Eis aqui o discurso que Sartori gostaria de ter feito

O discurso a seguir, 10 minutos, foi feito nesta terça a noite na Câmara dos Deputados. Falou de improviso o deputado gaúcho Darcisio Perondi, que usou o tempo do líder do PMDB. Perondi usou retórica inflamada, porque pouco antes soube que o governo federal squestrou R$ 60 milhões das contas do governo gaúcho, tudo para garantir o pagamento da dívida com a União.

Leia:

O SR. DARCÍSIO PERONDI (Bloco/PMDB-RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Rio Grande do Sul está de luto. O Rio Grande do Sul está chocado. O Rio Grande do Sul está em torpor.
Há poucos minutos, a Presidenta Dilma, através do Tesouro Nacional, bloqueou todas as contas do Governo do Estado. Todas! Qualquer imposto de qualquer cidade dos 500 Municípios gaúchos, qualquer imposto que o cidadão pagar teráo dinheiro retido em nome do Tesouro Nacional.
Pela primeira vez na história do Brasil e na história do Rio Grande do Sul, um Governo Federal penaliza um Estado. O Rio Grande do Sul está mal. O Rio Grande do Sul está quebrado. A Presidenta Dilma sabe disso. Foi alertada disso. O meu Governador pediu audiência com a Sra. Presidenta, mas não foi recebido. O Tesouro esqueceu.
O Ministro da Fazenda ignorou a crise, e as contas foram bloqueadas. O Rio Grande do Sul, os gaúchos, os idosos, os doentes, os funcionários dos hospitais, os funcionários públicos, os fornecedores não vão receber — não vão receber!
É uma calamidade instalada há pouco no Rio Grande, por um ato arbitrário, vertical de um Governo, de uma Presidente insensível, de uma Presidente fria, com um Estado que a recebeu de braços abertos. A Presidenta Dilma é gaúcha, nasceu em Minas, mas o nosso Rio Grande a recebeu. Recebeu a sua mãe, recebeu a sua filha, recebeu a sua neta. E a Presidente da República faz esse gesto, prejudicando o nosso Estado.
E o que é mais grave, gaúchos que estão me ouvindo lá no Estado —repito —, o que é mais grave, Deputado Osmar Terra, Deputado Mauro Pereira, Deputados gaúchos e do Brasil inteiro que me ouvem, éque foi o Governo do PT, foram os 4 anos do Governo Tarso Genro que pioraram as contas públicas. O Tarso Genro, que foi Ministro do Lula e do PT, aumentou o salário por conta neste ano de 2015, aumentou o salário para 2016, aumentou o salário para 2017, aumentou o salário para 2018.
Faltam todo mês 400 milhões para fechar. Ele gastou 20% mais de toda arrecadação do Estado. E, mais ainda, ele usou o dinheiro das precatórias, ele usou o dinheiro do Banco Mundial, que era para fazer estrada, para pagar conta. Mas o pior de tudo — o pior de tudo — é que foi irresponsável, gastador, desinteressado público, enganador da população gaúcha. Ele, Tarso, é metade responsável pela dívida do Estado; a outra metade é de responsabilidade dos Governadores da Revolução, depois do Governador Jair Soares.
Mas os 4 anos do Governo Tarso foram um absoluto desastre. Tarso tinha que estar na cadeia. Tarso tinha que estar na cadeia! E o que acontece? Ele está solto, e o Sartori sofrendo. Amanhã, vão morrer gaúchos nos hospitais. Amanhã, poderá faltar água e luz, pelo bloqueio das contas do Tesouro Nacional.
Então, a responsabilidade foi do Governo do PT. E a Dilma sabe. Ela que não venha com conversa de que não sabia e que não venha com conversa de que o Sartori não disse o porquê de ter pedido audiência.
Presidenta Dilma, por favor — por favor! — ajoelhe-se, olhe para o céu e volte atrás.
Não faça isso com o seu Estado, com o Estado que a recebeu, com o Estado que gosta da senhora! E a senhora faz isso.
Vou repetir, Srs. Deputados. Nas contas do meu Estado, qualquer imposto que um empresário ou um cidadão pagar para o Governo do Estado, a partir de amanhã, está bloqueado e vai cair aqui no Tesouro Nacional. O Tesouro Nacional que teve muito dinheiro para as pedaladas fiscais; o Tesouro Nacional que deu muito dinheiro para o BNDES; o Tesouro Nacional que alimentou a PETROBRAS; o Tesouro Nacional que alimentou PETROBRAS, e a PETROBRAS foi o centro, foi a lavoura da corrupção.
E o País vive em uma crise sem precedentes. As pessoas não compram. Os empresários não conseguem pagar os impostos. E ela faz isso! A D. Dilma faz isso.
A bancada gaúcha amanhã vai se reunir, vai reagir. Os gaúchos estão chocados. Que tristeza! Eu tenho vontade de chorar. É lamentável! É lamentável! É triste, muito triste, desesperador, muito desesperador. Que gesto irresponsável! Que gesto antipatriótico da Presidenta Dilma! Mas a senhora tem chance. A senhora tem chance.
Eu acho que deve restar, no cantinho do seu coração, um pouco de amor pelo Rio Grande! Um pouco de amor pelo Estado em que nasceu a sua filha! Um pouco de amor pelo Estado em que nasceu sua neta!

