Jorge Furtado não sabe o que diz quando fala de política

O cineasta gaúcho Jorge Furtado, filho da ex-deputada da Arena, Dercy Furtado, e do ex-ministro da Educação da ditadura militar, Jorge Furtado, citou ontem três eventos que o fizeram sair do silêncio que mantinha sobre o cenário político brasileiro, todos eles de ataque ao Partido, o PT, e o governo, Lula e Dilma, que apóia sem vacilação:

- A ameaça de morte a Jô, a agressão a Guido Mantega e o bate-boca com um petista em pleno vôo comercial.

Ah, ele também se queixa das delações premiadas que enfiaram na cadeia seus antigos líderes do PT e satélites.

Sobre Mensalão, Petrolão e os bandidos e ladrões do PT e do governo Dima presos em várias cadeias do Paísl, com ênfase para Brasília e Curitiba, nem uma só palavra.

Afinal, todos trabalharam pela causa.

Quando não fala de política, Jorge Furtado é disparado o melhor cineasta gaúcho.

CLIQUE AQUI para ler as três páginas de entrevista (Diário Catarinense). Passe por cima das alienadas profissões de fé petistas que o cineasta produz ao longo do texto.

21 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Mais um "Bolsa Rouanet", só isto!!

JulioK

Anônimo disse...

Qm sabe mto bem sao os fdps q o criticam rssss

Anônimo disse...

Ameaça de morte ?
Agressão ao Mantega ?
Elles vivem querendo criar fatos para se fazerem de vítimas.
Apenas mais um bobalhão que adora uma grana pública.

Emmanuel disse...

Agradeço, mas não vou ler....
Se o cara já é desse jeito no prefácio, que se dirá do resto?

Anônimo disse...

Esses idiotas petistas, são tão cretinos, tão cínicos, tão depravados em seu fanatismo criminoso, que querem nos proibidos até de nos manifestarmos contrários a desastrosa administração feita para assaltar os cofres públicos, destruir as instituições e implantar o comunismo.
Os artistas todos cúmplices na destruição do país e favoráveis a engenharia social comandada por ladrões com mentes atrofiadas que acham estarem fazendo algum bem para a humanidade.
Esses cães, deveram estar atados à coleiras.

Anônimo disse...

GOVERNO COMO O PT PARA SE MANTEREM, CRIAM UMA VERDADEIRA BATALHA PUBLICITÁRIA.

A LAVA-JATO AINDA VAI CHEGAR NESTE ASSUNTO. A CORRUPÇÃO ALÉM DE COMPRAR PARTIDOS, PESSOAS DO PODER, PAGAM FILMES, DOCUMENTÁRIOS, SÉRIES DE TVs, E ISSO A UM NÍVEL NÃO SÓ NACIONAL MAS TAMBÉM INTERNACIONAL.

QUANDO O DINHEIRO ESCASSA E A SUSTENTABILIDADE DISSO COMEÇA A FICAR DIFÍCIL, TODOS SENTEM. POIS JUNTO VEM A FALTA OU DIMINUIÇÃO DE DINHEIRO PARA SI PRÓPRIO, E COMO JÁ LEVAVAM UM VIDA MAIS CONFORTÁVEL EM FUNÇÃO DISSO, FICAM FULOS.

Anônimo disse...

Cada regime tem o cineasta que merece. Defendê-lo é defender o pão nosso de cada dia. Hitler, por exemplo, tinha a Leni Riefensthal.

Anônimo disse...

DP. Cláudio Humberto.

ESQUERDA DE BOTEQUIM
Crítico da política econômica, o ex-governador gaúcho Tarso Genro deu uma de Leonel Brizola: passou a morar no Rio de Janeiro. Até porque teria dificuldades de circular nas ruas de Porto Alegre. No Rio, ele encontra terra fértil na velha esquerda de botequim.

Carpes Júnior disse...

É o que dá fechar o São Pedro.

Anônimo disse...

Li toda a entrevista e a conclusão é: um alienado com complexo de Glauber Rocha. Alias os pseudo cineastas brasileiros sofrem deste complexo de querer com um filmeco, "mudar o mundo". Nem John Ford nem Spilberg mudaram o mundo mas com seus filmes fizeram entretenimento para o mundo, e claro fizeram uns poucos pensar e é só isso.

