Artigo, Dênis Rosenfield, Estadão - Lula e a democracia

A blindagem petista em relação ao presidente Lula mais parece a da barragem de Mariana. A lama se espraia para todos os lados, com seus limites sendo, por agora, impossíveis de determinar. As imagens e o odor são fétidos, em nítido contraste com o que foi outrora um líder e um partido que se arvoravam em defensores da “ética na política”.

O tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia estão ganhando jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão. As explicações dadas são cada vez mais bisonhas e inverossímeis. De difícil credibilidade. Só um petista fanático para levá-las a sério.

Chega a ser grotesca a defesa que o partido faz de seus líderes presos, cumprindo penas e julgados. Para não falar dos inquéritos em curso. A única linha de defesa parece ser a mentira, o ocultamento e o desrespeito aos cidadãos. É como se nada mais devesse ser acrescentado.

Agora, o alvoroço é total, pois a figura de seu líder máximo foi fortemente atingida. São Lula, o homem mais honesto do mundo, foi obrigado a deixar o altar. Não apenas para se encontrar com cidadãos comuns, mas com aqueles que devem prestar contas à Justiça. A queda foi abrupta. A vertigem, insuportável.

Contudo, aquilo que seria um destino “normal” sob certas circunstâncias em uma sociedade democrática — o destino de uma pessoa política sendo julgada por seus malfeitos ou o de um partido obrigado a fazer face a suas práticas de aparelhamento do Estado e às suas contradições — pode estar se tornando um problema propriamente institucional.

E isto porque a defesa lulopetista está se voltando contra os meios de comunicação, o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, que são instituições sociais e estatais da República, de nossa democracia.

Ora, aí reside precisamente o perigo, pois se o país não entrou em crise propriamente institucional, isto se deve precisamente ao trabalho do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e dos meios de comunicação em geral.

O Poder Executivo está inerte, o Legislativo é vítima dos seus próprios malfeitos, os partidos políticos perdem cada vez mais credibilidade e, ademais, a oposição não cumpre com a sua função. Pilares basilares do Estado estão desmoronando, com o PT atuando fortemente neste desmoronamento, produzido por suas políticas econômicas, corrupção, desvio de recursos públicos e uma ideologia revolucionária que dá novamente a sua cara. Ideologia ainda mais reforçada pelo elogio ao estatismo, que levou o país a este buraco.

O Brasil vive em um regime presidencialista e este, por sua própria natureza, exige um governante que presida no sentido mais forte da expressão. Não se pode ter um regime presidencialista sem uma presidente que exerça a sua função.

Ora, a presidente Dilma goza de baixíssima aprovação, nenhuma credibilidade, não transmite confiança e sua política econômica está conduzindo o país ao precipício.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Esta mulher tem q ser interditada, destruiu a economia ,o mundo todo foi afetado pela incompetência dela,se aqui fosse sério e n tivesse aparelhado pelo pt ,esta dona estaria na cadeia

Unknown disse...


O cônsul romano Márcio Pórcio Catão, mais conhecido como Catão, terminava seus discursos com a frase: Cartago delenda est (Cartago deve ser destruída). Cartago era a principal rival e inimiga de Roma no mar Mediterrâneo. De tanto afirmar isto, repetir exaustivamente essa frase, os romanos se convenceram de que precisam destruir Cartago e de fato o fizeram. Assim, para o bem de Roma, destruíram Cartago. Devemos parafrasear Catão no caso do pt: Pt delenda est! O pt deve ser destruído, isto é, extinto, ter o seu registro cassado, diante de tantos crimes praticados por essa organização criminosa. O pt é o principal inimigo do Brasil. Como Cartago e Roma não poderiam existir juntas, o Brasil e o pt não podem existir juntos. Não há espaço para o Brasil e o pt! Ou se destrói o pt ou o Brasil será destruído.
Essa frase deveria ser repetido exaustivamente, por todos os brasileiros de bem, até se tornar realidade: O pt deve ser extinto!
Sim, para o bem do Brasil, que se torne realidade esta sentença: Pt delenda est!
Editor e leitores de bem deste blog, façam desta sentença um imperativo categórico: O pt deve ser extinto!

Anônimo disse...

Mai um lúcido artigo do Dênis Rosenfield!
A Dilma precisa cair, o Brasil não pode esperar, ela e seu governo não estão nem aí com a situação do país, ela e o PT vão tentar neste três anos que ainda restam, acabar com as instituições que ainda funcionam!
FORA DILMA! BOLSONARO PRESIDENTE!

Anônimo disse...

O Brasil esta doente.

Anônimo disse...

O PT É O OVO, O COMUNISMO É A SERPENTE... MORTE AOS COMUNAS...DEUS PROTEJA O BRASIL DO PT

Anônimo disse...

É um escárnio essa gentália ainda representando nossa nação !

DS disse...

Luiz Oliveira. Muito bem lembrado o exemplo de Catão, o censor.
Mas incutirei uma observação.
Deve-se acabar é com o Foro de SP. O PT é só um partido desta organização. Outro partido que ocupar o poder no Brasil e que faça part desta organização fará o mesmo mal ao Brasil que o PT nos faz.
Posso tb parafrasear a frase do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire.
Ou o Brasil acaba com o PT e o Foro de SP ou o PT e o Foro de SP acabam com o Brasil.

A título de curiosidade, foi Catão o Censor que defendeu a liberdade de Políbio, historiador e geografo grego.



Mordaz disse...

Cada vez fica mais claro a frase de Lula de que empresários nunca ganharam tanto como no seu governo. As maracutais e pixulecos mostram o tamanho do rombo dos cofres públicos.

Anônimo disse...

VOLTA PLANO REAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/