Sra. Presidente, revise o que fez hoje com o Rio Grande! Revise, Sra. Presidente!
Muito obrigado

28 comentários:

Anônimo disse...

perdeu oportunidade, se abaixou de mais > ...

é triste mas se ferramo.

Anônimo disse...

VISIONÁRIO ESTÁ A ESPERA DO LEVY. DEVEM TER UM CONTACTO CÓSMICO.

Mordaz disse...

Tarso preso? E os membros do TCU (ex-deputado Algir Lorenzon (PMDB)) que permitiram tudo isto? Que deixaram chegar os descalabros aonde chegou? E o PMDB aonde esteve todos estes anos?

Mordaz disse...

Querem nos convencer que a crise é culpa do aquecimento global, que o PMDB não tem nada a ver com isto.

Anônimo disse...

Chamada da página do UOL: GOVERNADOR DO RS NEGA CALOTE E PEDE "COMPREENSÃO" E SOLIDARIEDADE ATIVA.
Resumindo: Esse sujeito é uma piada pronta!!!!
Segue repetindo as mesmas bobagens de sempre: Compreensão, Serenidade, Solidariedade, Calma, Transparência, respeito...
Que vergonha de ter votado nessa anta!!!

Anônimo disse...

Não votei no Perondi, mas ta aí um deputado que me representa, disse tudo aquilo que eu venho dizendo aqui no blog do Políbio! Parabéns! A solução é a separação do o resto do país de preferência com mais Santa Catarina e Paraná!

Unknown disse...

Um desastre este discurso. O RS devia ter vergonha de não saber controlar seus gastos e tratar de fazer a lição de casa, privatizando estatais, cortando aposentadorias de gente com menos de 60 anos, e por aí vai. E para já!

Anônimo disse...

Foi o PMDB e o PSDB que acertaram em 1998 a renegociação da dívida gaúcha com correção pelo IGP-DI (quase 300% de juros), mas o culpado é o Tarso
Rigotto e sua base aprovaram na Assembléia o ataque sobre os depósitos judiciais, mas o culpado é o Tarso.
Toda a base do governador Sartori aprovou o aumento dos salários dos funcionários estaduais, mas o culpado é o Tarso.
Morro e não vejo tudo.

Anônimo disse...

Onde está aquele senhor sensato de Santa Cruz do Sul que teve pouco espaço na mídia alguns anos atrás. Ele falava na separação do Rio Grande do Sul do resto do Brasil. Naquela época eu achava que não era por estes meio mas hoje tenho certeza que o meio é este.
Que saudade daquele senhor que foi perseguido pelo governo federal e ameaçado na época pelo mesmo.

Anônimo disse...


Neto !

Anônimo disse...

PRÓXIMA REUNIÃO SÓ DAQUI A 15 DIAS. SERÁ QUE O GRINGO VAI FICAR ESPERANDO E NÃO FAZER NADA ?

DISCURSOS SÃO MUITO ÚTEIS QUANDO ACOMPANHADOS PELA AÇÃO. SE NÃO, NÃO SERVEM PARA NADA.

Anônimo disse...

NO FUNDO, NO FUNDO O QUE ELE GOSTARIA MESMO É DE TER PERDIDO AS ELEIÇÕES.

Anônimo disse...

LEWANDOWSKI > AUMENTO DE 41,47% PARA JUDICIÁRIO.

QUEREM O QUÊ ? - JÁ ESTAMOS NO COMUNISMO, E CONTINUAMOS DISCURSANDO.

JÁ É UMA PREPARAÇÃO PARA ACAMPAMENTO DE EMPRESAS NO FUTURO, COM"DISCURSO" QUE EMPRESÁRIOS NÃO ESTÃO FAZENDO BEM PARA O BRASIL.

E ENTIDADES DE CLASSE AINDA APOIAM. NÃO TEM MAIS JEITO, DE FORMA ALGUMA.

