Não é só este pixador anônimo que não gosta mais de Porto Alegre

A frase que foi pixada no cartaz da prefeitura, é o tipo da sentença que milhares de porto-alegrenses já decretam sobre a sua cidade. O cartaz está na rua 24 de Outubro, esquina com Florêncio Ygartua.

Em cima do lema fogaciano "Porto Alegre: eu curto, eu cuido", foi parar a frase "Don't like", ou seja, "Eu não gosto".

O problema não é só a falta total de segurança para andar na rua, mas é sobretudo a herança maldita que os 16 anos de administrações continuadas de prefeitos do PT inocularam na vida da cidade, o que a tornou mais provinciana, mais atrasada, mais degradada, mais lenta e muito menos atraente sob qualquer ponto de vista. Uma questão de detroitização econômica, social, cultural e política, o que acabou por abalar totalmente seu orgulho e autoestima.

O prefeito José Fogaça iniciou uma breve retomada dos melhores padrões civilizatórios locais, mas entregou tudo de mão beijada ao passado que quis deixar para trás, devolvendo a cidade para um político que não conseguiu tirar da alma, da retórica e das ações, o velho espírito petista, porque a verdade é que o prefeito José Fortunati saiu do PT, mas o PT não saiu de Fortunati.

39 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Análise precisa!!

JulioK

Anônimo disse...

Palavras perfeitas para traduzir Porto Alegre. Parabéns.

Anônimo disse...

Disse tudo num belo resumo,parabéns,o pt destruiu a capital porto alegre depois d várias péssimas administrações,Florianópolis e Curitiba estão anos luz a frente explodiram en crescimento, estão muito modernas ,adiantadas,há problemas pois somos 3 mundo,mas mesmo assim são bem melhores ..Curitiba eleita melhor capital do país ...linda,próspera,limpa,... Já porto alegre virou uma cidade d mendigos no centro se tropeça na mendigagem,bebados, doidos, viciados a noite então nem pensar em sair no ...mendigos,ladrões,viciados,um lixão nojento

Geraldo disse...

Bem isso!!! Estes esquerdofrênicos apatifaram a cidade e seu ambiente. É uma cidade carregada, densa, pesada.
Essa veadagem, estas ideias esquerdopatas, a imundície que tão bem caracteriza os países comunistas chegou por aqui.
Ah, antes que rotulem de coxinha, já vou adiantando que sou mais que isso, muito mais: sou REACIONÁRIO!

Anônimo disse...

Porto Alegre: bueiros entupidos por falta de limpeza, árvores que encostam nos fios e nos faz ficar sem energia por horas em cada vento forte, obras que não acabam nunca como a da perimetral com a cristovao colombo, obras que pelo jeito que nem começaram como a perimetral com a plinio talvez nem acabem mais, a da perimetral com a anita, do centro sujo, das ruas sujas, do transito complicado, das luminárias acesas durante o dia, dos arroios transboradando. Nao vejo na rua nem policia nem agentes de transito. Devo estar enxergando pouco. Boa oportunidade para muitos que vieram morar aqui, voltarem porque as cidades de origem devem estar melhor que Porto Alegre. Eu não posso porque nasci aqui e não trocaria por nenhuma outra cidade. Tenho a minha raiz. Luto pela cidade. Uso o 156 quando vejo os problemas da capital. Nao fico malhando e malhando. Pago meu IPTU a vista mesmo sabendo que retorna menos que desejaria. Assim sou eu, vejo os problemas mas gosto de Porto Alegre. Quem nasceu aqui se adapta mesmo com o calor horroroso desta noite que nem dormir se conseguiu. Os governantes passam mesmo sendo os 16 anos passados. Sorte ter votado para mudar. Mas pena que o professor largou. De todos meus mais de 50 anos nunca vi uma cidade como a minha tao sem identidade. O resto nem precisa falar. Mas os governos passam e talvez melhore com o próximo desde que não seja a turma dos 16 anos de governo anterior e nem esta da copa. Vamos mudar. Pode ser que melhore. Mudar é o melhor remédio. Coitada da minha cidade. Cheia de outubro, desastre de temporal. Parece um teste. Mas os portoalegrenses resistem.

Geraldo disse...

