Darcy Francisco usa da compaixão e responde os insultos de Juremir Machado.

O economista Darcy Francisco Carvallho dos Santos é uma boa alma e só por isto emociona-se com o jornalista Juremir Machado da Silva, um panfletário démodé que gosta de comprar brigas com quem sabe que não o leva a sério, mas apesar disto usam da compaixão e tentam manter o diálogo com o ofensor gratuito. 

No passado, diante de outro tipo de polêmica gratuita (Juremir acusou o pai de L.F. Veríssimo de agente da ditadura militar) ele acabou expurgado da RBS, com o aviso de que jamais voltaria a trabalhar na casa dos Sirotsky. 

Eis o que escreveu, hoje, o economista, cujas sérios estudos não ocorrem por achismo e em função das quais suas constatações e propostas são as mais racionais que já sugiram no Estado:

Nos últimos dias o colunista do Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, resolveu me atacar, com impropérios, chamando-me de neoliberal e de guru do governador Sartori. Que orgulho teria se isso fosse verdade!

Na realidade pouco conheço o governador Sartori, com quem mantive escassos contatos e no passado distante. Se ele está fazendo algumas coisas que constam do meu livro, é por mera coincidência.   e está agindo corretamente, porque lá estão, fora de qualquer modéstia, as soluções para o Estado do Rio Grande do Sul sair da crise.
     
O jornalista em questão, recentemente publicou uma matéria onde anexa a parte do livro “O Rio Grande tem saída?”, p. 301/2012, onde estão as sugestões feitas por mim para o Estado sair da crise, que citarei algumas,  ao mesmo tempo em que pergunto, se elas são proposições neoliberais:
     
1)    Fazer a reforma da previdência, visando corrigir o problema das  aposentadorias precoces, onde 87% dos servidores  se aposentam com cinco ou dez anos a menos, sendo a metade com 50 anos de idade mínima e ¼ sem essa exigência.  Levando em consideração que nos países ricos as pessoas estão se aposentando com 65 ou 67 anos, a maioria países sociais-democratas, eu pergunto onde está o neoliberalismo em defender isso?

2)    Modificar os critérios da pensão por morte, onde uma pessoa jovem com todas as condições para trabalhar pode ficar até 50 anos ou mais, dependendo da situação,  recebendo uma alta remuneração  paga pelo contribuinte.  Isso é neoliberalismo?

3)    Alterar o plano de carreira do magistério, um plano da década de 1970, o mais velho do País, anterior à vigência de LDB,  que define carreiras que não existem mais, que só vai pagar um salário melhor par o professor no final de sua carreira, quando ele está deixando a sala de aula. Se eu fosse demagogo e populista,  eu defenderia isso, mas prefiro ser o que sou, responsável com o futuro de meu Estado.

4)    Aposentadoria complementar, se o Estado mais rico do país, São Paulo,  e a União, já adotaram. A União,  no atual governo.

5)    Alterar o acordo da dívida, visando pagar menos e zerar o saldo devedor, onde está o neoliberalismo?

6)    Rever os altos salários iniciais e algumas categorias, como condição para pagar melhor outras que recebem muito pouco, na opinião do próprio jornalista. Isso é neoliberalismo, Sr. Juremir?

7)    Extinguir a licença- prêmio, um privilégio vergonhoso do servidor público o qual muitos órgãos de elite pagam em dinheiro, quando não se consegue para uma melhor remuneração para o magistério, por exemplo.  Isso é neoliberalismo, Sr. Juremir?  Só para seu esclarecimento, este instituto não existe mais na União.

8)    Alterar as regras das incorporações das funções gratificadas na aposentadoria, passando para a média em vez da última. Isso é uma  regra aprovada pela reforma previdenciária de  2003, do Presidente Lula. Onde está o neoliberalismo, Sr. Juremir?

9)    Evitar a concessão de reajustes salariais reais. Se o Estado não está conseguindo dar nem a inflação, como vai dar aumentos reais? Aumentos reais, quer dizer acima da inflação. O Senhor não é obrigado a saber isso, afinal o Senhor não é da área. Diga-me onde está o neoliberalismo nisso? 
10) Conter o crescimento das outras despesas correntes. Par quem não sabe, isso é economizar no consumo. Não é isso que fizemos na nossa casa, quando o dinheiro escasseia?

11)  Mudança no pacto federativo, visado melhorar a distribuição das receitas? O Senhor é contra isso?. Seria bom deixar claro para seus leitores.

