Mercadante tenta explicar o inexplicável

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira, em entrevista coletiva na sede do ministério, que "jamais" tentou impedir o senador Delcídio do Amaral (MS) de firmar um acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR). O acordo de Delcídio com a PGR foi homologado nesta terça pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dentro do acordo, a PGR recebeu de Delcídio uma gravação de uma conversa que revelaria uma tentativa de Mercadante de oferecer ajuda política e financeira para evitar que o parlamentar petista firmasse acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

As conversas de Mercadante reveladas nos depoimentos do ex-líder do governo não foram diretamente com Delcídio, mas com um assessor de confiança do senador do PT chamado José Eduardo Marzagão.

Mercadante teria se reunido duas vezes com o auxiliar de Delcídio em seu gabinete no Ministério da Educação, nos dias 1º e 9 de dezembro do ano passado, período em que o senador ainda estava preso.

As conversas foram gravadas por Marzagão e entregues à PGR, que investiga o envolvimento de políticos no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

O ministro afirmo que não se reuniu com o assessor de Delcídio como “emissário da presidente Dilma Rousseff”. Em sua delação ao Ministério Público Federal, Delcídio do Amaral afirma crer que Mercadante agiu a mando de Dilma, por contar com a confiança da presidente.

Perguntado sobre o que Dilma achou da conversa que teve com o assessor de Delcídio, Mercadante afirmou: “Eu só disse para ela que a responsabilidade era minha e que daria coletiva e que tinha trechos fundamentais que não foram publicados”.

Mercadante também nega que tenha sugerido procurar ministros do Supremo. Confrontado com um trecho da conversa em que se propõe a procurar o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o ministro da Educação afirma que, logo em seguida, afirmou ao assessor do senador que “não tem nada a ver com a defesa” de Delcídio.

17 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, o bigodudo deveria explicar como não sabia que a ligação para o assessor estava sendo gravada se Delcídio estava já em tratativas para fazer delação! Burro e Aloprado, no mínimo!!!!

Anônimo disse...

O Ricardo "faca no pescoço" Lewandowski?!

Anônimo disse...

Petista é sinônimo de cara-de-pau?

Anônimo disse...

Manda o Juiz Moro prender o Mercandante. É bom lembra que o Delcidio foi preso porque tentou envolver Ministros dos Tribunais Superiores na conversa com o filho do Cerveró. Por isso foi preso. Agora quer levar meio mundo com ele, inclusive o Senador aécio neves, do PSDB, Romero Jucá, Renan Calheiros, Valdir Raupp, do PMDB, a Senadora Gleise Hoffman, do PT e novamente Ministros dos Tribunais Superiores. Vai levar ferro sozinho.

Anônimo disse...

DELCÍDIO EM DELAÇÃO: AÉCIO RECEBEU PROPINA DE FURNAS:

"Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente disse que não sabe precisar, mas sabe que Dimas [Toledo, ex-presidente de Furnas] operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves", diz trecho da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que foi homologada nesta terça-feira 15 pelo ministro Teori Zavascki, do STF; outra citação ao tucano, que já foi mencionado cinco vezes em delações da Lava Jato, diz respeito a uma fundação no exterior, sediada em paraíso fiscal; (...)

Xi, editor se a delação vale para mercandante, vale para o aécio, ou só vale se for contra o PT, alguém do Pt ou alguém ligado a alguém do PT?

Anônimo disse...

Comportamento típico de petralha. O merdandante logo, logo vai se juntar aos outros bandidos de Curitiba, pois o perda total agora é só uma questão de semanas.

Anônimo disse...

Não vai ter golpe! #lulaministro

Cap Caverna disse...

Esse tal de Mercadante, sempre foi uma borra bota e imprestável. Nunca fez nada vida, a não ser se esconder na sombra do pai dele, que era general, quando fazia as suas manifestações contra o governo militar. Sempre foi um zero a esquerda, e um baita otário , safado e metido! Tomara que ele seja intimado, interrogado, e certamente irá chorar feito criança cagada, e mesmo assim vá para a cadeira, porque ele já escapou demais de ser preso. Hoje não tem mais o papai para protege-lo! Também se prestasse pra alguma coisa, não estaria no PT, onde somente vão os imprestáveis!

Anônimo disse...

Caro Políbio
O cinismo dessa escória é um espanto. O que se faz com um elemento que nega o óbvio comprovado por gravação, ou seja, com sua própria voz, em pleno exercício de um delito? Manda pra cadeia, né, como o Supremo fez com o Delcídio, pô. Tão esperando o que?
Esther

Anônimo disse...

Nao esquecer que o ainda Senador Delcidio era Lider do governo no Senado. Mercadante foi o primeiro homicidio, outros ocorrerao. Delcidio foi abandonado por Gilmo, Gilma e o PT. Agora da o troco. O Executivo esta parado, o Legislativo aturdido, tambem esta parado. Resta o Judiciario , com uma banda boa, a da Lavajato, a do Dr Moro , do MPF e a banda boa da PF. Viva o Dr Moro, o MPF e a PF , foram estes os grandes homenageados pelos milhoes de brasileiros que foram as ruas no ultimo dia 13 , expontaneamente, sem acarajes, mortadelas, tubainas , sem ajudas de custo e sem onibus gratuito !!!

Anônimo disse...

Faltou falar do FHC...

Anônimo disse...

Cada enxadada, uma minhoca.

Anônimo disse...

Algo está podre no Reino da Dinamarca.

Anônimo disse...

No fundo sabe que não precisa explicar nada. O golpe já foi dado.

Anônimo disse...

Alegria de PasTel é quando aparece um da oposição no meio das denúncias, isso não justifica a lama que estão atolados os heróis do Século XXI, os guerreiros do povo brasileiro que afundaram o País, a Petrobras e os Fundos de Pensão.O povo não defende este ou aquele que participa ou participou de safadezas, quer é justiça e reparação dos prejuizos.As ruas deram o recado domingo dia 13 de Março doe a quem doer.

Anônimo disse...

Tipo aquele vivente q chega as 3 da matina em casa com marca de batom no pescoco e com cheiro de perfume diferente e tenta se explicar para esposa q o espera na cama...

Anônimo disse...

Paulo Renato de Souza
Tarso Genro
Haddad
Mercadante

Só ministro da desenducação que implantaram o terrível ENEM a mando da UNESCO e da ONU, aplicando o sócio construtivismo de Paulo Freire e outros atrasos na educação.

Não é a toa que em 20 anos de PMDB, PSDB e PT com seus aliados a educação do Brasil é a 84º do mundo, sem nenhum prêmio Nobel em 1 século.

Só teve 1 medalha FIELDs para Artus Ávila do IMPA por que é um instituto mais independente do Rio de Janeiro.

Se não fosse o ITA e o IME no Brasil, já estaríamos falidos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/