STF decidirá esta semana se Congresso pode reintroduzir o parlamentarismo no Brasil

Como em 1961 com Jango, a "mágica" solução parlamentarista surge para resolver uma crise política e não como consequência da adesão política da Nação. É tudo muito artificial. 


Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada por Aloysio Nunes (PSDB-SP) na semana passada está alinhada à preferência de parte dos senadores, instituindo o semi-parlamentarismo, parecido com o de países como Portugal e França. A idéia é reduzir os poderes de Dilma e mantê-la no cargo. 

Brasília, via WhatsApp

Já está na pauta desta quarta-feira do Supremo Tribunal Federal (STF) a resposta a uma consulta feita em 1997 pelo então deputado federal Jaques Wagner (PT), atual ministro-chefe da Casa Civil, sobre a possibilidade de o Congresso promover a alteração sem necessidade de plebiscito. A tese é controversa, já que uma consulta, prevista na Constituição, foi realizada em 1993, com a aprovação do modelo atual.

O debate sobre a mudança de sistema tem mais força no Senado, onde o presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), nomeará nos próximos dias os integrantes de uma comissão especial para analisar as modificações. 

- Em 1961, para permitir que João Goulart assumisse a presidência, os militares que tutelavam o governo Mazzili, admitiram a introdução do parlamentarismo, aprovado a toque de caixa pelo Congresso. A condução do governo foi entregue a Tancredo Neves. Em 1963,  o parlamentarismo foi sepultado depois de plebiscito. 

11 comentários:

Emmanuel disse...

Esse é o golpe para que o maior ladrão que existiu nesse país, possa agora comandá-lo como bem entende.
Noutras palavras, conhecendo bem a qualidade dos que integram a corte, é bom que as pressões sejam imensas de forma a rejeitar a proposta mais indecente, que, só poderia partir do PSDB, que nada mais é, do que um afilhado do PT.

Anônimo disse...

Isso é um golpe!

ISSO É UM GOLPE!!!

Anônimo disse...

Políbio,

Os políticos estão de "costas" para a população brasileira.

O Aluísio Alves é amigo do Zé Dirceu. Não precisa dizer mais nada.

Cada dia fica mais claro que o PSDB também "deve".

É uma lástima.

JulioK

Anônimo disse...

Como em 1961 e posteriormente em 1964, esse golpe vai dar com os burros d'agua, não passarão...adsumus...

Anônimo disse...

PARLAMENTARISMO somente funcionará COM VOTO DISTRITAL.

Sem VOTO DISTRITAL tudo continuará do mesmo:

"Mudam as moscas mas a merda é a mesma"

POLITICOS, todos, não querem o VOTO DISTRIAL.

O QUE É RUIM para os políticos é bom para o Brasil.

Anônimo disse...

Isto é Golpe Político contra a Nação para salvar os políticos de merda que temos - Em sua imensa maioria traidores da Nação Brasileira.
A realidade dos fatos está posta e somente três possibilidades são aceitáveis, cada uma delas com os seus respectivos ônus e bônus, quais sejam, conforme vier a ser apurados, comprovados ou não:
1ª O impedimento da presidente;
2ª A cassação dos mandatos da presidente e de seu vice presidente;
3ª A continuidade do atual governo até 2018.

Fora disto, o resto é GOLPE!

O Brasil precisa amadurecer e agir com responsabilidade histórica. Não pode mais querer resolver com o jeitinho brasileiro. Isto além de não nis levar a lugar nenhum, maus uma vez nos fará perder o bonde da história.

Walmor disse...

O Senador que encaminhou a PEC é Aloysio Nunes e quem será o Primeiro Ministro??????????

Anônimo disse...


Tenho todas as reservas com o trio paulista fhc - serra e alckmin, mas a partir de hoje passa a quarteto incluindo o senador aloisio nunnes....são todos petralhas enrustidos.

Anônimo disse...

A democracia foi a forma de governo escolhida pelo povo.

Anônimo disse...

Parlamentarismo não.....chega de gambiarra....

Anônimo disse...



FURADA TOTAL!!

OU É PARLAMENTRISMO PURO OU VAI PIORAR COM ESTES MIL PARTIDOS NO BRASIL!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/