Vou ficar por aí para não me alongar muito.

Sei que é uma luta desigual, porque não sou jornalista e não tenho uma coluna diária num importante jornal da Capital. Mas vou continuar  usando dos escassos recursos de que disponho, um blog pessoal, para continuar rebatendo acusações que beiram a idiotice e nem parecem vir de um jornalista que há tanto tempo detém um espaço tão importante na imprensa gaúcha.
   
Senhor Juremir, eu quero é acabar com os privilégios e com as regras que conduzem à aposentadoria precoce, para, com isso, sobrar mais recursos para aplicar em saúde, educação e segurança.  Vou lhe dizer uma coisa que o Senhor não sabe, porque não leu o meu livro (citado), na página 245, onde mostra que entre 1971 e 1974 o Estado do RS aplicava 1,9%  do PIB em educação e 1,1% em previdência e agora despende 1% em educação e 2,9% em previdência. Está transferindo para previdência o que deveria aplicar em educação. Estamos com os olhos na nuca, olhando para trás e nos cegando diante do futuro. E o Senhor defende essas coisas e muita gente lhe segue achando que o Senhor é que está certo. Há uma certa hora em que a cegueira é um mal irreparável, assim disse José Ingenieros.
   
O que acontece é o que Senhor não se conforma com minhas previsões de que o seu partido estava conduzindo o Estado para o descalabro financeiro, embora uma grande parte da crise seja estrutural e venha de trás. Se o Senhor ler a página 150 do livro citado, verá que eu já falava em Estado Ingovernável e se ler a 298 verá que eu já previa um déficit anual de R$ 4 bilhões até 2019. E isso que o livro de fevereiro de 2014, quando grande parte  dos reajustes salariais foi concedida em abril/2014, quando o livro já havia sido lançado.


45 comentários:

Anônimo disse...

Pau neste "esquerda caviar".

Anônimo disse...

Bah não dá bola para o Juremir, ele só existe para fazer contraponto para o Mendelsky...O Juremir é outro "gauche" com teorias ultrapassadas dos seus amiguinhos pseudo filósofos franceses...
Joel

Anônimo disse...

Juremir, Juremir. Tu é o atraso político-ideológico do RS encarnado.

Anônimo disse...

NÃO SE ENTRA NA "TEIA" DELES. ECONOMISTA DARCY DEVE FAZER O QUE ACHA CERTO EXPRESSAR SUA OPINIÃO PARA AJUDAR E SÓ.

TEM PESSOAS QUE NÃO QUEREM OUVIR, NÃO QUEREM MUDANÇA, E NÃO VALE A PENA IR ALÉM. O MAIS IMPOSTANTE É APLICAR ENSINAMENTOS EM NÓS MESMO, POIS A CRISE TÁ FEIA, VAI PIORAR, E TEMOS QUE SOBREVIVER A ISSO.

Anônimo disse...

O Juremir é um frustrado, se não vejamos: Primeiro, nutre um recalque muito grande por ter sido demitido da RBS por razões já conhecidas, mas que podemos resumir como difamatórias à família Veríssimo. Segundo por nunca ter sido escolhido patrono da Feira do Livro, dito até por ele no Correio, por não satisfazer os requisitos de ética necessários para um patrono. Por isto usa de todos os meios, principalmente a mentira e a difamação, para atacar. Manipula fatos e palavras para contestar pessoas honestas e decentes, como o professor Darcy, para justificar suas posições. Age em conluio com os Genro que tem os mesmos valores morais (ou seriam imorais?). Mas a coragem dele termina onde começam os interesses do Grupo Econômico Universal, que lhe remunera. Ganha uma só passagem de ida para a Coreia do Norte quem encontrar em todos os escritos do "corajoso" jornalista um único comentário a respeito da igreja do bispo Macedo. Ele enxerga bem a linha invisível que separa os temas de seu interesse dos interesses dos profissionais do dízimo. Aliás, ele sabe muito bem, que a remuneração dele se dá através do dízimo dos fieis pobres e tolos que sustenta os bispos e os jornalistas das empresas deste poderoso conglomerado econômico. Alguém, mais instruído desconhece que o Correio é um jornal deficitário só mantido com dinheiro de fora? Nem sempre foi assim. Na época que o sr. Renato Ribeiro assumiu a Caldas Júnior ele diminuiu o tamanho do jornal e com algum sucesso. Mas quando o Juremir passou a escrever, "coincidentemente", começou a decadência econômica e moral. Afinal, quem está disposto a gastar dinheiro para ler ataques caluniosos deste sujeito? Talvez alguém que ganhou dinheiro muito fácil em alguma das falcatruas dos governos do PT que o jornalista defende histericamente.

