Artigo, José Márcio Camargo, Estadão - Uma ponte para o passado

'O Brasil entrou no túnel do tempo e caminha celeremente em direção à década de 80 do século passado'

O Brasil entrou no túnel do tempo e caminha celeremente em direção à década de 80 do século passado. As similaridades são marcantes: déficits fiscais insustentáveis, endividamento público explosivo, inflação elevada e crescente, queda dos salários reais, governo sem sustentabilidade política, níveis elevados de impopularidade, incapacidade administrativa, política econômica desastrosa, prêmio de risco em alta, desvalorização cambial, pessimismo generalizado, etc. No cenário atual ainda não temos uma crise de financiamento externo (até quando?), mas a recessão é mais longa e mais profunda, com quedas do PIB próximas a 4%, em 2015 e em 2016, e elevadas e crescentes taxas de desemprego. E os sinais são de que estamos apenas no começo de um longo processo.


O ano de 2015 foi um retrocesso. Ano novo, vida nova. Infelizmente, 2016 também já está perdido antes mesmo de começar. Teremos queda do PIB pelo segundo ano consecutivo, aumento do desemprego para níveis próximos a 13% da força de trabalho, desvalorização cambial e taxas de inflação próximas a 10%. E não existe expectativa de reversão dessa trajetória.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Como alguma coisa pode ser nova se as idéias que nos conduzem são as do PT? Não há nada mais bolorento, nada mais rancoroso, nada mais cheio de idéias idiotas e mal concebidas do que o PT! Como tirar água de um deserto moral, sem desenvolvimento, sem progresso e uma nulidade de novas idéias? Um partido que tem como um de seus focos ideológicos o ódio à classe média nunca terá a seriedade e responsabilidade suficientes para gerir o Brasil. Realmente o PT quer destruir a classe média, aí só teremos mesmo pobres e muito ricos, aliás os muito ricos não tem nada a reclamar do petismo, pois mamaram aberta e sofregamente das suas tetas corruPTas e pixulequentas!

Anônimo disse...

Parabéns aos 50% que votaram no PT, o Brasil quebrou KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Três anos é muito tempo para continuarmos com Dilma fazendo merda, será uma eternidade aguentarmos até 2018! Com a subida do Temer, uma nova equipe econômica e novos ministros em ministérios importantes o país ganharia um alento e as esperanças seriam renovadas, do jeito que está a coisa só irá piorar!

Luiz Vargas disse...

Em 2015, vieram à tona as MENTIRAS e as PEDALADAS PraTicadas pela criatura que conseguiu a façanha de se igualar em canalhice com seu criador (o Barba).
Em 2015, também veio à tona a inflação de dois dígitos e junto com ela a recessão econômica.
Em 2016, a depressão econômica estará nos aguardando.
Este quadro horripilante só começará a mudar a partir do momento em que a governANTA Mentirosa Sapiens tirar suas PaTas do palácio do PlanalTo.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/