E o pior, caro Editor, é que o prognóstico é péssimo!
Provavelmente teremos um(a) comunista que, como se sabe, são atrasados, estúpidos, burros, idiotas e tudo o mais que de ruim existe no planeta!
Mas, em se confirmando o prognóstico, Porto Alegre fará por merecer. É preciso descer ao lixo para aprender que lá não se consegue viver... ou se consegue, afinal esta corja de gente atrasada que gosta de mesmo sexo, de imundície, de chulagem, de burrice, de cortiço, pode se sentir bem, afinal, são sociopatas, aliás, esquerdopatas, esquerdofrênicos, enfim, comunistas!
REAGE PORTO ALEGRE! SEJA UM REACIONÁRIO. DIREITA VOOOOLVER.
Não percam tempo me xingando... não me alcança... heehhehehehehehe

Alberto disse...

Muitas cidades gaúchas estão mal cuidadas, praças/canteiros sem jardins, segurança abandonada, faltam recursos e vontade política, a população também tem culpa pois suja e não dá mais bola p/ nada. Poucas escapam do abandono e da falta de educação do povo.

Anônimo disse...

Em seu discurso no FMS Fortunati fala do Orçamento Participativo: "tema de forte polêmica entre governo e oposição, na época, se consolidou. E mais forte do que nunca, transformando-se em consenso na cidade. As grandes decisões passam pelo OP, que vem registrando recordes de participação em seus mais de um quarto de século de existência."

"Mas um olhar atento não deixará de reconhecer os avanços desses últimos 15 anos, na Porto Alegre do FSM."

Não consigo identificar estes avanços desde a época em que o PT desgovernava Porto Alegre. o Orçamento Participativo é o maior engodo inventado por dirigentes que repassam a obrigação de fazer para alguns integrantes da população que "priorizarem" o destino dos recursos. Resumindo o Município tem por exemplo cinco demandas que são urgentes em uma determinada região que são TODAS de sua responsabilidade em fazer. Ele deixa uma minoria que "participa" e prioriza somente uma obra a fazer (que também não é bem assim, pois nem isto está funcionando). Quando a cobrança de uma das outras quatro necessidades de reparo ou investimento estoura o governo diz: Olha a culpa é do OP que priorizou esta e não aquelas. Porto Alegre está sucateada devido a tal de consolidação deste Orçamento Participativo.

Anônimo disse...

Lembro de POA nas décadas de 70/80, uma das melhores cidades do Brasil.
Hoje virou uma cidade atrasada, devagar, nada de novo.
PT acaba por onde passa.

Anônimo disse...

Fogaca fdp o mais lerdo e preguiçoso prefeito deus nos livre dessa direita q deixou poa assim

Anônimo disse...

Se poa for levada pelos erros de analfabeto fu cional que o editor comete...meu deus...pixar com X? KKKK

Anônimo disse...

Moro fora ha 30 anos, quando volto a passeio notei esta atitude autodepreciativa da populacao local. Existe uma raiva, um odio do RS que afeta todos os lados, esquerda principalmente, mas tambem a "direita". Leio muito sobre esta suposta superioridade que dizem que os sul-riograndenses exibem, pessoalmente numca vi isso, mas dizem que existe. Talvez ai esteja um problema, inventam coisas para ter motivos de terem raiva. Tentem falar com um paulista, carioca ou mineiro (mineiros que conheco nao comem comida que nao seja mineira) Sao tao bostas de lugares como POA, mas eles sim se acham. Paulista compara aquela nojera de SP com Nova Iorque (minha espoza e' americana e se apavorou com SP) Dai tu ve o nivel da coisa. Se nao foce a natureza do Rio, convenhamos, nao teria nada de mais. Mas nada ira mudar, a esquerda tornou cultura e habito odiar POA e o RS. Como mudar isso? nao sei!! Isto esta se tornando um fenomeno mundial.

Anônimo disse...

Políbio wins! Flawless victory! É nisso que dá dar o poder para político demagogo!

Anônimo disse...

Ehehehe que forcacao de barra do editor pra vender seus livrinhos pra meia duzia de debeis memtais fanáticos de direita acéfalos mentais....qm ha dez anos desgoverna a cidade eh o modelo de direita de vces seus filhos da puta ehe

Anônimo disse...