Anônimo disse...

Cala a boca Juremir! Esse jornalista se não me engano é formado em sociologia, não deve ter a mínima noção de economia, só poderia escrever m... sobre o tema, além de toda doutrinação comunista que já inscrustou naquela cabeça!

Anônimo disse...

Este Juremir é outro da turma que acabou ganhando dinheiro defendendo o PT, trabalha para Igreja Universal e não terá vergonha nenhuma em mudar de lado se isto lhe for conveniente.

Antônio Maria disse...

12) PRIVATIZAR , vender , dar , tocar fogo em TUDO que não for absolutamente imprescindível ao Governo !!!

Anônimo disse...

Anonimo interiorano: Não sei como o Correio do Povo mantém este escritor de M..., que não passa uma edição sem falar em sua vida na Europa.
Suas opiniões deixei de ler faz muito tempo.
Ele devia voltar para o outro lado do Atlantico.

Anônimo disse...

Estamos com merda até o pescoço e ainda tem gente quem acha que não se deve fazer nada, mas seguir enchendo o tanque com mais merda.

Maria Helena disse...

Faz uns anos estive numa Feira do Livro em Cachoeirinha e casualmente anunciaram a presença desta figura Juremir. Sabia da existência da figura por algum comentário e outro. Gente, que cara bem idiota! E ainda tinha gente na platéia dando trela pro cara! Ele se acha.

Chico Bento disse...

Quem eh Juremir Machado? ...alguém pode me responder? ......

Eny disse...

Professor Darci

Não dê importância às opiniões deste 'HERODOTO' caipira. Ouço o programa do Mendelski de terça a sexta somente até às 8 horas. Depois não consigo aguentar as opiniões de quem entende de tudo, que aproveita-se da audiência da Guaiba naquele horário, graças ao Mendelski e faz seu proselitismo esquerdista. Não tem feito outra coisa senão dedicar-se a destruição de nossos valores dando-se ao direito de interpretar até mesmo os sentimentos mais íntimos dos protagonistas daquela época ( lideres Farroupilhas)

Anônimo disse...

É um dos representantes da esquerda caviar. Adora Paris. Viaja seguido para Paris. Passa férias em Paris Devia morar na Coréia do Norte, em Cuba, na Rússia, na China, e lá escrever e falar o que escreve e fala, só para ver o que é bom pra tosse. Porque será que esses comunistas, enrustidos ou não, adoram os países democráticos?

Anônimo disse...

O economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos está fazendo a coisa certa: com muita paciência e pedagogia está educando os gaúchos. Povo que inclusive na sua ignorância se acha o "sabe tudo", o mais culto e politizado. Pobre ilusão, estão ferrados e não sabem o que fazer.... Agora, ele bater de frente com as corporações de funcionários públicos e aqueles que defendem a manutenção de seus privilégios é entrar no jogo deles...não funciona! Precisamos de mais uns 10 Darcy dos Santos trazendo fatos e dados com tranquilidade e segurança, educando a gauchada da medidas que precisamos fazer. Juremir como representante destas corporações, viu que Darcy é uma ameaça ao status quo. Segue em frente Darcy!!!

Anônimo disse...

É IMPRESSIONANTE COMO UM JORNAL COMO O "CORREIO DO POVO" PODE TER UM COMUNISTA DE TÃO BAIXA QUALIDADE COMO ESTE QUE MERECE COMPAIXÃO PORQUE É UM "COMUNISTA COITADO" NO SENTIDO LITERAL DA PALAVRA.
O COITADOR É O FIDEL CASTRO.

Anônimo disse...

JUREMIR e LFV tem coisas em comum: Tiveram vantagens aprovando governos dos PTistas, LULA/JD/DILMA, e ambas sabem catar coquinhos nas belas praias de Cuba. Também se acham intelectuais atacando especialistas.



Anônimo disse...

Faz tempo que este Bucefalo esquerdalha lambe botas de CÙba....puxa sacos de comunista....como pode um jornal como o correio do povo dar uma coluna de contracapa para um TROLHA como este juremir.....ate o nome é de TROLHA...LACAIO de fidel.......é um verme.....cancelei minha assinatura faz tempo e tenho nojo deste tipo de comunistinha ENRRUSTIDO.

Anônimo disse...