Joel Robinson

Antônio Maria disse...

"O melhor" porque é o único. O petismo sempre abriu-lhe as portas.

Carlos Flávio disse...

Para petistas só é valido a crítica com anuência do partido.

“Pimenta nos olhos dos outros é refresco.”

No Brasil muitos diretores, cineasta, roteiristas e atores e atrizes, são pouco dados a cultura política, mas umbilicalmente ligados a causa da esquerda, mesmo sem razões para tal. Fazem parte do “mito” que para ser intelectual tem de ser de esquerda.

Precisamos fazer uma grande depuração.

Anônimo disse...

Pikareta intelectual financiado pela Petrobras e BNDES

Anônimo disse...

Será que não tem um interessezinho nessa bagaça?

Anônimo disse...

Os crimes cometidos por politicos, empresáris e funcionários públicos não estão sendo invrestigados, muitos já com condenação transitada em julgado outros com condenação de porimeiro grau, outros investigados pela PF e MPF, emfim. Então AMEAÇA, INJURIA, DIFAMAÇÃO, AGRESSÃO também são crimes, logo os ofensores devem ser inventigados e condenados, ou a lei está errada?

Anônimo disse...


Para saber quem é e o que pensa o dito cineasta, olhem nas tetas que ele está mamando


Diogo Mainardi 11/01/2005 na edição 311


‘Jorge Furtado é o Amaral Neto do petismo. Faturou 700.000 reais para dirigir um comercial do Banco do Brasil sobre o tema da fraternidade. O comercial faz parte da campanha ufanista ‘O melhor do Brasil é o brasileiro’. Na ditadura militar, Amaral Neto exaltava o orgulho nacional mostrando a construção de hidrelétricas. Jorge Furtado, o maior propagandista do lulismo no meio cinematográfico, mostrou a construção de uma quadra de futebol na periferia de Porto Alegre. A quadra custou 120.000. Foi financiada pelo próprio Furtado, com o dinheiro pago pelo Banco do Brasil. Furtado elegeu a si mesmo como exemplo de fraternidade, portanto. E usou o dinheiro do Banco do Brasil com a desenvoltura de um deputado maranhense, que constrói quadras de futebol em seu curral eleitoral, com a verba do Fundef. Não todo o dinheiro, claro: se a quadra de futebol custou 120.000, e outros 130.000 foram gastos em impostos, sobraram 350.000 para Furtado. É assim que funciona a fraternal contabilidade petista.

Furtado já declarou que, em parte por motivos ideológicos, não aceita fazer publicidade em sua produtora de cinema. Exceto publicidade do PT. Ele é o mais requisitado marqueteiro petista do Rio Grande do Sul. Dirigiu as duas campanhas de Tarso Genro à prefeitura de Porto Alegre e as duas campanhas de Olívio Dutra ao governo do estado. Valeu a pena. O governo gaúcho, na administração Olívio Dutra, premiou seu filme O Homem que Copiava com 1,3 milhão de reais. E deu mais 1,1 milhão para seu sócio. Furtado está entre os maiores captadores de recursos públicos para o cinema do país. Leva dinheiro de todos os lados. Só nos últimos tempos, recebeu 250.000 da Petrobras, 380.000 da Ancine, 400.000 do BNDES, 370.000 do Ministério da Cultura, uma ajudinha camarada dos Correios, outra ajudinha camarada da velha prefeitura petista de Porto Alegre.

Não é só com o apoio de estatais que Furtado financia seus filmes. Meu Tio Matou um Cara, atualmente em cartaz, contou também com o patrocínio da Brahma. Furtado diz que não faz publicidade, mas o filme está repleto de merchandising de cerveja. Seus sólidos princípios ideológicos valem tanto quanto os de Lula. Como todo petista, Furtado protestou violentamente contra a privatização das empresas de telefonia. Agora, com a maior naturalidade, passa o pires na Brasil Telecom e na TIM. Quando o PT estava na oposição, Furtado acusava Fernando Henrique Cardoso de representar ‘décadas de concentração de renda e exclusão social, patrocinadas pela mesma elite que continua no poder: ACM, Sarney, Maluf, Delfim’. Os quatro antigos vilões foram alegremente absorvidos pelo fisiologismo petista, e Furtado deixou de se escandalizar com isso. Afinal, além de patrocinar a concentração de renda e a exclusão social, a tal elite também patrocina seus filmes.

