os privilégios são o maior problema da inadequação dos gastos públicos que consomem a minguada receitas do estado como um todo(três esferas).
Que se volte à tese dos marajás, infelizmente deturpada pelo delírio da era Collor...
E que venha uma nova Constituição, se necessário, que aborte as empedernidas cláusulas pétreas!!! Que se instaurem os princípios da federação e municipalização!!! Que se reparta o bolo da arrecadação de forma justa!!! Que se faça o voto dos sulistas terem o mesmo peso do voto dos nortistas!!! E que se subordine a autonomia dos três poderes ao orçamento da união e ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal!!!

Anônimo disse...

Eu sei o motivo ou os motivos.
Alta carga tributária, sistema arcaico de cobrança.
Quem não sonega morre ou entra em falência. e o maldito custo Brasil.
Privatiza a cobrança e aí não vai faltar um centavo.
Joel

Anônimo disse...

Viva a República Riograndense desde 1835!!

Anônimo disse...

o estado so é eficaz quando se trata de arrecadação, pois é disso que eles vivem ou seja gastar a grana dos impostos que pagamos em beneficio deles proprios.
quando mais tem aumentado a arrecadação ao longo do tempo, mais beneficios eles tem e cada vez menor é o retorno em benefícios para o contribuinte.
nós contribuintes somos da turma que pagamos e eles da turma dos que recebem.
desviar o foco somente para sonegação ao invés de focar o quanto a maquina publica consome dos impostos que pagamos é focar so uma parte do problema.
o estado é eficaz em arrecadar mas mal intencionado ao gastar.
o estado virou um fim em si mesmo e haja sangue para alimentar este vampiro.

Anônimo disse...

Se o sistema de arrecadação tributária fosse simplificado (e já houve propostas nesse sentido) a AFOCEFE desapareceria pois os agentes fazendários seriam dispensáveis. Por outro lado, não custa lembrar que o aparato fiscalizador é pródigo em criar regulamentos ilegais que transformam todo contribuinte em sonegador, conforme o humor do funcionário do dia.

Anônimo disse...

A culpa é do "espetaculoso aumento" de 8,13% destinado aos servidores do Poder Judiciário!

Anônimo disse...

O engraçado neste blog é que os seus leitores, ao que parece é a maioria, pensam que só têm direitos, ainda que praguejem contra as cláusulas pétreas. Na hora de falar sobre sonegadores e seus deveres, aí trocam de assunto. Não é?

Anônimo disse...

PANICO TOTAL DA MAQUINA PUBLICA - BARNABÈS...

ELES SABEM QUE NÃO TEM COMO CONTINUAR PAGANDO OS SALARIOS NABABESCO DOS INATIVOS DO JUDICIARIO,TRUBUNAIS E AUDITORES FISCAIS, APÓS ENCONTROS E TELEFONEMAS A TURMA FEDERAL E ESTADUAL DECIDIU FALAR EM SONEGAÇÃO ETC..
COM UM UNICO OBJETIVO ARRECADAR MAIS PARA GARANTIR SEU BUTIM VITALICIO...

EM PAISES (ex: USA) DESENVOLVIDOS:
-IMPOSTO UNICO (IVA) meia duzia de servidores fazem o serviço
-15 MINISTERIOS (secretarias)
-NÃO EXISTE JUSTIÇA ELEITORAL
-NÃO EXISTE CARTEIRA DE TRABALHO
-NÃO EXISTE TRT - JUSTIÇA DO TRABALHO (aqui custa R$ 17 bi/ano)

NÃO EXISTE O PAIS DE GRATIS, PAIS DE COITADINHOS, ONDE SE PROMETE O MUNDO PARA TANTO PAGAMOS UM MAR DE GRANA E RECEBEMOS EM TROCA UM LIXO...

TÁ RUIM, PODE PIORAR....


Anônimo disse...

Programa de governo dos partidos ditos de esquerda : contratar 1 milhão de novos funcionários públicos ( não necessariamente para áreas prioritárias ), aumentar em 150% todos os outros, criar no mínimo mais 100 estatais. Assim estarão eleitos eternamente já que os sindicatos se encarregarão de fazer lavagem cerebral no resto da sociedade de que os funcionários públicos são uns coitados. Ah, ia esquecendo, meio turno de trabalho para todos.

Anônimo disse...

POLÍBIO A SONEGAÇÃO É 7X MAIOR DO QUE A CORRUPÇÃO. MAS TU TENS MEDO DE FALAR DOS QUE NÃO PAGAM OS IMPOSTOS.

Anônimo disse...

Perfeito o comentário das 10:49. Eu morei na Itália por 4 anos. La existe o IVA com dua alicotas; produtos normais 17%, produtos tipo perfumes, relógios de ouro, carros acima de 2.0 a alicota é de 25%. La também não tem Justiça Eleitoral, Tribunal do Trabalho e outras porcarias, como aqui. Ou seja quem gasta mais paga mais. E o IR é sobre ganhos de capital e não sobre o salário.

Joel

rafael disse...

Sonegar é preciso.

Anônimo disse...

Chegar chega, até porque 90% do que é cobrado é insonegável, já é cobrado antes mesmo do produto sair da fábrica por substituição tributária, ou são sobre serviços em que o preço já vem na fatura. O que REALMENTE acontece é que os impostos não se refletem em serviços, porque o funcionalismo os embolsa sem prestar um serviço decente. Se aposentam a maioria (87%) com aposentadorias especiais aos 25 anos de serviço, tem estabilidade, licenças-prêmio, triênios, quinquênios e decênios, "vantagens", "conquistas", "equiparações", etc. E aí não sobra dinheiro para mais nada. O Estado é um fim em si mesmo, e a população que se rale.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/