Há muito tempo deixei de assinar esse jornal. Hoje só assino o Diário Popular, que é fraquinho mas tem conteúdo local. E apesar do cartunista sofrível, ainda vale a assinatura.

Anônimo disse...

O programa do Rogerio Mendelsky, Bom dia, só dá para ouvir das 5 às 8 da manhã. Quando entra este "intelectual" a palpitar, desligo o rádio ou sintonizo em outra emissora. Esta figura simplesmente é um atraso na programação da Record. Não sei como ainda tem espaço.

Anônimo disse...

juremir quem........... mas estou por fora mesmo, pelos comentarios acima, trata-se de mais um jornaleiro.

Anônimo disse...

Juremir é daqueles caras que vinham do interior(como ele veio)se deram bem,patrocinado pelos padres,subiu,digo,ilustrou-se,Sorbone,contatos com intelectuais,só que ele não tinha ainda comido aquilo,e quando comeu,se lambusou todo.Ou seja,não teve berço suficiente para agregar cultura.Que nem tanto,no meu modesto ver,pois quem tem cultura como o
Prof.Darcy é muito mais modesto que Juremir,um dislumbrado.

Anônimo disse...


O "FRANGUINHO GARNIZÉ DOS PAMPAS" GOSTA DE PROVOCAR OS MAIORES PARA ESCONDER SUA INCAPACIDADE DE ENTENDER O CENÁRIO ECONÔMICO E SOCIAL EM QUE VIVE.

Anônimo disse...

JUREMIR,UM FILÓSOFO PARAGUAIO(FALSIFICADO)

QUEM GOSTA DO JUREMIR É O BOLSONARO.
JUREMIR PERGUNTOU NA RADIO GUAIBA AO VIVO PARA O DEP BOLSONARO SE ELE TINHA PRECONCEITO E ERA CONTRA OS GAYS.
BOLSONARO LHE RESPONDEU NA BUCHA, DE SEM PULO:

-SE TIVESSE,JUREMIR,PRECONCEITO CONTRA GAYS NÃO ESTARIA FALANDO CONTIGO AGORA!

DEU UM "BURACO" NA PROGRAMAÇÃO DA RADIO, ENTROU UM COMERCIAL E O BOLSONARO FALOU DE OUTROS ASSUNTOS E O JUREMIR NÃO VOLTOU MAIS A FALAR COM O DEPUTADO.

É O QUE SE CHAMA DE "CUTUCAR ONÇA COM VARA CURTA" OU ENTÃO "QUEM PROCURA ACHA"...E O FALSO FILÓSOFO ACHOU A RESPOSTA.

Anônimo disse...

Ele tem mais é que ir para Paris e ficar por lá escorregando no quiabo, entre um chateau e outro.

Unknown disse...

O Juremir é um bobinho com uma risada impag[avel,não sei bem como classificar,meio
idiota ou gozação.

Anônimo disse...

A Guaiba tá com uma postura estranha ultimamente... deve estar com pouco patrocínio do Estado... o Juremir, tudo bem, ele é Comuna...
Mas o Mendelski mudou a postura. No inicio do ano até ligar para o Sartori ele ligava... agora até pediu a renúncia do gringo... de certo o Nando Gross anda passando tema de casa para seus subordinados... o que não se faz por uma propagandinha hein!!!???

Anônimo disse...

Este sujeito é um recalcado patológico. Deveria ter duelado com o L.F.V., com sorte, talvez em uma só tacada, ficássemos livres dessas duas malas!

Anônimo disse...

Caro Darcy! Não perde muito tempo respondendo pro idiota do juremir. É o tipo de cego que só enxerga oque convêm. Um Esquerdopata, mistura de esquerdista com psicopata, que jamais abrirá os olhos.

Anônimo disse...

Ao ler tudo que está escrito sobre ele o Juremir, creio, não vai dar aquela risadinha escrota que costuma dar nos programas da rádio Guaiba.

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO.Nesta orgia de irresponsabilidade econômico-financeira que está destruindo o Brasil e liquidou o Rio Grande sob a batuta de quem chefiou o Executivo, ainda nos resta a lucidez e coragem de Darcy Francisco Carvalho dos Santos. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Se alguém pode dizer:" O meu partido é o Rio Grande" é o Darcy, por que este não tem partido. Não sou amigo pessoal embora o conheça. Nele eu confio e sei que suas afirmações são precisas e não possuem coloração partidária.

Anônimo disse...

