IBGE revela números do segundo trimestre e diz que economia está de novo em recessão

 O Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores, e a economia brasileira entrou em recessão técnica, conforme divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No primeiro trimestre do ano, o PIB caiu 0,7% (dado revisado).

2014 foi ano de recessão.

O Brasil voltou a ter dois trimestres seguidos de queda no PIB e, por isso, entrou em “recessão técnica”. Na prática, essa classificação serve como uma espécie de “termômetro” para medir o desempenho da economia. Isso porque, de acordo com economistas, não são apenas dois resultados negativos seguidos que indicam a recessão, mas sim um conjunto de indicadores negativos, como aumento do desemprego, queda na produção e falência de empresas.

No primeiro semestre de 2014, o país também entrou em recessão técnica, o que não acontecia desde o fim de 2008. A economia encolheu 0,2% nos três primeiros meses do ano e 0,6%, no período seguinte, segundo o IBGE.


A estimativa do mercado financeiro para o ano todo, apresentada no início da semana pelo boletim Focus do Banco Central, indicava que a economia deverá ter uma retração de 2,06%, seguida por uma queda de 0,24% em 2016.

Um comentário:

Anônimo disse...

ECONOMIA VAI FICAR EM RECESSÃO ATÉ MILITARES ASSUMIREM O COMANDO, POIS NENHUM EMPRESÁRIO VAI SE ARRISCAR DE INVESTIR SABENDO DA POSSIBILIDADE DE UM GOLPE COMUNISTA E DAÍ PERDER TUDO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/