Moro: Iniciativa privada tem mais condição que governo de lutar contra corrupção

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, afirmou na manhã desta sexta-feira, que a iniciativa privada é quem tem as melhores condições de liderar um movimento contra a corrupção no País. Na sua avaliação, muito melhor do que o setor público, que está sujeito aos mecanismos e entraves burocráticos.

Ao falar dos escândalos que assolam o País, Moro disse que não se pode esperar que a justiça criminal resolva o problema da corrupção no Brasil, e destacou que é preciso não se acomodar, seja como poder público, privado ou como cidadão. "O futuro não está escrito, vamos confiar, desconfiando", emendou.

Moro, convidado pela Procuradoria da República, em São Paulo, para a palestra "Aspectos Controvertidos do Crime de Lavagem de Dinheiro", que ocorreu pela manhã na sede da Procuradoria, traçou em sua palestra um paralelo entre a Operação Mãos Limpas, deflagrada no início dos anos 90 na Itália, com a operação que conduz no Brasil. Sem citar especificamente a operação que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, Moro lamentou que algumas oportunidades foram perdidas na Itália, citando como exemplo uma lei que anistiou alguns corruptos. Mas, segundo ele, "não necessariamente devem ser perdidas aqui no Brasil". E disse que, para que isso ocorra, depende mais da pressão da própria sociedade do que do poder público.

Um comentário:

Anônimo disse...

Joaquim Barbosa, a respeito da atuação de Sérgio Moro: "Está fazendo aquilo que todo juiz deveria fazer e, lamentavelmente, não faz."

Correto. Recado dado aos demais juízes deste país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/