RS é o quinto Estado mais competitivo do Brasil. Pode ? O universo pesquisado é medíocre.

Nos cinco indicadores mais importantes, o RS só aparece em sustentabilidade social, segunda posição, noa 92. Em matéria de segurança pública eis as notas, de 1 a 100: P, 100; Paraná, 94; Santa Catarina, 92; Roraima, 91; Acre, 88. Em todos eles, as cinco piores posições são sempre de Estados do Norte e Nordeste. 

Claro que poderia ser bem melhor, mas de qualquer modo é surpreendente perceber que o RS pontua um honroso quinto lugar entre os Estados mais competitivos do Brasil, tudo de acordo com a respeita consultoria Tendências, que para sua avaliação leva em conta 64 indicadores em áreas como infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação e solidez fiscal.

O universo pesquisado, os Estados brasileiros, é um caldeirão de mediocridade e atraso.

Eis o Top Five e suas notas

São Paulo, 90
Paraná, 80
Santa Catarina,m 77
Distrito Federal, 70
RS, 70

Atrás do RS estão Estados como Minas, Rio e Ceará. Alagoas está na última posição.

O ranking de competitividade dos Estados coloca SP, com razão, em primeiro lugar. Santa Catarina merece ocupar o terceiro posto.

Ambos pela qualidade dos seus gestores públicos, condições de vida das suas populações e ambiente para fazer negócios.

Os demais, formam um único batalhão de mediocridade.

16 comentários:

Anônimo disse...

Só estranho que o Distrito Federal seja um dos "estados" mais produtivos e competitivos, pois a única coisa que produz é corruPTos bolivarianos -"CB's"! Se produzir CB's fosse algo de bom, o Brasil, a Venezuela, a Bolívia e Cuba seriam países de primeiríssimo mundo!

Anônimo disse...

Já fomos segundo estado em negócios, em indústria em nossa economia, na educação já fomos os primeiros..... Mas veio o pt e mandou a FORD EMBORA, cooptou professores e hoje nossa educação é um lixo, não fez reformas e encheu de comunistas as repartições públicas!!!!!!!!

PARABÉNS AOS CATARINENSES E PARANAENSES POR NOS ULTRAPASSAREM EM PIB, SOMOS 5 E SEREMOS 6 LOGO LOGO GRAÇAS AO VERMELHO DE NOSSO ESTADO DOENTE.

CUBA DOS PAMPAS!!!!

Anônimo disse...

RS cada vez caindo mais.
Ser quinto lugar na mediocridade é quase ser o último.

Alberto disse...

RS tem sido 'competitivo' entre as quadrilhas de roubos de cargas/carros, assaltos a lojas, crimes, venda de drogas...

Anônimo disse...

Vai precisar de uns 3 Sartoris em serie para desratizar a influencia nefasta dos vermelhos no Sul, particularmente na capital.

Anônimo disse...

Pra ver como é a competitividade brasileira!!

Anônimo disse...

o cidadão esqueceu ou preferiu omitir o segundo colocado. Como disse o tatu,
Isso é putaria e não uma caçada.

Anônimo disse...

MENTIRA!O RS ESTÁ QUEBRADO.AFUNDOU DE VEZ.TODO O PAÍS ESTÁ NA SARJETA.O PT ASSALTOU O BRASIL E DEPOIS DEU UM CHUTE NA BUNDA E FECHOU A PORTA.AÍ A CRISE SE ALASTROU DE VEZ.E O TARSO DEIXOU AQUILO QUE JÁ ERA RUIM,PÉSSIMO,MACABRO.TORROU TUDO O QUE TINHA APADRINHANDO CCs, CRIANDO EGRs DA VIDA,ACOMODANDO A COMPANHEIRADA.AGORA SOBROU PARA O GRINGO.ASSIM CAMINHA A POLÍTICA NO BRASIL

fred oliveira disse...

Claro omo dia que onde ha' governo do pt tudo anda para tras. E' s'o ver o RS, apos tantos anos de governos petistas: perdeu posicao e importancia no Brasil. E vjam o proprio Brasil apos treze anos de desgoverno: perdeu posicao entre os emergentes, recuando sua geracao de riquza e deflagrando retrocesso social para a decada de oitenta. Isso e' fato e contra fatos nao ha' argumentos.

Anônimo disse...

O Governador de São Paulo terá alguma chance de concorrer a uma eleição para Presidente num pais de populistas promessinhas ? O povo consegue distinguir Administradores de Vigaristas?

Anônimo disse...

Nos anos setenta e oitenta , o nosso Estado, o Rio Grande do Sul, era grande como o proprio nome destacava, e era o terceiro , depois de Sao Paulo e do Distrito Federal. Claro que Sao Paulo pela sua pujante industria e o Distrito Federal pelo numero de empregos de sua malha estatal. Em seguida vinha o Rio Grande , respeitado por sua agricultura , ainda no periodo pre-agrobusiness, seus vinhos, pela qualidade de suas carnes, por sua industria que fabricava armas de porte individual, como a Rossi e a Taurus, onibus e automoveis esportivos. Alem de seus politicos , admirados pela beleza de seus discursos . Hoje o Rio Grande do Sul apequenou-se , infelizmente, bem como o nosso Brasil !!!

Anônimo disse...

Pobre rio grande do sul,foi destruído pelo pt

Anônimo disse...

Paraná sempre na frente

Anônimo disse...

Paraná ultrapassou o PIB do Rio grande do sul

Anônimo disse...

É a elite politica de cada Estado que faz a diferença, RS antes da abertura "Democratica" tinha excelentes politicos respeitados, depois de 1984 foi deteriorando com promessas vazias para o povo.Veja como é a elite politica que define o progresso de um Estado, Rio de Janeiro,Alagoas e Maranhão, é só analisarem o IDH e no caso do Rio cada vez mais dependente.RS só depende de suas escolhas, depende exclusivamente de seu povo, pois politicos de qualidade têm . Não sou do RS mas observo diariamente o que se passa nos Estados e no Congresso .

Anônimo disse...

Também não entendo a colocação do Paraná no item "Segurança Social", ele teria sido o primeiro, e pra quem não sabe, o Paraná até bem pouco tempo atrás tinham uma taxa de homicídios que acompanhavam os estados do Nordeste, é o terceiro mais violento para mulheres e o único que mata mais brancos do que negros (dentre os estados de maioria branca), hoje sua taxa de homicídios ainda figura acima dos 20 por 100mil/habitantes, a maior do Sul.
Agora com relação ao RS, ele decaiu, mas vai ter de se levantar, e confio no Sartori, já melhoramos nossos indicadores segundo o índice Firjan, 77 das 100 cidades com a melhor saúde, estão no RS, ainda temos uma agricultura pulsante, uma região serrana invejável, que além de turística, também é uma potência econômica, enfim, acredito que recuperaremos nossas posições perdidas assim que o fantasma do PT for completamente extinto.
Quanto a Porto Alegre, a capital da vergonha, sem comentários. Se o estado pensasse como Caxias do Sul pensa, seria provável que já estaríamos entre as 3 primeiras economias do país, mas enquanto isso, vamos levando e torcendo para que a corja vermelha diminua sua influência!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/