Porto Alegre sedia encontro internacional de governos locais a partir de quarta-feira

Evento, de 10 a 12 de junho, vai debater os caminhos futuros para os municípios. A abertura oficial ocorrerá no dia 11 de junho, às 9 horas, no Grêmio Náutico União (Rua João Obino, 300)

Porto Alegre receberá cerca de 150 representantes de cidades de 30 países para participarem, de 10 a 12/6, de um encontro do Bureau Executivo da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), entidade internacional que representa e defende os interesses dos governos locais na conjuntura mundial.

O futuro dos governos locais sob diversos aspectos conduzirá o debate de lideranças como o prefeito de Istambul (Turquia) e presidente da CGLU, Kadir Topbaş; a prefeita de Montevidéu (Uruguai), Ana Oliveira; o prefeito de Kazan (Rússia), Ilsur Metshin;  o prefeito de Quito (Equador), Mauricio Espinel, e o prefeito de Bogotá (Colômbia), Gustavo Urrego, bem como representantes de municípios da Espanha, Canadá, Finlândia, Bélgica, Marrocos, Estônia, Coréia do Sul e Argentina. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, presidente da comissão de planejamento urbano estratégico da CGLU, será o anfitrião do encontro. .

A reunião do Bureau Executivo vai servir de preparação para reforçar os posicionamentos dos municípios nas principais agendas internacionais como o Habitat III, terceira conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Também serão discutidas as recomendações para Financiamento dos Governos Locais e Cúpula da Mudança Climática, além da preparação para o próximo Congresso da CGLU, que será realizado em Bogotá em 2016.

Com sua sede em Barcelona, a CGLU busca aumentar a influência de governos e representações locais na governança global. A rede apoia programas de cooperação entre cidades e auxilia a formação de parcerias visando o fortalecimento da democracia e a participação de entidades e governos locais no âmbito internacional.

A troca de experiências fará parte da agenda do encontro que prevê visitas técnicas a projetos de Porto Alegre que já foram replicados no mundo, como o Orçamento Participativo, já implantado em Nova Iorque e Paris e em mais de 1,2 mil cidades na América Latina, Europa, Ásia e África.

Também será uma oportunidade de a prefeitura de Porto Alegre  debater aspectos mais técnicos de projetos que podem ser interessantes para a cidade como o @22 de Barcelona, o qual transformou as antigas áreas industriais de Poblenou, pertencente ao distrito de San Martín, em um ambiente de alta qualidade para trabalhar, viver e aprender.

Agenda do encontro CGLU em Porto Alegre
Local: Grêmio Náutico União

Terça-feira, 9 de junho
Visitas técnicas para conhecer programas de Porto Alegre
- Orçamento  Participativo
-Programa Integrado Sócio-Ambiental

Quarta-feira, 10 de junho
- Reunião fechada do Comitê de Gestão Financeira
- Reunião do Comitê de Assuntos Estatutários
- Taskforce em Resposta a Desastres pelo Governo Local
- Governos Local e Regional da América Latina trabalhando para Habitat III         
- Reunião dos Representantes Europeus
           
Quinta-feira, 11 de junho
Bureau Executivo da CGLU: Debate político
-Mesa Redonda 1:
Cooperação e Aprendizado: Chave para o Desenvolvimento da Nova Agenda
-Mesa Redonda 2: A Nova Agenda Urbana  Bureau
Local: Centro Cultural da Santa Casa
- Executivo da CGLU: Sessão de Negócios
- Workshop "Banco de Oportunidades América Latina: Encontro de Governos Locais com Instituições de Desenvolvimento e Financiamento"

Sexta-feira, 12 de junho
- Reunião sobre o 5º Congresso Mundial da CGLU
Bogotá 2016: Vozes locais para um futuro mais humano
- Briefing sobre as consultas na Agenda dos Governos Locais e Regionais para o século XXI.- Reunião do Comitê de Cidades Periféricas
- Reunião do Comitê de Desenvolvimento para Cooperação e Diplomacia da Cidade      
- Reunião do Comitê sobre Cidades Baseadas em Conhecimento e Digital
- Reunião do Comitê de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos
- Reunião do Comitê de Planejamento Estratégico Urbano

Sobre Cidade e Governos Locais Unidos – CGLU
É uma organização com sede em Barcelona. Reúne governos locais autônomos e democráticos, promovendo seus valores, finalidades e interesses, através da cooperação entre os governos locais e a comunidade internacional. Está presente em 127 países, com mais de mil cidades e 112 associações de governos locais sendo membros diretos.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/