Opinião do editor - A idéia é transformar a Uergs no MIT do RS

O cenário gaúcho já parece maduro para que a Uergs seja transformada numa espécie de MIT do RS, portanto uma universidade tecnológica, inclusive com o apoio dos americanos de Massachussets.

É só juntar quem trabalha com ensino, pesquisa e extensão no governo estadual, juntar tudo na Uergs e passá-la para as Fatecs da Fiergs, Fecomércio e Farsul, transformando todo o conjunto no MIT do RS. 

O que livraria o governo gaúcho de ônus financeiro e administrativo que não tem razão de ser. 

17 comentários:

Anônimo disse...

jezuz, lá vamos nós nos nossos delirios...

ta faltando dinheiro ate pra pagar as embaixadas...

Anônimo disse...

Sim claro a Uergs virar O MIT do RS. Bastante modesto este pensamento... ainda mais considerando a situação do RS e da Uegrs. Os pós doutores que se dedicam quase que exclusivamente em pesquisas devem estar super interessados em passar a dar aula na Uergs... Quanto paga mesmo? Bom acho melhor ser pesquisador da USP do que pesquisador fo MIT dos pampas. E se alguém acha que a iniciativa privada vai bancar a pesquisa na Uergs é melhor investir na pesquisa da UFRGS q da mais resultado.

..

Anônimo disse...



Mas essa UERGS nunca serviu pra nada!

Em Novo Hamburgo tiveram que fechar porque tinha uns 16 alunos, de tão ruim e sem sentido que era!

Bem coisa do PT inventar mais uma estatal pra chamar de sua.

Essa é a grande vanguarda do atraso !!

Anônimo disse...

Essa foi a maior besteira que já li em toda a minha vida. O editor está de parabéns, sempre se supera

Anônimo disse...

Olha, prezado Editor, a ideia é boa! Mas tem-se um problema: TEMOS QUE NOS LIVRAR DOS COMUNISTAS e demais esquerdopatas QUE PROLIFERAM NA UERGS.
Depois de coloca-lo no olho da sarjeta - que é para onde essa gente estúpida merece ir - poderemos por em prática a ideia.

Anônimo disse...

Não é besteira anônimo das 16h40 é realmente o que o governo do estado está planejando: fazer uergs incorporar todas as fundaçoes estaduais de ensino, pesquisa e extensão.

Anônimo disse...

ENTÃO QUE FECHE. POIS NADA EXISTE SEM ÔNUS FINANCEIRO, VÃO ARRUMAR MAIS UM LUGAR PRA ABOCANHAR CARGOS, E ESTADO VAI PAGAR. JÁ ESTÃO PENSANDO EM GASTAR COM POSSÍVEL AUMENTO DE IMPOSTOS.

Anônimo disse...

E COMO A UERGS AINDA QUER ABSORVER AS FUNDAÇÕES?NINGUÉM TEM UMA INFORMAÇÃO CERTA,CORRETA SOBRE O QUE REALMENTE VAI ACONTECER...SE A IDÉIA É ENXUGAR O ESTADO,COMO A UERGS VAI RECEBER TANTA GENTE E DIZER:OLÁ TUDO BEM?VÃO SE CHEGANDO...VAI EXPLODIR DE TANTOS FUNCIONÁRIOS DAS FUNDAÇÕES FALIDAS...EITAAAAAAAAA...CADA UM DIZ UMA COISA...CARACAS

jorge alves ribeiro disse...

Não podemos esquecer que a UERGS foi criada no governo do sr. Olívio Dutra. Não precisamos dizer mais nada então.

Anônimo disse...

Menos, em Caxias tinham aulas em meio à biblioteca, sequer tinham salas de aula. Passou no bloco regional do Jornal do Almoço ano passado.

Anônimo disse...

O mais interessante seria imaginar esta turma de pelegos destas fundações indo "trabalhar" da UERGS. Para fazer o que mesmo? Ah sim, transformar a UERGS no MIT do RS. Só que essa turma não sabe fazer pesquisa e desenvolver algo inovador. Essa turma não tem doutorado, só tem a carteirinha do PT e do sindicato. Para essa turma, pesquisa e inovação é algo capitalista que somente os ricos ganham dinheiro. Tecnologia tira postos de trabalho. Então a vanguarda do atraso, gosta mesmo de cultuar as raízes do RS, o transporte a cavalo, o trabalho manual na agricultura e pecuária. Afinal a mecanização do campo e da indústria, os transgênicos, eletrônica, robótica, nanotecnologia é coisa de capitalista que só quer prejudicar a classe trabalhadora.

Anônimo disse...

a UERGS não teria como acoplar tantos empregados públicos (celetistas, com fgts, reposição de inflação, data base, auxílio refeição) , alguns acostumados já com o engessamento e ineficiência das suas estruturas, o melhor seria extinguir todas estas fundações que citou, e algumas funções, atividades essenciais a UERGS sim assumir. de qualquer forma o Estado já identificou que do jeito que está não viável e possível a excelência na gestão com tantas estruturas ineptas.

Marco Belotto disse...

Porra Políbio!
Esta foi demais, não sei se meu coração resistirá. Querer transformar a UERGS num MIT gaudério?
Vão pesquisar o que? Como melhorar a tosquia das ovelhas ou castrar os touros?
Se ainda fosse uma instituição privada, até seria de se sonhar. Essa universidade estadual foi invenção do Olívio, o que convenhamos não é coisa boa, alem de ser um cabide de emprego de concursados e apaniguados políticos. O certo é que se o estado pagasse bolsa em universidades privadas, o custo por aluno matriculado, seria menor para os pagadores de impostos.

Anônimo disse...

Fiergs, Fecomércio e Farsul não tem condições intelectuais de capitanear um MIT guasca, em vez de MIT vai sair um MTG, isso sim.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo das 21:57, estas entidades não sabem realmente o que é pesquisa. Suas principais lideranças são um exemplo de atraso e mentalidade de compadrio e apadrinhamento. Para eles fazer extensão é pesquisa. Podem ver pelas chefias que colocaram nestes órgãos. Vai virar tudo MTG e fazendão.

Anônimo disse...

Kkkk MIT tuoiniquin de bombacha nesse estado faldo e sem futuro!!!!

Anônimo disse...

Prezado Polibio
Por favor, antes de sugerir algo assim, te informa sobre o asunto.
Podes começar indo a São José dos Campos - SP visitar o ITA que foi construido à imagem do MIT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/