Opinião do editor - A Capa de Jornal do Ano

A melhor capa de jornais brasileiros deste ano foi a que produziu o jornal "Estado de Minas". 


O editor escolheu como Capa de Jornal do Ano a edição do "Estado de Minas", aí ao lado. Os dois títulos finais "Sujeira para todo lado" e "Que País é este ?", são a síntese do ano no Brasil.

O jornal mineiro circulou com esta capa logo depois da tragédia de Mariana, Minas Gerais, registrado como o maior desastre ecológico brasileiro da história.

O que há de mais desanimador nessa história de Mariana é o que também surge como mais desanimador na atual crise ética que assola o Brasil: a resignação e o aparente anestesiamento da população e das suas elites diante dos desastres.

No caso de Mariana, não surgiu um Greenpeace capaz de incendiar corações e mentes, responsabilizando os verdadeiros protagonistas do crime, mas no caso da crise ética, existe pelo menos a esperança nas ações da Justiça Federal, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, com ênfase para as suas franjas do Paraná e do Rio Grande do Sul, as duas primeiras instâncias judiciais do caso do Lava Jato.

11 comentários:

Anônimo disse...

E no principal jornal gaúcho, a capa desse dia deve ter sido "dupla GRENAL busca reabilitação".... O RS de grandes jornais ficou no passado

Zarathustra disse...

Permita-me bocejar...

ganhatudo disse...

Sem falar no maior escândalo de todos que está vindo aí, qual seja essa epidemia de MICROCEFALIA provocada pelo Zica vírus que é, também, causado pelo mosquitinho aedes aegiptus.
O governo do PT entrará para a história do Brasil como o Governo da Dengue, da Chikungunia e da Zica Virus, todas doenças causadas pelo mesmo mosquito o aedes aegiptus.
Um governo que foi incapaz de debelar esse mosquitinho, ao contrário produziu todos meios para ele se proliferar, sem qualquer reação governamental. É um problema de escala nacional. O Ministério da Saúde petista jamais teve capacidade de enfrentar, certamente em razão da distribuição de cargos apenas para satisfazer interesses de poder e manutenção da base aliada, ou comprada mediante esses cargos, de onde nem o Ministério da Saúde foi excluído. Nesse ministério deveria ter técnicos no comanda e não políticos apenas interesseiros.
PT=Governo da Dengue, da Chikungunia e do Zica Virus.

Em tempo: Como forma de prevenção contra o Zica Virus as pessoas devem ingerir vitamina D. A Anvisa considera como quantidade ideal de vitamina D um valor muito baixo, inferior a qualquer outro país do mundo. As pessoas devem ingerir mais vitamina D, como forma de prevenção pois aumenta a capacidade de defesa através do sistema imunológico do próprio organismo. Este conselho foi dado por um médico.

Anônimo disse...

Ouvi um boato de que a microcefalia teria sido causada por aplicacao de vacinas, vencidas, contra a rubeola. E nao pelo zica virus. Eh verdade?

Anônimo disse...

Quem introduziu os vírus da febre Chicungunya e Zika vírus no país?

Anônimo disse...

Não quero saber de jornal, até porque sua tinta de impressão é tóxica.

Estudos mostram que forrar gaiolas encurta a vida dos bichinhos.

No ser humano leva muitos anos para aparacer danos.

Sem contar que vai pro lixo, e acaba contaminando as águas.

Só não se comenta muito pois a indústria não deixa.

Anônimo disse...

Mariano não foi tragédia, foi uma catástrofe que perdurará por várias
décadas. A proibição de comentar se deve ao fato de 'segredos de estado" quanto a real composição das barragens.

ganhatudo disse...

Não importa mais quem introduziu o vírus da Chikungunia e da Zica no pais. Melhor dizendo, importa sim, mas importa muito mais quem está deixando proliferar e é incapaz de adotar medidas de saúde pública em todo pais visando eliminar esses virus e esta responsabilidade é do governo federal incompetente como já está demonstrado nos últimos 13 anos.

Anônimo disse...

É a tal eficiência do serviço privado. Tudo bem, o serviço público não é uma primazia aqui, mas as empresas privadas não ficam muito atrás. Todo mundo achando uma maravilha a privatização da Vale(dona, com a BHP, da Samarco). Foi feito tudo muito rápido para se livrar do elefante branco. Aí, cria-se uma empresa altamente eficiente para os acionistas, mas com pouca responsabilidade social e ecológica. Infelizmente muitos empresas privadas trabalham assim no Brasil.
Na verdade, ainda temos sorte, muitas marianas já poderiam ter acontecido. Mas os desastres diários nesses locais são abafados e, outras vezes, por serem muito localizadas, não causam grande impacto na mídia.

Anônimo disse...

FORAM OS IMIGRANTES AFRICANOS TRAZIDOS PELO PT...E MUITAS OUTRAS DOENÇAS AINDA VIRAM...

Anônimo disse...

Meu amigo o governo é sim responsável de fiscalizar pois num paiz que são assassinados milhares por ano a culpa é e sempre será dos políticos que não são da iniciativa privada.bilhões para Cuba !corrupção é culpa do Bispo ?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/