Este empresário de uma cidade de primeira classe (Gramado) fala sobre o País de terceira classe (Brasil)

CLIQUE AQUI para saber quem foi Robespierre. 

O título original de Hugo Teixeira, empresário de Gramado, é "Um País de terceira classe". Vale a pena ler. É da edição de hoje do Jornal do Comércio.

Já tivemos a alcunha de "país do futuro" e, mais recentemente, somos uma nação emergente. Meros sofismas para acobertar a denominação correta e a natureza de quase tudo por aqui nestes dias. Somos um país de terceira classe, porteira fechada! Falhamos, o povo por ignorância e inércia, o governo pela incompetência, corrupção e má associação, os partidos políticos, (que de política pouco tem), pelos verdadeiros assaltos autorizados em uma sanha desenfreada de ilícitos que vem de larga data.

Muito se falou que a iniciativa privada "caminhava" descolada do Brasil da politicagem. Mas parte deste segmento, representado não pela maioria, felizmente, mas pelo porte, é suspeito (?!) de envolvimento em tenebrosas transações, vide Operações Lava Jato e Zelote. Em um país em que a presidente sai em rede nacional para anunciar uma redução de 18% na tarifa de energia e, cerca de dois anos depois, aumenta exponencialmente este percentual fazendo da vida das famílias e empresários já massacrados pelo fúria arrecadatória do governo um inferno, em um país em que o corporativismo público legisla em causa própria, em um país em que segurança, educação e saúde estão sucateadas, o que fazer?

Um dos cenários possíveis, a continuar o caos instalado, é o processo já em andamento da criação de feudos, ou seja, o fortalecimento de certas classes (ou castas??) que usarão seu poder para se protegerem, beneficiarem e seguir usufruindo de suas benesses sendo que o resto que se vire ou adote modelo semelhante! Ironias a parte, temos que seguir trabalhando e não permitir que estas minorias se apropriem do País. A terra é rica, jovens com discernimento e bem-educados vêm formando uma nova geração de brasileiros mais comprometidos com o País.

Precisaremos de uma revolução no voto. Mas, em alguns momentos, não deixo de pensar que Robespierre possa ter tido razão!


8 comentários:

Anônimo disse...

Experimenta tentar abrir um negócio em Gramado e verás quão de 1a. classe são. TEm que passar por aprovação de vários empresários, prefeito,...
Dizer que Gramado é de 1a. classe é não conhecer países civilizados. A 3a. classe está no DNA, não adianta! Faça compras em Gramado, como por exemplo, de chocolate, e verás como é uma cidade de 1a. classe. A nota fiscal será emitida somente se você pedir. E ainda fazem cara feia. Bota 1a. classe nisso!

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Em primeiro lugar concordo com tudo o que disse o empresário sem alterar nenhuma vírgula...
Agora, para refrescar a memória sobre a cidade de Gramado. Por conta de uma investigação em cima de uma roubalheira feita através do evento Natal Luz (Operação Papai Noel), em 2011 o Ministério Público denunciou 34 pessoas por crimes como peculato e formação de quadrilha além de ter ajuizado uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito do município e seu antecessor. Ou seja, a corrupção em nosso país é estrutural, está em todos os rincões, em todas as classes sociais, em todos os partidos políticos, no Legislativo, Executivo e Judiciário, etc, etc, etc...

Anônimo disse...

Ué ! nao roubaram do Papai Noel em Gramado.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários acima. Se cada um do povo exercesse a cidadania e fizesse o que aprendeu e cumprisse com seu dever podemos mudar o Brasil, de baixo para cima. Tomemos o exemplo dos americanos com quem convivi, sabe qual a diferença entre eles e nós. Lá quando eles tem um problema para resolver se juntam em comunidade e resolvem, enquanto que nós se queixamos e dizemos que o governo tem que resolver...daí essa porcaria toda e tem um único culpado; o povo de todas as classes.
Digo e repito Joel Robinson

Anônimo disse...

cidade de primeira classe!!!! piada, zelite tosca e de extremo mal gosto. eles (e seus bajuladores) acham que são de primeira classe!!!

Anônimo disse...

Lembrei de uma professa de primário (faz tempo) quando algum aluno tinha que ler um texto e noutro dia explica-lo e não conseguia; Ela dizia: QUANDO DIGO, DIGO, NÃO DIGO, DIGO, DIGO DIOGO, QUANDO DIGO DIOGO, NÃO DIGO DIOGO, DIGO DIGO.

É impossível sermos de terceiro mundo, querer explicar primeiro mundo, e continuar a viver no terceiro mundo, a não ser que o terceiro mundo nos propicie financeiramente para nós individualmente termos uma vida de primeiro mundo no terceiro.

Anônimo disse...

REALMENTE SE ACHAMOS GRAMADO DE PRIMEIRA CLASSE, CERTO O EMPRESÁRIO SOMOS MESMO DE TERCEIRA OU QUARTA CLASSE.

Anônimo disse...

Com os preços nas alturas, serviços nas "baixuras" e infraestrutura nas profundezas... Gramado e Canela, tem muito que evoluir para ser uma cidade turística... a propósito ""elogios"" aos empresários de Gramado/Canela" que visão canhestra para não dizer mesquinha e perniciosa...exemplo: tem hotel na região cobrando água para o chimarrão! querem atrair o turista com gente multando por estacionamento... sejam criativos...o "doidera doida....".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/