Moody's acende sinal vermelho para Banrisul. Situação do banco assusta investidores e correntistas.

A Moody´s rebaixou a nota do Banrisul e retirou seu  selo de bom pagador, o que coloca em risco sua posição relativamente aos investidores internacionais e alarma seus próprios correntistas, porque isto significa que ele pode estar a caminho da bancarrota.

O Banrisul só não quebrou no governo Britto porque foi salvo por um empréstimo bilionário do Proer.

No governo Tarso Genro a sua situação piorou muito e até agora nada mudou de significativo.

A agência de classificação de risco cortou nesta quinta-feira a nota de longo prazo da dívida em moeda estrangeira do banco estatal gaúcho de Baa3, último degrau antes da perda do grau de investimento, para Ba1, patamar imediatamente abaixo. Com isso, o Banrisul passa para grau especulativo. A perspectiva da avaliação ficou negativa, o que indica chance de novo rebaixamento.
Em setembro, o Banrisul também teve o grau de investimento retirado pela Standard & Poor´s (S&P). 

A perda de mais uma nota em grau de investimento, a segunda nas últimas semanas, pode afetar os investidores externos do banco. Grandes fundos institucionais costumam ter rígidos estatutos que só permitem investir em papéis de países, instituições e empresas que tenham ao menos duas notas em grau de investimento entre as três grandes agências de análise de risco, S&P, Moody's e Fitch.
Em sua justificativa, a Moody´s disse notar uma deterioração gradual dos indicadores de qualidade dos ativos do banco ao longo dos últimos trimestres, o que tem afetado a rentabilidade e os custos de crédito, além de pressões adicionais relacionadas ao ambiente econômico, cada vez mais fraco. "A deterioração da qualidade dos ativos tem impulsionado um aumento de 110% nas despesas com provisões do banco em 12 meses terminados em junho de 2015", diz a Moody´s em seu relatório. Outros riscos citados pela agência são a atuação muito centralizada no Rio Grande do Sul e a grande exposição ao setor do agronegócio.

A Moody´s levou ainda em consideração o agravamento da situação fiscal do governo gaúcho, controlador do Banrisul,


Entre os fatores considerados positivos pela Moody´s estão a boa liquidez e a forte participação de mercado no Banrisul no Estado, o que garante boa fonte de captação de recursos. Também nesta quinta-feira, a Moody´s manteve perspectiva negativa para todo o sistema bancário brasileiro em função de uma longa recessão que o país deve atravessar.

17 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante o tom tendencioso e alarmista que usas sempre que falas do Banrisul, Políbio. Será que é porque cortaram cota de patrocío para esse teu péssimo blog?

Anônimo disse...

o banrisul é um banco extremamente viável, desde que seja gerido pela iniciativa privada.

governo gaúcho deveria estudar fórmula para a gestão ser privada.

demitir todos cargos políticos, e dar autonomia completa para demissões e correções salariais fora de mercado a estes gestores.

mas lógico, não fará isso > então ...

Anônimo disse...

Caro anonimo das 14:27: O BRSR está na lona. Veja o valr das ações, cujo valor caiu de 15 para 5 em 1 ano, refletindo o valor do banco.

Anônimo disse...


Tem que privatizar o quanto antes !

Valor da ação agora na Bovespa R$ 6,18 !

Já valeu R$ 17,83 em 01/03/2012, de lá para cá só despencou !!!

Calculem a perda dos acionistas !!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Vejamos os itens:
- Deterioração gradual dos indicadores de qualidade dos ativos do banco ao longo dos últimos trimestres – Quais são os indicadores de qualidade dos ativos? Quais são os últimos trimestres a que o relatório se refere? Não existe perspectiva desses ativos se recuperarem?
- ... que tem afetado a rentabilidade e os custos de crédito – Em relação à rentabilidade, o BANRISUL não é como os bancos privados, eles não precisam gerir grandes lucros, são para atender às demandas dos estados, se aproximando mais do perfil de banco para fomento.. Vejam por exemplo o caso do empréstimo para as folhas de pagamentos dos servidores...
- ... além de pressões adicionais relacionadas ao ambiente econômico ... – Isso sim, é bem claro;
- ... atuação muito centralizada no RS – Bom é um banco estadual e que atua principalmente no RS.
- ponto positivo: - A forte participação de mercado do Banrisul no Estado – Mas não é justamente isso que é criticado pela agência????
- “...o sistema bancário brasileiro em função de uma longa recessão que o país deve atravessar. – Na realidade os bancos brasileiros são os que menos sentem diminuição em seus lucros, por conta dos juros estratosféricos; e caso a CPMF volte, os banco estarão contentes também...
Esse relatório tem problemas sérios e não explica bem as questões que são levantadas...

FLR disse...

Nao entendo certos comentários

se a opinião sobre o editor, não agrada, e ainda afirmam que o blog é péssimo,
porque o leem a ponto de emitir opinião desrespeitosa e mal educada.

Simplesmente não participem do que não lhes agrada.

O tom parece alarmista porque é preocupante dentro do cenário projetado de recessão que o país se encontra. Não só o Banrisul esta sob o olhar atento, mas todas as instituições financeiras, novidade seria as agencias de ratting elevarem a nota. Somente la em Brasilia que as coisas do cotidiano e da realidade nacional não surtem efeito nem consequência.

Anônimo disse...

Políbio,

Para que serve o Banrisul??

Para "loteamento político"??

Que vendam urgente, junto com a CEEE, CESA ....

JulioK

Anônimo disse...

fora pt, o pt destruiu o rio grande do sul, em 4 anos que passaram por lá deixaram um caos, 52 bilhoes em dividas, ainda bem que nao foi reeleito, mas deixou isto aí, dividas e dividas, a maior entre todos os estados

capitão tormenta disse...

Quanta bobagem, o Banco Bradesco, também sofreu este tipo de comentário, e nada aconteceu, são bancos saudáveis, estão perdendo dinheiro pela crise, é só isto.

Anônimo disse...

Essa imundice de banco de estado falido caminha para a bancarrota rápido! Vai quebrar!!!

Anônimo disse...

Imaginem se o Sartori resolve leiloar a folha de pagamento do Estado. Ai sim, a rentabilidade do Banrisul vai pro saco.

elton disse...

Privatização já. Calculem a economia lá na frente, quando os servidores se aposentarem e o caixa do estado não for o responsável por pagá-las. Srs, é isso o maior benefício da privatização: os funcionários deixam de ser públicos e, aposentar-se-ão pelo regime privado. Pensem no futuro da previdência do estado, que por sinal já está quebrada.
Aliás, privatizem tudo o que for possível, CEEE, EGR, Banrisul, enxuguem o estado, só assim teremos alguma esperança de futuro.

Anônimo disse...

rebaixamento de nota ? e abrindo concurso ainda para 300 vagas para ser ineficiente, e ainda dando trabalho para a FDRH, fundação totalmente desnecessária e que onera o Estado com alto custo e retorno zero.

Anônimo disse...

É tudo que o tiririca da serra queria para vender o banco.

Anônimo disse...

É tudo que o tiririca da serra queria para vender o banco.

Anônimo disse...

Caraca eh incrível um mais desinformado que outro credo vcs sao um bando de otario de internet. Duvido q sejam meia pataca em uma empresa.

Anônimo disse...

Só sei que o atendimento deste banco é PÉSSIMO. Principalmente da Agência da PUC. Tem um caixa lá que dá vontade de dar uma porrada na cara. Um mal-educado que fica resmungando sozinho. Típico funcionariozinho público medíocre, que perderá a boca assim que privatizarem aquela porcaria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/