Bancos ainda registram desaceleração na demanda por crédito

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, disse nesta segunda-feira, que continua sendo observada no mercado uma desaceleração da demanda por crédito. "Todo mês fazemos um levantamento.  O crédito teve um processo longo de expansão, do crescimento do produto, mas esse ano o crescimento deve ser menor", disse, lembrando que a expansão ao longo dos últimos anos vinha em ritmo de dois dígitos.
 
Segundo último levantamento realizado pela federação, as previsões para o crescimento do crédito em 2015 estão em 9%, de acordo com pesquisa realizada com analistas do mercado financeiro. Já a expansão projetada para 2016 está em 9,7%. O menor crescimento do crédito, lembrou Portugal, segue a lógica do enfraquecimento da economia brasileira, com expectativa de retração do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Sobre o projeto enviado pelo governo que eleva de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), devida por instituições financeiras, Portugal disse que a entidade ainda aguarda a tramitação do assunto no Congresso Nacional.

Um comentário:

POA-RS disse...

Isso é pura lógica. Quando um produto fica mais caro, a tendência é que se venda menos. Simples bancos, querem voltar a ganhar, baixem os juros, que na média já beira mais de 300% ao ano. O brasileiro está aprendendo na dor a fazer poupança para adquirir bens de valor elevado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/