A esquerda, durante a ditadura militar, deu a Amaral Neto o apelido de ‘Amoral Nato’. Furtado tem uma vantagem: se alguém quiser aplicar-lhe um apelido depreciativo, nem precisa estropiar seu sobrenome.’

Anônimo disse...

Ele é cúmplice mas não é ingrato!

Anônimo disse...


Olhem que o Furtado não nega uma boquinha, seja da esquerda ou da direita.


Por Reinaldo Azevedo - 18/03/2011 às 19:33

Quem é mesmo o branco de direita? Jorge Furtado, o esquerdista, é um filho da ARENA convertido ao PT

Jorge Furtado, o cineasta gaúcho que decidiu sair em defesa do capilé oficial para Maria Bethania, diz que só a direita branca de São Paulo protestou. Pois é… De direita branca, esse rapaz entende — no caso, a direita branca do Rio Grande do Sul.

Sua mãe, Dercy Furtado, foi, durante muitos anos, deputada estadual no Rio Grande do Sul pela… ARENA. Sim, a Aliança Renovadora Nacional, o tal partido da ditadura. Sua atuação, consta, esteve ligada à defesa dos direitos das mulheres, o que ela poderia ter feito, também, no MDB, não é? Mas a família escolheu o partido da ditadura.

Talvez fosse coerência ideológica mesmo, já que o marido, também Jorge, pai do Jorge de esquerda, foi secretário-geral do Ministério do Trabalho e da Educação. Sempre durante a ditadura!

Não estou satanizando ninguém por ser filho desse ou daquele. Até porque é Furtado quem parece achar que ser de direita é um crime, não é mesmo? Lembro que a sua filiação, no entanto, pode lhe ter sido providencial. Consta que ele estudou muita coisa, tinha muita pressa e tal, mas não concluiu nada: medicina, psicologia, jornalismo, artes plásticas… Resultado: terminou numa empresa pública (ama o estado faz tempo): no início dos anos 80, foi para a TV Educativa do Rio Grande do Sul. Foi empregado na gestão de José Augusto Amaral de Souza, governador biônico da ARENA, aliado político de seus pais. Entre 1984 e 1986, foi nomeado diretor do Museu de Comunicação Social de Porto Alegre. O governador, aí já eleito diretamente, era Jair Soares, ex-ARENA, então PDS. Outro aliado de seus pais.

Dali o homem deslanchou. Como se vê, a direita branca gaúcha teve papel decisivo no início de sua carreira, não é mesmo? Se é para falar nesses termos, este senhor tem mais é de dobrar a língua. Fico sabendo não mais do que marginalmente das “esquerdices” de Furtado e costumo ignorá-las. Deixaria essa parte de sua biografia de lado se não tivesse sido ele a escolher os argumentos.

E não deixo de lhe dar os parabéns: ele é, à sua maneira, esperto; eu não. Quando Furtado era protegido por sua família, íntima do regime militar, eu tentava… derrubar o regime militar. A ditadura se foi, e o PT chegou lá. A família Furtado continua íntima do poder. Conclusão: ele tem vocação para ser governo; eu tenho vocação para ser oposição.

Anônimo disse...

Ler o que um idiota desses escreve? Me desculpe Sr.Editor, mas meu masoquismo não chega a tanto!O mesmo serve para a diarreia dialética que esse anônimo vive despejando aqui no blog. Vá emporcalhar lá no Sul 21, se é que dá para emporcalhar mais aquilo!

Anônimo disse...

Em tempo: Não me referi ao anônimo das 15:32, e sim a um outro que vive perturbando aqui no blog.

Anônimo disse...

Eta família que gosta de uma boquinha. Tão sempre do lado do poder, na maior cara de pau, transitando da direita para esquerda, da esquerda para a direita, mas sempre do lado da teta. Em resumo, eles são os Furtado enquanto nós somos furtados diariamente para sustentar os puxa sacos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/