Saiba de que modo a prefeitura conseguiu retirar todas as crianças de rua existentes em Porto Alegre e virou referência nacional.

Não foi por acaso e nem por bondade que o prefeito José Fortunati, Porto Alegre, recebeu no ano passado e deverá receber novamente este ano, o troféu "Prefeito Amigo da Criança", concedido pela respeitada instituição que é a Fundação Abrinq.

CLIQUE AQUI para saber o que é a Fundação Abrinq.
CLIQUE AQUI para relembrar a entrega do prêmio.

É que nenhuma Capital conseguiu o resultado que a prefeitura de Porto Alegre conseguiu na retirada de crianças de rua, uma chaga social que constrangia a população pela falta de resolutividade do problema.

O editor conversou sobre a revolucionária Ação de Rua com o presidente da Fasc (Fundação de Assistência Social e Comunitária), Marcelo Soares, que o editor convidou para um café da manhã, esta manhã, no Hotel Radison. Foi uma hora de entrevista. O que ele disse:

- A Ação Rua começou em 2007, por iniciativa do então prefeito José Fogaça, com quem o editor também conversou sobre o assunto. Multiplicamos a única equipe multidisciplinar de 9 membros cada uma,. para 13 equipes de 8 membros cada uma. Cosneguimos reduzir de 640 para 47 o número de crianças em situação de rua. Somente para atendimento social para 16.800 crianças e adolescentes, aplicamos anualmente R$ 63 milhões.

Não é pouco.

A prefeitura investe pesadamente em 22 abrigos com 20 adolescentes em cada um, 46 casas lares de 8 a 10 crianças em cada uma, e espaços de acolhimento, portanto tudo no âmbito de um serviço público que fortalece e dá instrumentos reais para a convivência e fortalecimento do vínculo.

Porto Alegre é agora uma referência nacional.

13 comentários:

Anônimo disse...

´´E p/ isso que deve servir o estado e não p/ atolar-se de CC'S ou manter estatais inúteis que atravancam a economia e o bem estar social Certo gov Sartori?? certo petezada??

Anônimo disse...

isso: ou é matéria paga ou é brincadeira né ehehe

Anônimo disse...

PARABÉNS EM PARTE ao Prefeito!

Mas, o Prefeito tem que completar o serviço, dar a estas crianças toda informação necessária para a vida mantendo-as presas dos 7 aos 14 anos. Desta forma menos adultos nas prisões.

Ou CCs professores destas crianças para estes 7 anos de estudo ou CCs nas prisões como diz o Anonimo das 10:33. Pelo fato de que somos um pais socialista este encargo do Estado. Ora! Trabalhamos até 31 de maio somente para o Estado!

Caso fossemos País capitalista a responsabilidade seria das instituições privadas de caridade.






Sandra Timm disse...

Agora falta tirar os adultos. Nunca vi uma cidade com tantos moradores de rua/mendigos/drogados circulando...

Anônimo disse...

AGORA TEM QUE TIRAR ESTE MONTE DE MENDIGOS QUE ESTÃO TORNANDO PORTO ALEGRE TERRA DE NINGUEM. ACAMPAM ONDE QUEREM , SUJAM , FAZEM ALGAZARRA, BEBEM, ETC. E O QUE É A SAIDA DA RAMIRO COM A CASTELO BRANCO, AO LADO DE UMA DP TEM UMA CRACOLANDIA, ISSO, NA CALÇADA PÚBLICA AO LADO DE UMA DP.

Anônimo disse...

Realmente diminuiu bastante, mas todas é um pouco de exagero ....
No Parcão e Padre Chagas seguem várias crianças pedindo dinheiro ou sendo usadas por maiores de idade "vendendo" panos de prato !!

Mas realmente nesta o Fortunati está melhor que seus antecessores!!

Anônimo disse...

Agora conta uma piada di menor.

Anônimo disse...

Agora sai do computador e da uma passadinha na cidade baixa de seg a sex das 20 as 7. E para de dizer bobagem.

Anônimo disse...

Esta "verdade" não é verdadeira.

Anônimo disse...

Algumas coisas não fecham, por exemplo quantas são as crianças acolhidas?
Quando foi investido no total?
Precisamos cruzar as informações e sempre termos em conta o número de crianças e o valor gasto.
CR$ 63.000.000 é muita grana.

João Antônio de Souza Filho disse...

Conheço um pastor que lidera 12 casas lares com 8 crianças em cada casa e um casal para cuidar delas. Um lindo trabalho. Não é propaganda.

Anônimo disse...

muitas "crianças de rua" não são de rua, apenas são mandadas pelos pais para conseguir dinheiro ou apenas não tem ninguém para cuidar, e voltam para casa a noite.

Anônimo disse...

Parabéns ao prefeito.
Tenho que reconhecer que neste ponto, tão importate, PoA é exemplo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/