BOLSONARO CHAMOU JUREMIR MACHADO DE VEADO AO VIVO E A CORES EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO NA GUAÍBA.

E O JUREMIR SÓ RIU MUITO....

Anônimo disse...

Pois eu conheço uma história muito engraçada que vem ao encontro do seu título.
Tenho um amigo que meu virou inimigo do jornalista, por conta das provocações gratuitas e irritantes que este fazia com os tradicionalistas do RS.
Ninguém entendia o porquê daquele deboche infundado, desrespeitoso e absolutamente desnecessário.
Pois não é que, numa destas coincidências da vida, um dia, ao entrar no elevador de um centro médico, este amigo deu de cara com o Juremir.
Sua mulher, que estava com ele, pensou: -Xí! Fedeu.
Mas para o alívio dela, quando chegaram no térreo, ele saiu em silêncio do elevador, coisa que ele não costumava fazer.
Quando ela perguntou porque não dissera nada ao provocador atrevido ele respondeu:
-O sujeito é mirrado demais, e me pareceu tão insignificante que não consegui relacionar aquele homem que ali estava, com o audacioso e papudo que fica atrás do microfone.
-Deu pena.

Jeea disse...

O Juremir não pode nem deve ser levado a sério, é uma pessoa vaidosa ao extremo que faz de tudo para chamar a atenção, e o pior ele se elogia e se diz intelectual sábio... só o analista para escutar esta figura.

Anônimo disse...

Num domingo desses,ao meio-dia, almoçava no barranco, quando estra o Juremir e acho que a sua esposa ,uma senhora com cabelo pintado de vermelho - comunista até nos pelos . aí pensei: Juremir é comunista, mas não é bobo. não troca a costela gorda do barranco pelo bife na chapa do "tudo pelo social", que fica na cidade baixa.
isto é: comunismo só é bom na teoria...

Anônimo disse...

Juremir é o que é.
Está a serviço do que acredita.
É um soldado do socialismo e esperto o suficiente para colocar suas opiniões sempre que encontrar uma brecha para isto.
O mundo está cheio de juremires, talvez não tão impertinentes ou irritantes quanto ele, mas estão por ai.
Mas o cara é absolutamente evitável.
Tem muita coisa para ouvir, ler e ver, e de melhor qualidade, além do jornalismo, raso porque comprometido até a tampa, de Porto Alegre.
Se eu quiser saber da biografia de Getúlio, por exemplo, não preciso ler o Juremir.
Vou no Google e pesquiso assim como ele fez para escrever o livro.


Anônimo disse...

Quem é o Juremir? ahh, aquela coluna no Correio do Povo com muitas idiotices e umas piadas.

Anônimo disse...

O Sr. Juremir não tem cor política. Ele ataca e discute temas polêmicos para ganhar um pouco de atenção. Mesmo ao custo do prejuízo de outros. É mau caráter, só isto. Não deve ganhar atenção.

Anônimo disse...

O Sr. Juremir não tem cor política. Ele ataca e discute temas polêmicos para ganhar um pouco de atenção. Mesmo ao custo do prejuízo de outros. É mau caráter, só isto. Não deve ganhar atenção.

Anônimo disse...

O Sr. Juremir não tem cor política. Ele ataca e discute temas polêmicos para ganhar um pouco de atenção. Mesmo ao custo do prejuízo de outros. É mau caráter, só isto. Não deve ganhar atenção.

Anônimo disse...

Sou mais um que, quando esse debilóde chega as 8:hs, mudo para band, e olha que eu acompanho a Guaiba a uns 38 anos........Aquele lance com o Bolsonaro foi o melhor do ano....Maravilhoso o trabalho do professor Darcy já estou adquirindo os livros dele. E quanto ao pseudo Jornalista ele usa da mesma estratégia de seus pares que é a descontração dos outros e apenas eles são os bons os ilibados os sabedores......Já conhecemos a tatica antiga destes prepotentes, arrogantes.

Anônimo disse...

Muito boa!!!! O comunismo deles é o mesmo da falida DDR: populacao ganhava 800 marcos por mês, e os membros do partido 80.000....

Anônimo disse...



Comunismo de galinheiro é assim!

Fica pregando bobagem , almoça no Barranco, vai para Paris e deve ir nesses cabeleireiros bem bichas de Porto Alegre!!

Anônimo disse...

Esse cara não passa de um tolo. Se fosse sério deveria chamar de neo-liberal o atual governo federal. O certo é não dar bola pro que escreve e deixá-lo escrevendo pra ele, como eu faço.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/