Opinião do editor - Sartori mostra decisão e começa a agir na direção certa

As manchetes dos jornais desta manhã refletem a dramaticidade da crise.

Ontem a noite, ainda na esteira da forte comoção causada pela série de assassinatos ocorridos nos últimos dias, tudo em circunstâncias de crueldades explícitas, sobretudo no caso de Cristine Fagundes Fonseca, o governador Ivo Sartori finalmente recorreu a medidas imediatas de forte intervenção pessoal na área da segurança pública.
Isto começou pela demissão do lento secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, cujo prazo de validade já tinha expirado. O editor vinha pedindo a cabeça do secretário há bastante tempo.
Além da saída do secretário, o governador criou um Gabinete de Crise, passando a coordenação dele para seu vice, José Cairoli, e decidiu viajar a Brasília para encontrar o presidente Michel Temer e pedir a intervenção da Força Nacional de Segurança.
Eram reclamações unânimes.
Além das corretas decisões, Sartori precisará implementar de imediato outra medida que tomou ontem, que foi reunir uma força-tarefa para conter imediatamente a escalada de violência e passar para a população a percepção de urgência nas ações de sua proteção.
Será vital a colaboração do Judiciário para que todo este esforço dê certo.
Está correto tudo aquilo que o governo anunciou ontem a noite e nesta madrugada, mas as providências urgem e devem ser imediatas, sobretudo na organização e funcionamento da força-tarefa, que deverá reunir polícia civil, brigadianos, promotores e procuradores do MPE, policiais rodoviários, guardas municipais e forças armadas.

18 comentários:

Anônimo disse...

NÃO VAI ADIANTAR NADA AUMENTAR O EFETIVO DA POLÍCIA ENQUANTO OS BANDIDOS ESTIVEREM FORA DAS CASAS PRISIONAIS, REINCIDINDO NOS CRIMES. SE A POLÍCIA APERTAR O CERCO NUMA REGIÃO, OS BANDIDOS VÃO ATUAR EM OUTRA.A SOLUÇÃO PASSA TAMBÉM PELO JUDICIÁRIO EM MANTER OS BANDIDOS FORA DE CIRCULAÇÃO: ATRÁS DAS GRADES.

Leandro Arona disse...

Sartori demorou muito para fazer isso; a situação terrível da segurança pública no estado vem assim há mais de um ano. Mais que o próprio Wantuir Jacini, a impressão que muitos tem é que o governador é tão lento quanto despreparado para o cargo quanto o ex-secretário de segurança pública.

Unknown disse...

Enio Bacci já, e com autonomia plena!!!

Anônimo disse...

Porra ninguém sabe fazer conta ai.
Todos os meses tem brigadianos desistindo da profissão, outros se aposentando por tempo de serviço.
Só nestes 02 quesitos, há considerável diminuição do efetivo, se não houve reposição é o caos absoluto.
Se queremos fazer mais e melhor, então precisa de mais gente preparada, treinado para o policiamento ( 08 meses ) de preparação, treinamento até ser aprovado e liberado para ir para as ruas.
Exemplo de que policia na rua funciona. OLIMPÍADAS !!!!!

Anônimo disse...

E que Judiciário e Direitos Humanos não venham protegendo bandidos, pois população que paga salários deles está a mercê dos bandidos, que matam por prazer e brincadeira. Quem nos defenderá, se atualmente polícia prende e Juiz solta!

Erwin disse...

Levando-se em consideração que começou a agir com extremo atraso..torço para que efetivamente ele comece a governar o nosso estado..!Recebeu um abacaxi do onanista de Santa Maria,mas parece ter medo de ser efetivamente o governador do Rio Grande..é só conversa jogada fora!!
Oremos!!

Anônimo disse...

Por quê não secria uma ROTA no RS?Policia que bate de frente com a bandidagem com mesmo ou maior poder de fogo, o Brasil está em guerra urbana, não se vai à guerra com flores.

Anônimo disse...

Por quê não se cria uma ROTA no RS?Policia que bate de frente com a bandidagem com mesmo ou maior poder de fogo, o Brasil está em guerra urbana, não se vai à guerra com flores.

Anônimo disse...