Anônimo disse...


O Honório Lemes dizia : " Eu luto para que hajam leis que governem homens e não homens que governem leis"

Este era o discurso do Honório, tropeiro simples mas visionário, revolucionário com discurso de estadista. Lutava pela Lei e pelo Povo.

Fazia discurso e resolvia a situação, assim como Bento Gonçalves, o resto é folclore

Frente Honório Lemes

Unknown disse...

Um discurso patético. O teatro é grande, tirando o povo gaucho para retardado ! Um monte de bobagens sem qualquer coisa pratica em direção a solução necessária para um estado falido.

Anônimo disse...

Um discurso patético. O teatro é grande, tirando o povo gaucho para retardado ! Um monte de bobagens sem qualquer coisa pratica em direção a solução necessária para um estado falido.

Alberto disse...

PT anistiou dívidas de vários países e agora faz o RS sofrer. Bando de safados e corruptos.

Anônimo disse...

E O FACHIM DEPOIS DO JANTAR DE ONTEM JÁ COMEÇO A DEFENDER "AS INSTITUIÇÕES".


NADA COMO UM BOM ...., PARA RESOLVER TUDO.

Marco Belotto disse...

Discurso babaca e eleitoreiro de político que desde sempre sabe das mazelas de todos os governos que passaram pelo Piratini. Onde estão as propostas de reestruturação administrativa do estado? Quando irão mexer na previdência as dos servidores para acabar com a farra das pensões milionárias? Alguém fala em vender estatais com CEEE, ou acabar com elefantes brancos tipo CESA, IRGA, CRM? Não, só pensam em salvar seus votos para a próxima eleição.

Anônimo disse...

Faltou relacionar todas as dívidas de países africanos e latino-americanos que foram perdoadas, a refinaria da Petrobrás roubada pelos bolivianos, os financiamentos do BNDES para ditaduras que não irão pagar o que devem, e muita coisa mais...

Anônimo disse...

SATORI LEVA OUTRO "BOLO" DO LEVY, AGORA A POUCO.

PUXA DOIS BOLOS NUM DIA SÓ ? ACHO QUE A EQUIPE ECONÔMICA DE LÁ, NÃO ACHOU MUITO JUSTO SARTORI PAGAR LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO EM DIA (QUE SÃO VALORES ALTÍSSIMOS) E DEIXAR EXECUTIVO PARA PAGAR PARCELADO.

SE SARTORI E EQUIPE EMITIRAM HOLERITE PARA O EXECUTIVO, CONSTANDO SALÁRIO INTEGRAL, DESCONTO INTEGRAL E VALOR DEPOSITADO A TÍTULO DE PARCELAMENTO, SE FERROU, POIS SALÁRIO PARCELADO, DEVER SER EMITIDO SOMENTE RECIBO, E NO ÚLTIMO PAGAMENTO SIM FAZER CONSTAR TUDO.

QUE SERÁ QUE LEVY ESTA A PENSAR ...

Anônimo disse...

Discurso emocionante e verdadeiro. O culpado pelas nossas desídias está livre,leve e solto,curtindo a beleza do RIo e as praias cariocas. Por que será que ele se escafedeu É tipico dos PeTistas aprontar e dar no pé,culpando todo mundo que não eles.

Alberto disse...

Lula, enrolado no Petrolão, estava hoje rindo à toa com Temer...Quanta sujeira ainda deve estar passando pelas mãos deste 'Barba'?

Hermes Vargas dos Santos disse...

Ele até tem razão quanto aos principais causadores do déficit público gaúcho, mas na verdade é um choro dos guascas, que passaram anos e anos gastando mais do que podiam ... Não existe almoço grátis.

Anônimo disse...

Discurso para boi dormir...
Solução prática que resolva o problema do Estado... NENHUMA!

Anônimo disse...

Gaúchos não se preocupem. Já temos 19 Estados nessa situação. E o PMDB é só um capacho mesmo. Fossem do PT os governadores, seria a mesma coisa? Esse País vai muito mal, descontrolado.

Lucaspsb disse...

Belíssimas palavras, e pegou leve! Enquanto o Estado se fode com salários já planejados (mastodontes e barnabés públicos fantasiados de servidores lambem as botas do Tarso até no mínimo 2018), o governo federal fica perdoando dívidas de ditaduras, financiando Fidel Castro, montando hidrelétrica na Nicarágua.... TODO MUNDO NA RUA DIA 16 sem falta!!!!!

Anônimo disse...

Enquanto isso o Bohn Gass estava no meio das margaridas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/