Entenda as mudanças que o governo quer introduzir nas aposentadorias do Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, deixou mais claro o que o governo imagina propor ao Congresso dentro de 30 dias, depois dos debates que já iniciaram com as centrais sindicais:

- O presidente Michel Temer falou em direito adquirido. E o nosso ministro Meirelles falou em direitos em que ainda têm a expectativa de direito. Porque o direito adquirido é quando tu já tem todas condições para a aposentadoria completas. Tu já tem o tempo e já tem a idade, tá aposentado, e esse não pode mexer de jeito nenhum. Agora, o que disse o ministro Meirelles? Ele disse que a expectativa de direito, que é quanto tempo ainda falta. Ah, falta 5 anos, falta 10 anos, falta 20 anos, falta 25 anos. Este, por certo, poder-se-á ter um período de transição em que haverá alguma modificação. Isso é possível.

O governo diz que, do jeito que está, a Previdência não se sustenta. Hoje, 12% dos brasileiros têm 60 anos ou mais, são quase 25 milhões de pessoas. Em 2060, segundo o IBGE, serão 73 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, 33% da população. Hoje, em média, há quase cinco brasileiros em idade ativa, que podem trabalhar, para cada aposentado. Em 2060, serão menos de dois trabalhadores para cada aposentado.

O rombo nas contas públicas ultrapassa os R$ 160 bilhões em 2016. E o déficit da Previdência é um dos pesos mais pesados nesse rombo: R$ 133 bilhões. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Depois de enviar dinheiro para inúmeros paises, quebrarem a Petrobras, Entregar, de mão beijada, refinaria e postos na Bolivia, comprar e construir refinarias improdutivas e desnecessárias, quebrarem Fundos de Pensão, renegociar contrato da Itaipu com o Paraguai etc...etc... e etc... E será novamente, ou seja, pela enésima vez que empurram para as costas do trabalhador os estragos que os politicos praticam.Brasil Pais de Tolos.Pimenta no forever do povo é refresco.

Anônimo disse...

estão inflando os números a cada dia que passa, passando a pomadinha no nosso rabo,nos preparando para enfiar com mais impostos.
como esta gente JAMAIS MENTE,como saber se estes números são verdadeiros?Quantas vezes já vieram com estes mesmos argumentos para nos enfiar no rabo mais impostos?
o fato é que quanto mais o estado arrecada mais gasta.
e nós trouxas aceitamos calados.

Anônimo disse...

Políbio,

- Aposentadoria aos 65 anos para todos;

- Funcionários públicos com corte de 35% e teto em 65%(bruto) do salário dos "presidentes" dos respectivos poderes.

- Demais medidas - desvinculações, aposentadorias especiais ... a serem analisada.

JulioK

Mordaz disse...

Os números são amplamente manipulados para se poder chegar a alguma conclusão. Falar que tem rombo na aposentadoria dos servidores públicos não faz sentido pois o Estado que prometeu em seus estatutos as aposentadorias. Ou seja, o Estado deve elas. Já nas aposentadorias privadas há décadas que o governo aposenta todas as pessoas que jamais contribuíram para o sistema. Criaram todo o tipo de benefício sem fonte de receita. Assim, medidas de aumento de idade não resolverão nada se a mesma caridade com o chapéu do trabalhador continuar. Até viciado em drogas recebe para continuar com seu vício sem preocupação e sem trabalhar.

Anônimo disse...

SE FOSSE A SOLUÇÃO ...ACHO QUE TODOS CONCORDARIAM...

MAS É QUE ... NUNCA SOBRA DINHEIRO... SEMPRE TEM ALGUÉM PRA METER A MÃO NO COFRE DO ESTADO...É LAMENTÁVEL.

REZA UMA LENDA QUE O PRESIDENTE JK DO BRASIL... PEGOU O DINHEIRO NO INSS ... EX-INPS PARA CONSTRUIR BRASÍLIA...SÓ QUE NUNCA DEVOLVEU NENHUM CENTAVO..
TALVEZ HOJE NÃO ESTARÍAMOS NESSA SITUAÇÃO.

Anônimo disse...

JulioK, para governador ,eu voto.

Anônimo disse...

A discussão está na previdência social que paga na maior parte dos casos uma salário mínimo. E a previdência dos funcionários públicos???????? Que mantém aos aposentados os valores pagos aos ativos!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tudo privatizado, todos trabalhando, muitos recolhendo impostos, caixa superavitário. Simples assim.

Anônimo disse...

A CONTA SÓ FECHA tirando da PLEBE, para as CASTAS existem as clausulas pétreas.

LOGO, não existe a frase dos advogados: "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI". Sim quando é para pagar impostos.


Anônimo disse...

Logo depois da 2ª guerra, os institutos de aposentadoria e pensões (IAPI, IAPC, IAPB, IAPTEC, IAPM ETC) nadavam em dinheiro pois havia pouca gente usando os benefícios e muitas contribuições. A tentação de surrupiar esses recursos foi muito grande e vários governos usaram-nos para resolver problemas de caixa. O pior de todos foi o tão elogiado JK, cujo surto megalomaníaco resultou na construção de Brasilia que literalmente quebrou o Brasil. Afora outros desperdícios como sedes suntuosas para os IAPs, hospitais, vilas "operárias" (vide IAPI em POA). Não esquecendo Itaipu, que hoje ajuda a sustentar o Paraguai. Quanto aos beneficiários...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/