E o JUDICIÁRIO que solta todos ?????????????????????
Mudança nas leis URGENTE.
Liberação do porte de armas para a população URGENTE

Chega de falta de atitudes.

Alberto disse...

E os Deputados que não mudam as leis onde estão agora? Torrando $$$ em campanha política como se nada estivesse acontecendo = vergonha!

Anônimo disse...

Ouvi agora a entrevista do Sartori chegando em Brasilia. De novo uma conversa fiada e fora da realidade. 400 brigadianos fora dos erviço nas ruas acastelados em gabinetes e para servir aos deputados? Cuidar de presos? cuidar de futebol? cuidar de juízes do trabalho como vimos ontem aqui em Novo Hamburgo no fórum trabalhista ao lado onde moro? E o exercito? estamos em guerra a sociedade esta ameaçada e ficam nos quarteis protegidos e num mundo a parte. Chega. Esta na hora da sociedade se mobilizar e começar a contratar milicias ou justiceiros e que se dane a justiça pífia e conivente. Claro eles andam armados e protegi odos e nos pagamos duas vezes com dinheiro dos impostos e coma vida. Basta.

Joel Robinson

Anônimo disse...

PRECISO URGENTE LUBRIFICAR A MINHA ARMA E COLOCA-LA NA PORTA DA MINHA CASA E QUANDO SAIR DE CARRO TAMBÉM.
PREFIRO SER PRESO POR LEGÍTIMA DEFESA DO QUE SER MORTO.
RECADO PARA O SARTORI:
PRIORIZAR SALÁRIOS EM DIA PARA A BRIGADA, POLÍCIA CIVIL,HOSPITAIS PUBLICOS E, SE SOBRAR PARA O "RESTO " POIS A GRANDE MAIORIA SÓ GANHAM E NÃO FAZEM NADA DE ÚTIL PARA O CONTRIBUINTES.

Anônimo disse...

Governador covarde e em honra.
Covarde por não enfrentar o judiciário, mp e legislativo no que tange ao parcelamento dos salários, pois as receitas do Estado são de todos os poderes e não só dos mais iguais e indecentes do judiciário e outros.
Sem honra, pois na campanha falou que iria governar para todos os gaúchos.
Governa para alguns, deixando o resto da sociedade à própria sorte.

Façanha, o advogado do povo disse...

Foi preciso executarem duas senhoras de classe média, para ser gerado clamor público capaz de impulsionar o nosso governador à reagir.

Anônimo disse...

Não adianta nada fazer isso, se não tem coragem de extinguir e fechar fundaçãozinhas pequenas como a FDRH por exemplo, vai faltar dinheiro para segurança assim, tenha coragem e implante a reforma administrativa.

Anônimo disse...

É chegada a hora da policia fazer um "arrastão" em todo o estado.Botar para fora daqui a bandidagem,e quem não quizer sair,manda enterrar.Tá na hora de mostrar que aqui não tem lugar para marginal.O RGS tem que voltar a ser um bom lugar para viver,sem chorar,como dizia o nosso grande e inesquecível Leonardo.
A segurança é fundamental.É melhor ter uma arma e não precisar dela,do que precisar e não ter.Fico com minha "Browing".

Anônimo disse...

Acreditar no desgoverno do Sartori é acreditar em papai Noel. Esse gringo iludiu os eleitores fartos do medíocre e arrogante Tarso Genro e agora está fazendo a alegria dos bandidos do Brasil.
Sim porque a bandidagem percebeu que Sartori está facilitando o trabalho deles. Faz um governo pífio e se cercou da muquiranagem da base aliada deixando os bons de fora.
Na eleição de 2018 os deputados estaduais e federais do PMDB sofrerão na pele o desgoverno desse gringo sem noção.É verdade que pegou o RS com grave quadro fiscal, mas sequer foi homem para de cara mostrar como pegou o RS e manteve nos quadros de terceiro e seguintes escalões toda petezada.
Sem dúvida até aqui esse gringo enrolador faz um dos piores governos da história do RS. Traiu milhares de eleitores do RS com suas mentiras.

Anônimo disse...

Decisão do tiririca da serra???????? Vai começar pagar em dia o brigadianos, policia civil e susepe? Vai pagar o 13o em dia? Essa é a única decisão que geraria impacto positivo, o resto é mimimi.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/