Uergs poderá incorporar estruturas de ensino, pesquisa e extensão de fundações e estatais do RS

São avançados os estudos e discussões visando a incorporação à Universidade Estadual do RS das estruturas e servidores das fundações estaduais de ensino, pesquisa e extensão, no caso Fepagro, Cientec,  FZB, FEE, FEPPS e FDRH,  prevendo desta forma um recurso único, porém com um montante menor do que o atualmente gasto com cada instituição separadamente. 

Além disso, ocorreria a desativação e venda de algumas das estruturas e áreas dos órgãos incorporados.

O projeto pode ir ainda mais adiante.

Quem viver, verá. 

8 comentários:

Anônimo disse...

a UERGS não teria como acoplar tantos empregados públicos (celetistas, com fgts, reposição de inflação, data base, auxílio refeição) , alguns acostumados já com o engessamento e ineficiência das suas estruturas, o melhor seria extinguir todas estas fundações que citou, e algumas funções, atividades essenciais a UERGS sim assumir. de qualquer forma o Estado já identificou que do jeito que está não viável e possível a excelência na gestão com tantas estruturas ineptas.

Anônimo disse...

Com certeza, é uma excelente idéia. Vai na linha da simplificação e eficiência na aplicação dos recursos públicos, o que nos últimos quatro anos no estado virou palavrão.

Anônimo disse...

Vender ou cerrar as portas da CIENTEC. Fechar a FDRH, não sei que teve a ideia para criar uma fundação que não desenvolve nenhum recurso humano, não consegue ganhar licitação nem para fazer concurso de cabelereiro. O Estado não tem que cuidar de bichos, portanto o ZOO deve ser vendido, oferece para os proprietários do Pampa Safári, eles sabem como dar resultado. Alguém já viu alguma pesquisa da FEE. É uma fundação só para dar emprego para economista filiado em algum partido do governo. Vejam que até a Dilma foi funcionária da FEE, por aí já se vê a inutilidade da "repartição". O Sartori deve tirar os petralhas que estão incrustados na FEPAGRO. A FZB deve ser entregue para a UFRGS. E mais, aceita-se sugestões para outros orgãos do governo.

Anônimo disse...

Caro Políbio, extinguir a FZB é uma das maiores bobagens que eu já ouvi. Não se trata de "criar bichos". Alguém aí duvida do valor das áreas do Jardim Botânico e do Zoológico para o lazer, a qualidade de vida, o combate ã poluição, a preservação das espécies nativas, o combate à impermeabilização do solo e aos alagamentos na região onde estão localizados? Mas, me perdoe a palavra, alguns estúpidos (por que só podem ser imbecis, mesmo) acham que isso não é dever do Estado, ou até que manter a Fundação custa fortunas... Hahaha! Fortunas é o que "alguém" pode ganhar por baixo dos panos vendendo essas valiosíssimas áreas! Abraços!
Carlos

Anônimo disse...

O último Anônimo disse tudo, FDRH gestora de RH ? realmente foi umas das fundações mais sem cabimento que já criaram, e que estão a sufocar o Estado puxando recursos para para pagar serviços sem fundamento algum.

Anônimo disse...

EM RESPOSTA PARA O AMIGO QUE NÃO SABE NADA DA FDRH,SANTA IGNORÂNCIA:
A FDRH ao longo de sua existência realizou mais de 180 (cento e oitenta) Concursos Públicos para órgãos do Estado, municipais e regionais, envolvendo mais de um milhão e meio de candidatos.

Reconhecida pela qualidade de seus serviços, a FDRH se caracteriza pela idoneidade, segurança e sigilo na execução dos concursos públicos, garantindo isonomia e transparência na atenção aos candidatos.

A FDRH realizou, entre outros, os seguintes concursos



Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (80.253 candidatos, realizado em 29 Coordenadorias de Educação no interior do Estado);
Tribunal de Contas do Estado do RS (20.932 candidatos);
Polícia Civil - Escrivão e Inspetor (8.216 candidatos);
BANRISUL (117.743 candidatos, realizado em nível nacional, em 09 capitais e mais 08 cidades no interior do RS);
Brigada Militar (22.674 candidatos);
SUSEPE (24.400 candidatos);
CORSAN (47.394 candidatos);
BRDE (15.234 candidatos, realizado em três capitais);
AGERGS (3.462 candidatos);
Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (11.500 candidatos); Secretaria da Agricultura (3.714 candidatos),
Companhia Riograndense de Mineração - CRM (6.553 candidatos);
IGP (7.149 candidatos);
METROPLAN (1.218 candidatos);
Secretaria do Planejamento (1.316 candidatos);
FEPAM (3.504 candidatos);
FEPAGRO (4.210 candidatos);
Prefeituras Municipais de Caxias do Sul (5.420 candidatos);
Veranópolis (1.941 candidatos);
Capão da Canoa (4.849 candidatos);
Santa Vitória do Palmar (2.601 candidatos);
Ibirubá (1.628 candidatos);
Marau (2.524 candidatos);
Uruguaiana (6.094 candidatos);
Canoas (4.179 candidatos)
Processos Seletivos para a Brigada Militar (8.453 candidatos) e BANRISUL (3.845 candidatos).

Anônimo disse...

Todo o dinheiro arrecadado parece que serve só para um poder Executivo. Cadê o legislativo e o judiciário.... Não devem receber dinheiro do RS.Cadê o governador que primeiro dividiu os prejuízos. Por que não discutiu com os três poderes com o orçamento coletivo para fazer distribuições para que a população que produz tenha o melhor para todos. Inclusive o governador é um dos mais beneficiados. O capitalismo selvagem parece que está chegando no auge.... Dividi-se os prejuízos para todos e concentra os lucros e as bonécias para alguns. Cuidado que Deus não dorme, terás que prestar conta a Teu Deus porque maltratou teu irmão.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, sou servidora da FEPAGRO, e produzimos importantes pesquisas e damos apoio em diagnóstico no setor agropecuário, um dos mais rentáveis ao Estado.
Gostaria de saber se esse projeto ainda está em elaboração e se pode fornecer o número dele para consultarmos.

Obrigada!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/