Se ser coxinha, reacionário, da elite (queria ser elite em tudo: educação, economia, civilidade, empreededorismo,..) é querer uma cidade limpa, segura, sem "pixos", sem vagabundos, mendigos, drogados, prostitutas e veados "causando e se exibindo sem nenhum pudor" pelas ruas, então SOU REACIONÁRIO NA DÉCIMA POTÊNCIA...

Anônimo disse...

Estudei e morei por 8 anos em POA durante meus estudos na faculdade. Moro no interior. Passados 20 anos, vejo que ela somente se deteriorou. Não troco, para morar, a minha cidade do interior pela capital!

profesora.sonia@gmail.com disse...

Por onde o pt passa, só deixa terra arrasada. Passou por aqui, Joinville, SC, mas só passou, porque nunca mais elegerá nenhum prefeito. O atual também é bastante falho, mas como administração petralha nunca mais. Assumo que quis iludir-me votando em um incomPeTente e em menos de um mês arrependi-me amargamente, devido aos primeiros atos do petista: aumento do IPTU e do transporte coletivo. E isso aconteceu com milhares de outros eleitores, frustração total e espera de 4 anos para nos livrarmos da Perda Total.
E.T.: O ex-prefeito incomPeTente está hoje em Brasília, ocupando um CC.

RONDO disse...

Veja então como estamos aqui em novo Hamburgo, onde a petralhada se adonou. Um dos exemplos dentre muitos do descaso da administração pestista;
http://www.martinbehrend.com.br/home/noticia.php?id=1269

Joel

Anônimo disse...

Veja então como estamos aqui em novo Hamburgo, onde a petralhada se adonou. Um dos exemplos dentre muitos do descaso da administração pestista;
http://www.martinbehrend.com.br/home/noticia.php?id=1269

Joel

Anônimo disse...

Uma cidade muito pobre em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Parabéns ao comentário das 14:56 !
Perfeita análise de nossa outrora bela capital.

Anônimo disse...

SAIIII DE PORTO ALEGRE ( CAPITAL MUNDIAL DOS ATRASADOS MENTAIS ) TCHAUUUUUU... FUIIII....

Anônimo disse...

Dezesseis anos de petismo nos anos noventa e início dos anos 2000, mais os oito anos de semi-petismo recentes (não esqueçamos que Fortunati foi petista e vice do Raul Pont) foram um flagelo político e administrativo de que nos será difícil recuperarmos.

Nossa cidade hoje não é violenta, suja e mal administrada por acaso.

Quero só ver o resultado das eleições este ano.

****

Caro Políbio, o que o sr. acha de liberar os comentários do blog, sem moderação? Ler os comentários dos demais leitores e conversar com eles é um dos pontos fortes do blog, ao menos de minha parte. Creio que se os comentários não fossem moderados, a interação entre os leitores seria muito melhor. E acho que o número de frequentadores também cresceria. Talvez isso atraia um e outro petista desocupado, mas nada que não se resolva com uma surra moral por parte dos demais comentaristas. E além disso, o sr. sempre poderá excluir os comentários. Penso que vale a pena tentar.

Um abraço.

Anônimo disse...


Muito me alegra ler os comentários deste blog, ainda existem pessoas decentes que não compactuam com esta esquerda fedorenta que destruiu nossa cidade,
Meu sonho é ver ainda o Largo Glenio Peres se denominar Largo General Médici ou General Geisel, ver a esquina democrática denominar-se Esquina 31 de Março de 64, e a tal de iLegalidade retornar a sua denominação original, Marechal Castelo Branco !!!!
Temos que acabar com os resquícios destes esquerdopatas do ódio.

Anônimo disse...

Que fizeram com Porto ALegre??

Anônimo disse...

Eu Amo Porto Alegre. Me criei aqui e choro e lamento o futuro sinistro que esta linda Cidade Sorriso irá receber. Lembro dos Clubes Náuticos onde remei quando jovem. Lembro dos Clubes de Carnaval, do Teresópolis e do Clube do Comércio. Saudades imensas do Carnaval de rua, da Borges , da Santana, da Cavalhada e dos Navegantes... Tenho saudades do bairrismo que existia. Onde cada morador queria valorizar mais que o outro o seu bairro. Dos encontros na Banca 40 do Mercado. Dos passeios na redenção onde havia um zoológico e onde levávamos nossos filhos pequenos pra passear. Fazíamos farofadas e tomávamos chimarrão aos domingos...Lembro das praias com agua limpíssima de Ipanema, Serraria e Belém Novo. Que saudades deste meu cantinho. Que acabou quando chegou o PT Maldito e abriu os bairros recônditos para a vagabundagem e a mendicância. O PT destruiu nosso bairrismo ao dar acesso aos pobres de outras cidades para esmolarem e invadirem nossos terrenos baldios. Me criei nos campos de várzea jogando bola e tomando banho em poços abandonados. Nadei e pesquei muito no Riacho Ipiranga. Malditos sejam os inimigos de nossa terra. Que seus filhos sejam abençoados por outras paragens. Que serão mortas pelos seus netos, como assassinaram Porto Alegre. Vade Retro Comunistas Malditos e levem seus infernos com vocês...

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Polibio. Amo Porto Alegre, minha cidade, mas amo muito mais minha esposa e filho. Nós mudamos a 4 anos para SP onde nós nos sentimos muito mais seguros, o ambiente é mais favorável ao empreendedorismo / negócios, existem melhores opções de ensino / cultura. Se voltaria pra POA: claro! Mas antes a BRIGADA, PC e Judiciário precisam reprimir a marginália, a sociedade gaúcha precisa banir pra sempre o atraso do esquerdismo guasca (nas suas mais variadas formas Brizolismo, Petismo, Tradicionalismo...) e o Estado deve encolher pra focar no que é capaz de atuar (se livrar de Banrisul, FDRH, CESA, Corag, etc). Ai o RS poderá voltar a ser aquele excelente lugar pra se viver e trabalhar que foi no passado. Mas se não forem diligentes nas mudanças necessárias, empresas e profissionais continuarão a deixar o RS.

Anônimo disse...

Se o editor e os blogueiros do blog também não gostam mais de Porto Alegre, que se mudem para SC, terra da mer...no mar e do editor.

PauloAG disse...

O povo também é ignorante policamente. Nada governado pela esquerda progride. Olhem os EUA, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca ... Nesses países se administra olhando para a frente, nem direita, nem esquerda. Lá O governo cria condições para a geração de empregos e infraestrutura
Capitalismo é ruim para vagabundo.

Anônimo disse...

Esse local e na esquina da 24 com Florêncio ygartua. Entre tantos pichadores, um q falou o que muitos sentem.muito triste no que transformamos nossa cidade.

Anônimo disse...

O problema do Políbio é que fez o possível e o impossível para eleger o Fortunati e o Sartori.
Como nao está conseguindo nada de publicidade agora começou a criticar os dois governantes

Anônimo disse...

Porque então não vão morar em Santa Catarina?
Lá tem muita merda nas aguas das praias mAs lá até a merda é boa para esta direita raivosa

Anônimo disse...

PT arrasou com POA e com o estado!
Essa pseudo- esquerda muquirana destrói tudo! Com a história do participativo , não constroem nada de maior, só obrinhas que fazem para justificá-lo ! Ridículo !
Estamos em plena decadência e esses caras continuam com esse discurso do PT!
RS tem muita culpa na criação desse discurso PT e no estado que se encontra o país e o próprio estado!
30% dos Gauchos são PT doentes!
É uma praga!
Podem roubar, matar, perseguir, mas o PT é o máximo , são doentes!
O resto são uns bobos que vão com os outros!
Deu pra ti RS!

Anônimo disse...

Anônimo das 18:11, acredito que muitos "bloqueiros" e outros, continuaremos morando nesta cidade e lutando para que ela funcione a contento da grande maioria. Mas isto quem vai dizer são as eleições municipais. Se a maioria acreditar que tudo vai bem, Sebastião Mello será naturalmente o novo prefeito municipal, caso contrário a mudança ocorrerá. Seguindo a tua lógica, teria que vender meu imóvel e ir embora da cidade porque o sindico do prédio não esta funcionando. Na mesma linha de raciocínio muitos já teriam abandonado o Brasil desde que o PT assumiu o governo.

Anônimo disse...

Porto Alegre a 43 cidade mais violenta e Curitiba a 44 mais violenta do mundo . Ver na internet. Quem não esta gostando de Porto Alegre deve se mudar mesmo. Para São Paulo onde as estatísticas.......para Curitiba, limpa mas violenta ou para Floripa que incendiaram mais ônibus que Porto Alegre, que tem praia poluída, que tem engarrafamento monumental diário, que depende do turismo de 2 meses por ano. É uma questão de gosto. Não tem cidade do Brasil boa. Dizer que sente mais seguro em São Paulo ou Rio. Piada. Ninguem se sente seguro neste país. Ajudem Porto Alegre ou se mudem.

Anônimo disse...

Excelente, Políbio. Porto Alegre tem nos deixado um gosto amargo de amor a uma cidade decadente. Da minha parte, é uma tristeza de quem não nasceu aqui, mas viveu praticamente toda a vida, adotando e amando essa cidade que não trás mais orgulho aos seus moradores.

Anônimo disse...

DILMA AGONIZA EM 7%, JA ESTAMOS VACINADOS E VIMOS QUE POR ONDE O PT PASSOU- DESTRUIU, TODOS ESTADOS DO PT SAO SUCATEADOS,ATRASADOS, OLHEM RIO GRANDE DO SUL QUE AGONIZA-DIVIDA HERDADA DO PT EM 52 BILHOES E AS OBRAS PROMETIDAS NAO FORAM FEITAS, TEM ESTADOS ENDIVIDADOS MAS QUE PELO MENOS FIZERAM OBRAS, BRASILIA QUE FOI MA ADMINSTRADA O GOVERNADOR DO PT SAIU E DEIXOU UMA BOMBA, SEM REMEDIO NOS HOSPITAIS, NEM UMA DIPIRONA TEM, INSEGURANÇA TUDO SUCATEADO, ASSIM COMO FOI NA BAHIA COM O ATUAL MINISTRO JAQUES WAGNER , SIM ELE FEZ UM PESSIMO GOVERNO NA BAHIA, MANDOU POLICIA A CAVALO P CIMA DOS PROFESSORES E ISTO A MIDIA ESCONDE, PROFESSORES DO PT SAO MAU PAGOS, NAO GANHAM NEM MIL REAIS , PT PERDA TOTAL, OLHEM O QUE O TARSO GENRO DO PT PAGAVA D SALARIO AOS PROFESSORES PROMETEU O PISO E NAO CUMPRIU NOS 4 ANOS EM Q DESGOVERNOU, JAH O RICHA DO PARANA PAGA UM DSO MAIS ALTOS SALARIOS, GANHAVAM INICIAS DE CERCA 4.200 COM AUXILIO TRANSPORTE, OS DE FINAL CHEGAVAM A QUASE 12 MIL, FIZERAM UMA GREVE POLITICA COMANDADA PELOS INVEJOSOS VERMELHOS,QUE PAGAM APENAS CERCA DE 1 MIL REAIS AOS PROFESSORES , POIS É

Anônimo disse...

MOREI EM PORTO ALEGRE,MAS HOJE NAO MAIS, ESTES DIAS VISITEI E ME HORRORIZEI COM O NUMERO DE MENDIGOS NO CENTRO, CADE A CAPITAL QUE ERA DITA COMO CAPITAL CULTURAL... ESTÁ MUITO A DESEJAR, ANDO PELO PAIS TODO E DIGO QUE CURITIBA SIM É A CIDADE, QUE MARAVILHA, LIMPA, CUIDADA, BELOS ONIBUS, PRAÇAS BEM LIMPAS, TAMBEM ELEITA MELHOR CAPITAL - QUALIDADE DE VIDA , TAMBEM GOSTO DE SAO PAULO AS CIDADES DO INTERIOR SAO UMA MARAVILHA, SAO PROSPERAS, CLARO HA PROBLEMAS MAS NO QUESITO EDUCAÇAO, PROSPERIDADE DAO DE 7 A 1 NO RIO GRANDE DO SUL

Anônimo disse...

SANTA CATARINA TEM M. NAS PRAIAS, MAS MESMO ASSIM É MUITO PROSPERA, NIVEL DE DESEMPREGO É O MENOR DO PAIS, ASSIM COMO CURITIBA, MELHORES ESTADOS PS E INVESTIR SAO SAO PAULO, CURITIBA, SANTA CATARINA TAMBEM ESTA EM ALTA, RIO GRANDE DO SUL AINDA PODE SE INVESTIR, MAS LEVARAO ANOSATÉ VOLTAR O QUE E FOI UM DIA, HOJE É MUITO TRISTE PRINCIPALMENTE A CAPITAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/